Início / Agenda / Governo reúne Comissão da Seca sobre gestão da água no Algarve

Governo reúne Comissão da Seca sobre gestão da água no Algarve

A Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca (CPPMAES), presidida pela ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, e pelo ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, vai reunir até dia 10 de Maio, em Faro.

“Nesse encontro serão coordenadas as novas decisões sobre a gestão dos recursos hídricos no Algarve”, garante uma nota à comunicação social do Ministério da Agricultura e Pescas.

“A falta de planeamento e de concretização de projectos relevantes para a gestão da água e a baixa execução verificada, nos últimos anos, levou a que a região não estivesse devidamente preparada para enfrentar situações de escassez hídrica”, frisa o Ministério

Será marcada, entretanto, para 30 de Abril, uma reunião da Subcomissão Regional da Zona Sul da Comissão de Gestão de Albufeiras, envolvendo os principais agentes ligados à utilização da água, para avaliar a situação na região.

“O Governo assume como grande prioridade estratégica a gestão sustentável dos recursos hídricos e está comprometido em garantir o abastecimento eficiente de água à população, à agricultura e à indústria”, garante a mesma nota.

E adianta que, “em linha com o programa de Governo, é fundamental acelerar e reforçar os investimentos que aumentem a eficiência hídrica, potenciem a capacidade de armazenamento, reduzam as perdas nas redes de abastecimento público e nas redes de rega, e optimizem as infra-estruturas existentes. É prioridade do Governo implementar um plano nacional de armazenamento e abastecimento eficiente da água”.

“A falta de planeamento e de concretização de projectos relevantes para a gestão da água e a baixa execução verificada, nos últimos anos, levou a que a região não estivesse devidamente preparada para enfrentar situações de escassez hídrica”, frisa o Ministério.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Já são conhecidos os vencedores do Prémio Nacional de Enoturismo 2024

Partilhar              A gala da terceira edição do Prémio Nacional de Enoturismo Apeno/Ageas Seguros 2024, considerado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.