Início / Apoios e Oportunidades / Apoios Nacionais

Apoios Nacionais

PSD/Açores defende abertura de balcão do Banco Português de Fomento na Região

O deputado do Partido Social Democrata dos Açores (PSD/Açores) na Assembleia da República Paulo Moniz defendeu a abertura de um balcão do Banco Português de Fomento na Região, para que as empresas açorianas possam “competir em pé de igualdade” com as do continente no acesso às soluções de financiamento disponibilizadas …

Ler mais »

PCP defende apoio extraordinário aos pequenos e médios produtores de uva para vinho

O Grupo Parlamentar do Partido Comunista Português (PCP) recomenda ao Governo a “criação de uma medida extraordinária de apoio financeiro directo aos pequenos e médios produtores de uva para vinho”, assim como o desenvolvimento de “medidas de apoio à exportação de vinho nacional abrindo novos canais e reabrindo canais entretanto …

Ler mais »

Governo dos Açores aprova apoio de 2,3 M€ a associações agrícolas, agro-alimentares e florestais

O Conselho do Governo Regional os Açores, reunido no dia 10 de Julho de 2024, na cidade da Horta, aprovou uma Resolução que autoriza a Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação a conceder apoios financeiros, com o limite orçamental de 2,3 milhões de euros, às organizações regionais de caracter associativo …

Ler mais »

AJAP defende revisão do Sistema de Seguros Agrícolas

A direcção da AJAP – Associação dos Jovens Agricultores de Portugal considera que o Sistema de Seguros Agrícolas “necessita de uma profunda revisão, de forma a incorporar cada vez mais agricultores”, alertando para a mudança dos riscos desde a sua criação, em 1996. “Os seguros de colheitas foram criados em 1996 …

Ler mais »

AJAP debate estatuto e apoios do Jovem Empresário Rural. Sessão gratuita online

O director-geral da AJAP — Associação dos Jovens Agricultores de Portugal, Firmino Cordeiro, no âmbito do projecto Academia de Líderes Rurais irá ser orador numa sessão de capacitação centrada no estatuto e benefícios aos Jovens Agricultores e Jovens Empresários Rurais (JER). Esta sessão de capacitação decorre dia 10 de Julho, …

Ler mais »

Grandes Opções 2024-2028. Governo quer 3 anos de isenção de Segurança Social para jovens agricultores

O Governo, de modo a promover a renovação geracional dos sectores agroflorestal e piscatório, aposta na isenção de contribuições para a Segurança Social durante os primeiros três anos de instalação para jovens agricultores e pescadores. Mas também na isenção de IRS/IRC (conforme a situação) nos apoios da Política Agrícola Comum …

Ler mais »

Programa Acelerar a Economia. Governo quer apoios para inovação na biotecnologia azul

O programa Acelerar a Economia – Crescimento, Competitividade, Internacionalização, Inovação e Sustentabilidade, aprovado em Conselho de Ministros no dia 4 de Julho, prevê a promoção de apoios para a inovação na biotecnologia azul. A intenção é disponibilizar apoio financeiro às empresas da biotecnologia azul, para investimento em serviços de inovação. …

Ler mais »

Governo aprova programa Acelerar a Economia

O Conselho de Ministros aprovou o programa Acelerar a Economia – Crescimento, Competitividade, Internacionalização, Inovação e Sustentabilidade, com 60 medidas fiscais e económicas destinadas a responder a 20 desafios para acelerar o crescimento da economia, na reunião realizada em Oliveira de Azeméis. “O Programa resulta da articulação fluída e produtiva …

Ler mais »

AJAP pede ao Governo apoios suplementares e revisão da estratégia para cultivo de cereais

A direcção da AJAP — Associação dos Jovens Agricultores de Portugal considera ser “essencial actuar nesta campanha, com apoios suplementares devido aos preços pagos ao produtor, e no médio e longo prazo, redefinir a estratégia para o cultivo de cereais em Portugal”. “Os cereais em Portugal equivalem a 3,5% da …

Ler mais »

Governo paga em Julho cortes dos ecorregimes através do Orçamento do Estado

O Ministério da Agricultura e Pescas informa que, em Julho, os cortes que estavam projectados na agricultura biológica e na produção integrada serão integralmente compensados. O Orçamento de Estado pagará, sob a forma de auxílio de estado, os montantes necessários aos agricultores, equivalentes aos cortes previstos. “Nos pagamentos de Junho, …

Ler mais »