Início / Apoios e Oportunidades / Apoios Nacionais

Apoios Nacionais

Estatuto da Agricultura Familiar tem validade prolongada de 1 para 3 anos

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, já assinou a portaria que altera a validade do Estatuto da Agricultura Familiar (EAF) de 1 para 3 anos e que introduz ajustamentos à atribuição deste título, de forma “a torná-lo mais ágil, mais abrangente e mais justo”. A portaria, explica uma …

Ler mais »

PSD pede à ministra da Agricultura que esclareça atribuição de terrenos agrícolas em Idanha-a-Nova

O Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata (PSD) quer saber o que se passou com a atribuição de terrenos agrícolas do Estado, a cargo Câmara Municipal de Idanha-a-Nova. Relembre-se que, segundo noticiou o jornal Público, a mulher de um ex-autarca de Idanha-a-Nova recebeu terras destinadas a jovens agricultores. “Médica anestesista …

Ler mais »

DRAP Algarve distribui 8.000 Kg de açúcar às explorações apícolas nas zonas atingidas pelos incêndios de Agosto

A DRAP Algarve — Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve iniciou esta semana a distribuição de açúcar para as colónias de abelhas, num total de 8.000 Kg, que irão abranger um universo de 15 apicultores das áreas afectadas pelos incêndios florestais ocorridos em Agosto, nos concelhos de Castro …

Ler mais »

Rede de Produtores Locais de Algarve aposta na criação de um sistema de abastecimento às cantinas públicas

O projecto da Rede de Produtores Locais do Algarve pretende criar um sistema de abastecimento à restauração colectiva, como cantinas escolares ou de outros serviços públicos e de Instituições Particulares de Solidariedade Social. Este foi um dos projectos para 2022-2025 discutidos na reunião de ontem, 13 de Outubro. Segundo uma …

Ler mais »

1ª Edição Formação Inicial Vinhos do Algarve dedicada à restauração: online e gratuita a 18 de Outubro

1ª Edição Formação Inicial Vinhos do Algarve, dedicada ao sector da restauração, realiza-se no próximo dia 18 de Outubro, entre as 16 horas e as 17h30. Esta acção de formação é promovida pela Comissão Vitivinícola do Algarve em parceria com a Eviva Wine School Algarve, com vista a dinamizar o …

Ler mais »

OE 2022 tem apoios para quem se fixar no interior e desenvolva actividade na agricultura, floresta e recursos endógenos

A Proposta de Lei do Orçamento do Estado para 2022, entregue ontem, 11 de Outubro, pelo Governo na Assembleia da República, apresenta várias abordagens integradas dirigidas aos territórios do interior. E refere que vai manter os apoios a quem se fixe no interior, nomeadamente desenvolvendo actividade no artesanato, agricultura, a …

Ler mais »

OE 2022: Despesa do Orçamento do Ministério da Agricultura aumenta 34,2%

O Programa Orçamental do Ministério da Agricultura evidencia, na Proposta de Orçamento do Estado para 2022, uma dotação de despesa total consolidada de 1.342,8 milhões de euros, o que excede em 34,2 % execução estimada até final de 2021, e uma despesa efectiva consolidada de 1.329,4 milhões de euros. A …

Ler mais »

Governo tem 600 mil euros para apoiar associações zoófilas. Candidaturas abertas até até 15 de Novembro

O Ministério do Ambiente e da Acção Climática assinala amanhã, 4 de Outubro, Dia Mundial de Animal, com o lançamento de um aviso no montante de 600 mil euros, destinado a comparticipar despesas das associações zoófilas com produtos e serviços médico-veterinários. E lança também o “Prémio Nacional para o Bem-Estar …

Ler mais »

Prevenção estrutural de fogos nas áreas protegidas tem apoio de 26 milhões de euros

Está em curso a quarta geração de projectos de prevenção estrutural de incêndios e de reabilitação de ecossistemas nas áreas protegidas, com financiamento do Fundo Ambiental, do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos e dos programas operacionais regionais. Explica uma nota de imprensa do Gabinete do Ministro …

Ler mais »

Município de Montalegre apoia produtores de raça barrosã com 140 mil euros

A Câmara Municipal de Montalegre, com o apoio da Coopbarroso — Cooperativa Agrícola do Barroso, entregou aos agricultores pecuários uma ajuda por cada cria desta raça autóctone nascida em território concelhio. São cerca de 140 mil euros, montante que pretende “contribuir para a fixação de pessoas e para o desenvolvimento …

Ler mais »