Hortícolas

Estação de Avisos de Entre Minho e Douro alerta para controlo do gorgulho da castanha e traça da batateira e tomateiro

A Estação de Avisos Agrícolas de Entre Minho e Douro alerta para o controlo do gorgulho da castanha, bichado da noz e traça da batateira e do tomateiro. Mas aborda também doenças e pragas da vinha, citrinos, oliveira e hortícolas. Aconselha a Circular nº 13/ 2022 daquela Estação de Avisos …

Ler mais »

Insecticidas com metoxifenozida e spinosade proibidos a partir de 1 de Março de 2023 nas maçãs, pêras, pêssego e alface e espinafre em estufa

Os agricultores estão prestes a perder mais dois fitofármacos. A União Europeia decidiu a proibição do uso de insecticidas com as substâncias activas metoxifenozida e spinosade em várias culturas, a partir de 1 de Março de 2023. A proibição da substância activa metoxifenozida recai sobre a macieira, pereira e pessegueiro. A …

Ler mais »

Exportações de frutas, legumes e flores aumentam 16% no primeiro semestre de 2022

As exportações de frutas, legumes e flores atingiram os 939 milhões de euros no primeiro semestre, um aumento de 16% face ao mesmo período do ano anterior. Os dados compilados pela Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal revelam que, em volume, as …

Ler mais »

FNOP retoma série de vídeos reportagem “A Palavra aos Frescos” a promover OP

A FNOP — Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas relança este mês a rubrica “A Palavra aos Frescos”, uma série de vídeos reportagem onde se destacam as Organizações de Produtores (OP) e os seus produtos. A Palavra aos Frescos é financiada pelo PDR 2020, no âmbito …

Ler mais »

DGAV alarga Zonas Demarcadas para Epitrix a Alcoutim, Castro Marim, Faro, Olhão e São Brás de Alportel

A DGAV — Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária disponibiliza actualizou as Zonas Demarcadas para Epitrix da batateira a todo o território dos concelhos de Alcoutim, Castro Marim, Faro, Olhão e São Brás de Alportel. “Atendendo aos resultados mais recentes de 2022, verificou-se a presença de Epitrix nas freguesias de Vaqueiros …

Ler mais »

INE prevê queda de produtividade de 15% na batata de regadio e de 30% na de sequeiro

Os técnicos do Instituto Nacional de Estatística (INE) dizem que a seca e as altas temperaturas aceleraram a maturação dos batatais, antecipando a colheita e provocando uma quebra generalizada de produtividade. E realçam que em algumas regiões têm-se registado dificuldades de comercialização, devido principalmente ao excedente de produção da campanha anterior. …

Ler mais »

Agricultores de Odemira e Aljezur integram missão em Marrocos sobre mobilidade de trabalhadores

A AHSA – Associação dos Horticultores, Fruticultores e Floricultores dos Concelhos de Odemira e Aljezur participou recentemente numa missão exploratória em Marrocos, promovida no âmbito do projecto “Promoção de uma boa gestão da migração laboral para Portugal”, uma iniciativa da OIM (Organização Internacional para as Migrações) e que conta com …

Ler mais »

Área de produção de plantas aromáticas, medicinais e condimentares aumenta 12%

A área de produção de plantas aromáticas, medicinais e condimentares aumentou 12,4% entre 2012 e 2021. Neste período o número de explorações dedicadas a esta actividade aumentou 6,4%, tendo a área por exploração crescido 2%. Ao todo, este nicho de mercado conta com 599 explorações, das quais 350 em modo …

Ler mais »