Início / Agricultura / Hortifruticultura / Flores e Folhagens

Flores e Folhagens

Exportações de frutas, legumes e flores aumentam 16% no primeiro semestre de 2022

As exportações de frutas, legumes e flores atingiram os 939 milhões de euros no primeiro semestre, um aumento de 16% face ao mesmo período do ano anterior. Os dados compilados pela Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal revelam que, em volume, as …

Ler mais »

“Tremoços, Chícharos e Ervilhacas de Portugal” lançado na Feira do Livro de Lisboa

A Subdirectora-Geral da DGAV — Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária, Paula Cruz Garcia, estará presente na sessão de apresentação do livro “Tremoços, Chícharos e Ervilhacas de Portugal”, da autoria de Maria Lisete Caixinhas e Paulo Forte. Esta sessão, promovida pela Booki e pela Quântica Editora, terá lugar no próximo dia …

Ler mais »

Portugal recebe IV Universidade Itinerante Internacional do Figo da Índia

A Universidade Itinerante Internacional do Figo da Índia realiza-se em Portugal este ano, e pela primeira vez na Europa. O périplo deste evento em território nacional decorrerá entre 15 e 18 de Setembro de 2022, tendo início em Évora, continuando por Almodôvar e terminando em Mértola. Durante o evento serão …

Ler mais »

Seca leva a diminuição até 80% da biomassa destinada à alimentação animal

A escassa precipitação registada na Primavera e a diminuição/ausência de adubações de cobertura (devido ao extraordinário aumento dos preços dos fertilizantes) afectaram o desenvolvimento vegetativo das pastagens e forragens, originando uma diminuição entre 20% a 80% na biomassa destinada à alimentação dos efectivos pecuários, sendo a maior quebra observada nos …

Ler mais »

Lusoflora 2022. Maior exposição do sector da horticultura ornamental tem inscrições abertas para expositores

A Lusoflora 2022, a maior exposição do sector da horticultura ornamental, decorre em Santarém a 23 e 24 de Setembro, no CNEMA — Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas. E ainda tem inscrições abertas para expositores. Uma organização da APPP-FN —  Associação Portuguesa de Produtores de Plantas e Flores Naturais. …

Ler mais »

Agricultores de Odemira e Aljezur integram missão em Marrocos sobre mobilidade de trabalhadores

A AHSA – Associação dos Horticultores, Fruticultores e Floricultores dos Concelhos de Odemira e Aljezur participou recentemente numa missão exploratória em Marrocos, promovida no âmbito do projecto “Promoção de uma boa gestão da migração laboral para Portugal”, uma iniciativa da OIM (Organização Internacional para as Migrações) e que conta com …

Ler mais »

Área de produção de plantas aromáticas, medicinais e condimentares aumenta 12%

A área de produção de plantas aromáticas, medicinais e condimentares aumentou 12,4% entre 2012 e 2021. Neste período o número de explorações dedicadas a esta actividade aumentou 6,4%, tendo a área por exploração crescido 2%. Ao todo, este nicho de mercado conta com 599 explorações, das quais 350 em modo …

Ler mais »

Combate ao vírus da roseta da roseira. Novas regras entram em vigor a 1 de Agosto

A Comissão Europeia anunciou novas medidas destinadas a impedir a introdução e a propagação na União do vírus da roseta da roseira, determinando, entre outros aspectos, as condições para a introdução no território da União de Rosa spp., originárias do Canadá, da Índia ou dos Estados Unidos. O regulamento é …

Ler mais »

INE: fraco desenvolvimento vegetativo das pastagens com impacto na produção animal

O Instituto Nacional de Estatística (INE) informa que o “fraco desenvolvimento vegetativo das pastagens e forragens” teve um impacto negativo na produção animal. Segundo o Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Julho de 2022, a escassa precipitação na Primavera e a diminuição/ausência de adubações de cobertura (devido ao extraordinário …

Ler mais »

Arcos de Valdevez investe 331 mil euros na limpeza de espécies invasoras

O Município de Arcos de Valdevez aprovou um projecto no valor de 331.153 euros para efectuar a limpeza de espécies invasoras que contribuirá para “o aumento da biodiversidade, a diminuição da erosão, pela incorporação no solo, dos restos lenhosos, resultantes das intervenções silvícolas e para motivar os proprietários para a …

Ler mais »