Frutos Frescos

INE espera quebra de produção de 40% na pêra e 25% no pêssego

As previsões agrícolas do Instituto Nacional de Estatística (INE), em 31 de Agosto, apontam para quebras na produção das fruteiras. A produtividade das pomóideas deverá decrescer 15% na maçã e 40% na pêra. Nas prunóideas, a produção de pêssego decresceu para as 32 mil toneladas, o que corresponde a menos …

Ler mais »

Insecticidas com metoxifenozida e spinosade proibidos a partir de 1 de Março de 2023 nas maçãs, pêras, pêssego e alface e espinafre em estufa

Os agricultores estão prestes a perder mais dois fitofármacos. A União Europeia decidiu a proibição do uso de insecticidas com as substâncias activas metoxifenozida e spinosade em várias culturas, a partir de 1 de Março de 2023. A proibição da substância activa metoxifenozida recai sobre a macieira, pereira e pessegueiro. A …

Ler mais »

Município de Alcobaça organiza sessão de esclarecimento sobre o Fogo Bacteriano

O Município de Alcobaça organiza uma sessão de esclarecimento sobre o Fogo Bacteriano, a realizar-se no próximo dia 24 de Agosto, no salão paroquial do Vimeiro, a partir das 21 horas. A entrada é livre. O Fogo Bacteriano é uma doença grave, causada pela bactéria Erwinia amylovora (Burr.) Wins. et …

Ler mais »

Previsões INE. Produtividade da macieira cai 10% por escaldão no Oeste

As pomóideas foram consideravelmente afectadas pela onda de calor, estimando o Instituto Nacional de Estatística (INE) que as quebras por escaldão no Oeste sejam na ordem dos 10% nas macieiras e um pouco menos nas pereiras. O choque térmico provocou também a paragem no crescimento dos frutos, pelo que os …

Ler mais »

DRAP Algarve recebe Balanço da Campanha dos Citrinos em Outubro

A AlgarOrange — Associação de Operadores de Citrinos do Algarve e o COTHN-CC — Centro Operativo Tecnológico Hortofrutícola Nacional – Centro de Competências, vão realizar no dia 25 de Outubro, o 3º Balanço da Campanha dos Citrinos, no auditório da Direcção regional de Agricultura e Pescas do Algarve. O objectivo …

Ler mais »

Agricultores espanhóis contra acordo da UE que permite desembarque de laranjas da África do Sul sem tratamento a frio

A espanhola Associação Valenciana de Agricultores (AVA-ASAJA) pede explicações sobre as notícias que dão como certo um acordo entre a União Europeia (UE) e a África do Sul para permitir o desembarque de laranjas sem tratamento a frio. Em comunicado, a Associação expressa sua “consternação” e pede explicações a todos …

Ler mais »

Avisos Agrícolas da Madeira alertam para gorgulho da bananeira

O Serviço Regional de Avisos Agrícolas da Madeira (SRAA) alerta para o gorgulho da bananeira, a traça do tomateiro e, no abacateiro, para o aranhiço cristalino e o percevejo. Refere o Aviso agrícola n.º 10/2022, do SRAA, que o Cosmopolites sordidus, originário da região Indo-Malaia é conhecido como gorgulho da …

Ler mais »

Quinta das Amoras. Chega quer saber porque Luís Dias ainda não foi ressarcido dos prejuízos

O Ministério da Agricultura concluiu, por despacho, em 2019, que a Quinta das Amoras deveria ter tido acesso a verbas europeias, que não teve. Pedro Espírito Santo, Chefe de Gabinete do primeiro-ministro, “deu garantias claras” a Luís Dias de que “tudo seria feito para solucionar o problema, nomeadamente através da …

Ler mais »

ASAE instaura dois processos crime por uso ilegal de DOP/IGP na cereja

A ASAE — Autoridade de segurança Alimentar e Económica fiscalizou 92 operadores económicos, tendo sido instaurados 2 processos-crime por fraude sobre mercadorias e uso ilegal de denominação de origem ou indicação geográfica protegida na cereja e 3 processos de contra-ordenação, destacando-se como principais infracções, o incumprimento das regras relativas à …

Ler mais »