Início / Agricultura / Como plantar abacate em casa de forma simples: passo-a-passo

Como plantar abacate em casa de forma simples: passo-a-passo

Artigo de opinião de Rosa Moreira, Eng.ª Agrónoma, promotora do site A Cientista Agrícola

Já alguma vez pensou em plantar abacate na sua casa? Hoje trago-vos um artigo que o vai permitir produzir de forma fácil abacate, que é considerado para muitos um super alimento. 

Posto isto, da próxima vez que comer um abacate ou que o use em algum prato culinário,  guarde o caroço para poder posteriormente plantá-lo.  Se tem crianças em casa, esta tarefa pode ser muito interessante uma vez que fará com que estas criem ligações com a terra e com a Natureza.

como plantar abacate em casa
O abacate é um fruto muito rico em potássio assim como outros nutrientes, o que o torna um  alimento muito nutritivo e completo. Por outro lado, trás enumeros benefícios para a sua  saúde tais como:redução do colesterol mau e  e pode ser um bom aliado num estilo de vida saudável.  Devido à dimensão das suas folhas, pode também ser usado como planta ornamental.

Como plantar abacate em casa: guia passo-a-passo

1- Tire o caroço do abacate

Para tirar o caroço do abacate, corte-o a meio com cuidado, para não danificar o caroço que se encontra no seu interior.

Faça para isso, um corte na longitudinal do abacate com cerca de 1,5 cm de profundidade  e gira as duas metades do abacate para abrir a fruta e tirar o caroço.

2 – Limpe o caroço

Depois de tirá-lo do abacate, limpe-o muito bem pois é a partir daí que vai surgir o novo abacate.  Durante esta operação, deve ter cuidado para não retirar a casca castanha do caroço do abacate, pois caso isso aconteça, as hipóteses deste germinar serão muito menores.

3- Espete palitos no caroço de abacate

Depois do passo anterior,  deve inserir 3 a 4 palitos a fazer de  suporte ao caroço, mantendo-o  à superfície  do copo de água.

Nota: O caroço de abacate deve ficar posicionado parcialmente submerso na água tal como mostra a figura abaixo.

(o caroço deverá ficar sobre cerca de 2,5 cm de água)

como plantar abacate em casa

Nota: A água do copo deve ser renovada com regularidade,  garantindo dessa forma que o caroço germine, e comecem a surgir passados alguns dias algumas  raízes e a crescer um caule.

Após duas a três semanas de ter feito a operação anterior, a camada externa castanha do caroço começará a tornar-se mais seca e enrugada, acabando por cair. O caroço irá começar a abrir em cima e em baixo, acabando por sair da sua base, raízes.

como plantar abacate em casa

4 –  Plante o abacate

Quando o caroço que esteve no copo de água começar a ganhar algumas raízes e o caule, bem como as suas  folhas  e planta tiverem atingido cerca de 20 a 30 cm, chegou o momento de passar a planta para o solo.

A cultura do abacate gosta de solos férteis, ricos em matéria orgânica e com uma boa drenagem. Por essa razão, e para garantir que terá bons resultados com esta plantação deve garantir essas condições.

A mini-planta de abacate pode ser plantada na sua horta ou num vaso grande pois o abacateiro pode ocupar algum espaço. Ao colocar o caroço na terra, garanta que este não fica totalmente enterrado.

como plantar abacate em casa

5 – Plantar abacate- cuidados que deve ter com a rega

A planta de abacate gosta de água, e por essa razão, deve regá-la diariamente de modo a que a terra esteja sempre húmida.

As folhas desta planta devem estar sempre verdes, e  caso isto não se verifique(folhas castanhas) é sinal de que a planta precisa de mais água.

Caso as folhas da planta de abacate estejam amarelas, é sinal que está a dar água à planta em demasia e se isso acontecer, faça uma pausa na rega.

A cor das folhas do abacateira é assim um excelente indicador da necessidade de água desta planta! Esteja atento!

como plantar abacate em casa
Deve  cuidar do seu abacateiro  regularmente, para garantir que daqui a alguns anos tenha uma árvore bonita e com baixa manutenção. Vai causar um sucesso enorme nos seus familiares e amigos, impressionados com os seus dotes para a horticultura e jardinagem:)

6 – Chegou o momento da colheita

A planta do abacate começa a dar fruto mais ou menos dois anos após a sua plantação.

Quando estes frutos estiverem maduros, deve retirá-los da planta e consumi-los.

Se seguir estes conselhos, terá certamente uma linda planta para a embelezar o seu jardim ou horta.

como plantar abacate em casa

Plantar abacate, como leu, é bastante fácil seguindo estas dicas que lhe transmiti. Tem no entanto de ter em consideração que terá de esperar algum tempo até conseguir que a sua planta produza os frutos pelos quais tanto anseia. No entanto, a espera pode valer a pena 🙂

Agricultura e Mar Actual

 
28
Shares
     28 
   
 

Verifique também

AgriNavais celebra Dia do Horticultor na Póvoa de Varzim

Partilhar         28    28SharesA AgriNavais, empresa agropecuária com sede na freguesia de Navais, Póvoa de Varzim organizou um …

28 comentários

  1. Plantei um abacateiro seguindo todos os passos indicados à cerca de oito anos na zona da Gafanha da Nazaré, acontece porem que até a data apenas dá flor, quanto a abacates nada, o abacateiro já tem cerca de sete metros de Altura.
    Obrigado

    • Acontece o mesmo, ao que eu plantei à 7 anos. Dá muita flor mas frutos… nada. Já estou a ficar desanimada.

      • Att D. Fernanda
        Aposto que a origem do seu desânimo, é falta de polinização do seu abacateiro. O abacateiro possui flores machos/fêmeas, mas como existem 2 grupos- grupo A e grupo B, – a polinização do grupo A é feita pelo grupo B e vice-versa. Portanto, deve existir pelo menos um abacateiro de cada grupo, na proximidade um do outro. Qual o grupo do seu abacateiro… não faço a menor ideia. Em princípio, os abacates que ficam com casca escura quando maduros são do grupo A e a casca verde são do grupo B… mas isto não é regra .Existem excepções.
        Boa sorte
        Duarte

    • Boa noite. Sou produtor de pêra abacate. A vários fatores. Árvore muito fechada pela ramagem e folhas, polinização. E se for um abacateiro de caroço demora uns 10 anos a produzir.abacate enxertado da ao terceiro ano. Espero ter ajudado

      • Bom dia, tenho um abacateiro plantado de carroço, mas começou a dar fruto aos 8 anos, tem atualmente mais de 10 metros de altura, mas qualquer dia vou ter que o cortar porque me está a destruir um muro, irei comprar um enxertado e planta-lo noutro sitio e longe de muros.

    • Não deixe crescer mais corte porque senão cortar vai ter uma arvore com mais de 30 metros de altura

  2. Bom dia. A semente de abacate que plantei desenvolveu a parte de baixo da água e o caroço não rachou para a plantar subir. Será que posso transferir para a terra?

  3. procurei uma informação e não encontrei em lugar algum podem me ajudar? meu abacateiro está em vaso e não vou fazer enxerto pois não tem nenhuma árvore dando frutos que eu possa pegar um galho. a pergunta é quando meu abacateiro terá galhos? preciso esperar os galhos pra cortar o ponteiro?

  4. Bom dia transferi um abacateiro do vaso para o solo pois já estava uma pequena árvore e ele secou todo em 4 dias. O que falhou.??

  5. Olá! Estou germinando uma muda de avocado desde a semente, já saiu um galho e está com uns 18 cm e folhas crescendo. Quero plantar em vaso, pois meu quintal não tem mais espaço para plantar na terra. Meu medo é plantar em uma vaso de 70 litros e a árvore não desenvolver e nem frutificar. é realmente possível plantar em vaso direto da semente e ela vir a frutificar?

  6. Fiz muda de abacate para vaso e no dia seguinte começou a secar algumas folhas até q secou por completo, tenho outro em fase de muda mas tenho receio q aconteça o mesmo.. podem ajudar? Obrigada 🙂

  7. desconheço que haja variedades de abacateiro autoplinizadoras,mas gostava de saber quais são as variedades e quem as comercializa

  8. José Edimar da Silva

    Olá, bom dia!!!
    Fiz enxerto no pé de abacate. Evidentemente que com gema de um galho já produzindo.
    O enxerto deu certo, porém o abacateiro está só crescendo. Já deve estar com 2mt de altura.
    Minha pergunta: É correto podar, cortar todos os brotos nos galhos, para parar de crescer e consequentemente
    começar a produzir?
    Até mais
    Edimar

    • Já cortei árvores bem grandes com o tronco com cerca de 6 / 7 cm de diâmetro. Deixei apenas um tronco despido com cerca de 1m de altura. Voltam a crescer em poucos meses e mais ramificadas. Assim não ficam tão altas e torna mais fácil a apanha.

  9. Tenho vários abacateiros no meu jardim, alguns dão fruto outros ainda não. A minha pergunta é: “Quando é que devo colher os abacates? “uma vez que estes frutos não amadurecem na árvore.

  10. Ola a todos os intervenientes desta causa tao nobre que é plantar ou fazer crescer uma arvore, a todos um grande dia de horta ,jardin ,ou mesmo vasos na varanda.

    gostava que me informassem que tipo de terra é melhor para os ditos carocos,obrigado a todos

  11. Maria das Graças A. Garcia

    Boa Tarde! Plantamos um pé de abacate em 10/2019. Agora ele está alto, com tronco fino e não deu frutos ainda. As folhas amarelando e caindo. O que fazer? Por que as folhas estão amarelando?

  12. Coloquei o caroço de ponta cabeça já faz 3 semanas e só percebi agora. O caroço já está rachando, virei o caroço, será que o caroço ainda está bom e ainda da tempo de nascer a muda?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.