Hortícolas

Batata-doce. Manual de boas práticas agrícolas disponível online

O livro “Batata-doce. Manual de boas práticas agrícolas”, recentemente publicado, numa edição do INIAV — Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, está disponível online. Trata-se de um documento técnico que constitui uma verdadeira ferramenta para o agricultor. O documento surge no âmbito do projecto +BDMira — liderado pelo INIAV — …

Ler mais »

Agrária de Santarém debate produção sustentável de batata-doce no Ribatejo e Oeste

A Escola Superior Agrária de Santarém recebe o 1º Evento final do projecto +BDMira — Batata-doce competitiva e sustentável no Perímetro de Rega do Mira: técnicas culturais inovadoras e dinâmica organizacional. O encontro está marcado para o dia 18 de Maio, a partir das 14 horas, no Auditório da Escola …

Ler mais »

Pedido Único 2022. Conheça os apoios ao tomate para transformação

O Pedido Único de Ajudas consiste no pedido de pagamento directo das ajudas que integram os regimes sujeitos ao Sistema Integrado de Gestão e de Controlo (SIGC), previsto na regulamentação comunitária, explica o IFAP — Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas. O período de candidatura ao Pedido Único das …

Ler mais »

Estação de Avisos de Entre Douro e Minho alerta para míldio da batateira

A Estação de Avisos Agrícolas de Entre Douro e Minho alerta para os princípios da protecção contra o míldio da batateira. Causado pelo fungo Phytophtora infestans (Mont.) de Bary, pode causar enormes prejuízos e mesmo a destruição completa da cultura. “É necessária uma vigilância rigorosa das parcelas. As infecções podem …

Ler mais »

Coopbarroso promove colóquio sobre produção de batata em Montalegre

A Coopbarroso – Cooperativa Agrícola do Barroso promove esta quinta-feira, a partir das 14 horas, na sede do Ecomuseu de Barroso, em Montalegre, um colóquio subordinado ao tema “A produção de batata em Montalegre”. A sessão, composta por uma mesa redonda com um painel de oradores diversificado e especializado, tem …

Ler mais »

Revista da APH: edição de Primavera dedicada às aromáticas e medicinais e Agricultura 4.0

Plantas Aromáticas e Medicinais (PAM) e Agricultura 4.0 são os temas centrais da edição de Primavera da Revista da Associação Portuguesa de Horticultura (APH). Nesta edição pode conhecer as conclusões do Estudo do Sector das Plantas Aromáticas, Medicinais e Condimentares em Portugal; aprender a fazer óleos essenciais directamente da Natureza …

Ler mais »

Fruit Logistica. Hortapronta procura reforçar hortícolas do Oeste nos mercados da Alemanha e Polónia

A Organização de Produtores Hortapronta — Hortas do Oeste também esteve presente na Fruit Logistica, em Berlim, Alemanha, de 5 a 7 de Abril. Levou os hortícolas da região Oeste portuguesa a um dos principais eventos internacionais do sector onde são esperados mais de 72 mil visitantes de todo o Mundo. E os …

Ler mais »

Miss Tata presente na Fruit Logistica para impulsionar exportações de batata portuguesa

A Miss Tata, marca colectiva criada pela Porbatata — Associação da Batata de Portugal, vai marcar presença na Fruit Logistica em Berlim, entre 5 a 7 de Abril. Trata-se de um dos principais eventos internacionais do sector onde são esperados mais de 72 mil visitantes de todo o Mundo. Criada …

Ler mais »