Início / Agricultura / Como chocar ovos de galinha: segredos de uma boa incubação

Como chocar ovos de galinha: segredos de uma boa incubação

Partilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Artigo de opinião de Rosa Moreira, Eng.ª Agrónoma, promotora do site A Cientista Agrícola

Saber como chocar ovos de galinha correctamente é uma dos principais objectivos de qualquer avicultor amador e que requer planeamento, dedicação e como é óbvio conhecimentos sobre a temática. Pode incubar ovos através de um incubadora que poderá comprar em lojas da especialidade ou através de um galinha choca. Neste artigo, vou dar-lhe alguns truques que pode aplicar no seu dia-a-dia agrícola e que lhe darão certamente bons resultados. Conheça as informações mais importantes que deve ter em conta.

como chocar ovos de galinha

Principais cuidados ao chocar ovos de galinha

O processo de incubação dos ovos

Sabia por exemplo que o período de incubação de ovos dura entre 20 e 21 dias?

Destaco dois tipos de incubação: a incubação natural ou choco e a incubação artificial.

A incubação natural dá-se depois da construção de um ninho pela galinha e posterior postura, criando desse forma um microclima favorável à incubação nomeadamente temperatura, humidade, composição do ar. Por acção de diversas hormonas, as galinhas chocas acabam por sofrer alterações anatómicas para favorecer a troca de calor com os ovos. Por outro lado, as galinhas chocas acabam por perder penas na região do peito em contacto com os ovos além de que a pele torna-se mais flácida e rugosa, de forma a conseguir aumentar a superfície de contacto. Por outro lado, na incubação natural ocorre um espessamento da epiderme de forma a evitar lesões por fricção com os ovos e uma vascularização da região que está em contacto com os ovos. Saiba ainda que a galinha choca pode ser usada para incubar e chocar ovos de galinha, mesmo se não foi ela que os pôs. Escusado será dizer que para que a galinha consiga chocar os ovos correctamente e aconteça o pretendido, o ovo tem de estar fertilizado/”galado”.

As galinhas da raça Rhode Island Red, Plymouth Rocks e Orpingtons são boas chocadeiras.

A zona do ninho deve ser escura e com comida e bebida sempre por perto. Se puder escolher a galinha chocadeira, evite galinhas com esporões compridos pois podem rejeitar os pintos. Escolha se possível uma galinha calma pois dessa forma a probabilidade dos ovos partirem com as possíveis mudanças de posição é menor.

Durante a incubação natural a prioridade da incubação é manter os ovos a 37-38ºC já que a temperatura interna dos ovos óptima é de 37,8ºC.

Durante o período de choco, as galinhas movimentam os seus ovos das extremidades para a zona central, onde a temperatura é superior , e vice-versa. A viragem regular dos ovos nos primeiros dias é essencial para evitar a aderência do embrião às membranas extra-embrionárias. Embora este artigo seja sobre uma produção avícola mais caseira, saiba que em explorações profissionais, deve evitar-se, de qualquer forma que a galinha entre em choco pois por cada dia de choco a galinha não põe ovos durante 4 dias!

A incubação artificial

A incubação artificial durante cerca de 21 dias, sendo os primeiros 18 dias na incubadora e os 3 restantes na eclosora.

Esta mudança de equipamentos é fundamental para evitar a contaminação e proliferação por microrganismos e porque as condições ambientais nestes dois equipamentos são distintas.

como chocar ovos de galinha

Num incubadora artificial (equipamento fechado) a temperatura, humidade e ventilação são controladas. Deve por isso, preparar a incubadora para receber os ovos e monitorizar a temperatura, humidade e ventilação internas, além de virar os ovos. Alguns modelos de incubadoras artificiais já fazem a viragem dos ovos automática.

Comprar aqui esta incubadora

Como chocar ovos de galinha: informações importantes

É importante ter em consideração que os ovos que se destinam a ser chocados devem ser recolhidos diariamente, e mais do que uma vez por dia, dependendo da dimensão do seu galinheiro e efectivo pecuário. Não se deve deixar os ovos de um dia para o outro e deve garantir que estes são limpos o mais rapidamente possível após a sua recolha do ninho.

Ainda no que diz respeito à limpeza dos ovos, estes não devem ser lavados mas sim limpos a seco com areia ou com uma espécie de pele. Existem dispositivos de polimento natural para este fim, mas não encontrei nenhum na Internet para partilhar o link convosco.

No que diz respeito aos ovos para incubar, não escolha ovos de galinha para chocar que estejam estalados ou que possuam casca fina ou irregular pois o processo de incubação poderá não ocorrer como esperado. Também não deve escolher ovos demasiadamente grandes ou demasiado pequenos pois existe uma grande probabilidade de serem inférteis. Para melhores resultados, os ovos a chocar não devem ser guardados por mais de 10 dias, devendo durante este período serem guardados em placas de armazenamento ou caixas próprias para ovos, colocando a parte mais estreita colocada para baixo. Os ovos chocados deverão ser armazenados em posição inclinada e serem virados pelo menos duas vezes por dia. Tenha em atenção que a temperatura de um frigorifico domestico médio é inferior à recomendada para a armazenagem de ovos para chocar ( a humidade relativa 75%).

como chocar ovos de galinha

Factores a ter em conta na incubação dos ovos

Temperatura

Tendo em conta que neste artigo abordo uma incubação de ovos mais caseira, utiliza-se incubadoras artificiais de ar parado que não possuem ventiladores, dependendo da ventilação por gravidade através de respiradouros instalados na parte de cima e de baixo da máquina. A temperatura de funcionamento deste tipo de incubadoras vai dos 38 a 39,3ºC dependendo dos modelos, podendo obter-se bons resultados para os embriões desde que a temperatura obtida não seja estabilizada em extremos de temperaturas.

Ventilação

É um dos factores mais importantes numa incubadora pois sem ela os embriões acabam por sufocar. É importando que a incubadora escolhida permita a circulação de ar interior através de ventilador, apresentando um sistema especial de fluxo de ar indutivo duplo. Dessa forma proporciona uma boa uniformidade e estabilidade temperatura no interior, factor fundamental para obtermos boas taxas de nascimento.

Humidade

Dependendo da incubadora e dos ovos, a humidade pode variar entre os 28,3 e os 31,1ºC. O nível de humidade deve ser mantido até 3 a 4 dias antes da eclosão dos ovos, devendo depois aumentar-se.

Nas pequenas incubadoras artificiais, a humidade é fornecida através de pequenos recipientes de evaporação de água que devem permanecer sempre cheios. Ao se encher com água, deve-se garantir que o liquido adicionado deve estar à temperatura de 43,5ºC para não reduzir a temperatura da incubadora. Com a incubadora Brinsea Incubadora Ovatio que possui uma nova tecnologia que mantém dentro da incubadora a humidade libertada pelos próprios ovos, não terá necessidade de adicionar qualquer água á incubadora durante a incubação. Apenas precisará adicionar água nos 3 últimos dias (fase de nascimento). Comprar incubadora aqui.

Saiba também que, durante o processo de incubação, os ovos devem perder algum do seu peso inicial devido à evaporação.

Viragem dos ovos

Saiba também que a viragem do ovos é uma das etapas mais importantes para quem quer chocar ovos de galinha. Por essa razão, enquanto os ovos estão a incubar, devem ser virados pelo menos 4 vezes por dia para evitar que o embrião fique colado à membrana da casca. Na incubadora  Brinsea Incubadora Ovatioa viragem é automática. Possui também a possibilidade de ajuste de tempo de intervalos entre viragens, sendo programável em intervalos de 15 a 240 minutos. Possui também um indicador activo do estado da viragem de ovos.

Eclosão

Depois da eclosão dos ovos, os pintos recém-nascidos devem ser mantidos na incubadora durante cerca de doze horas para ficarem secos e penugentos antes de serem retirados. Estes pintos recém-nascidos podem ficar sem comer e beber durante algumas horas no entanto quanto mais cedo o fizerem melhor.

Espero que este artigo vos tenha sido útil 🙂

Agricultura e Mar Actual

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •   
  •  

Verifique também

Docapesca investe 178 mil euros no Porto de Pesca do Rio Arade

Partilhar            A Docapesca – Portos e Lotas lançou dois concursos públicos para a instalação de central …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.