Trigo

GPP espera redução de preços do trigo mas alerta para tendência de subida no milho

O GPP — Gabinete de Planeamento Políticas e Administração Geral, do Ministério da Agricultura, considera que, a “médio prazo, pode ser antecipada a continuidade de redução de preços do trigo, mas no milho análise deve ser mais cautelosa face à revisão da produção mundial em baixa”, devido a quebras de …

Ler mais »

Cotações – Cereais – Informação Semanal – 25 a 31 Julho 2022

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Cereais Outono-Inverno Prosseguiu a campanha de comercialização de cereais de Outono-Inverno nas áreas de mercado Alentejo e Ribatejo e Oeste. O INE prevê um decréscimo generalizado nas produtividades dos cereais de Outono-Inverno devido ao impacto da situação de seca que desde …

Ler mais »

Ucrânia. Colheita de trigo pode chegar aos 20 milhões de toneladas. 16 milhões podem ser exportadas

O primeiro vice-ministro de Política Agrária e Alimentação da Ucrânia, Taras Vysotskyi, disse que a colheita de trigo esperada é de 18 a 20 milhões de toneladas, cinco vezes mais do que as necessidades do país. A colheita de trigo, trigo sarraceno, milho, cevada, aveia, centeio e outras culturas cobrirá totalmente …

Ler mais »

Cotação do trigo mole panificável importado chega aos 486 euros por tonelada

A invasão da Ucrânia por parte da Rússia continua a agravar a escalada de preços dos cereais importados. E, na semana passada, o segundo maior produtor mundial de trigo, a Índia, anunciou o corte das exportações devido à quebra de produção ocorrida como consequência das ondas de calor que têm …

Ler mais »

Cientistas descobrem factor genético que aumenta produtividade do trigo e teor de proteína até 25%

Uma equipa de investigadores internacionais descobriu uma maneira de produzir trigo de maior qualidade. Os cientistas da Universidade de Adelaide e do John Innes Centre do Reino Unido identificaram um factor genético que melhora as características de rendimento do trigo, o que, inesperadamente, também pode levar ao aumento do teor …

Ler mais »

Cultivo de cereais de Primavera já arrancou em 21 regiões da Ucrânia com diminuição de 3.478 mil hectares

As áreas semeadas projectadas, pelo governo da ucraniano, das principais culturas de Primavera para a safra 2022 no território controlado pela Ucrânia são de 13.438,4 mil hectares, ou seja, 3.477,9 mil hectares a menos que no ano passado. Em comunicado, o Ministério da Política Agrária e Alimentação da Ucrânia, apesar da …

Ler mais »

Preço da cevada forrageira importada está 64% mais caro que em Fevereiro de 2021

Os valores das cotações de cereais importados têm vindo a aumentar, devido ao aumento dos custos de produção e transporte, refere a análise do SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas, referente à semana de 21 a 27 de Fevereiro de 2022. A cotação da cevada forrageira importada, com entrada …

Ler mais »