Início / Economia

Economia

Preço pago ao produtor em Maio aumenta 49% nos ovos, 47% no azeite a granel e 26% nos ovinos e caprinos

Os índices dos preços dos produtos agrícolas no produtor em Maio de 2022, registaram variações positivas nos ovos (+48,5%), batata (+46,7%), azeite a granel (+26,3%), ovinos e caprinos (+25,2%), aves de capoeira (+24,3%), bovinos (+18,1%), hortícolas frescos (+11,2%), suínos (+8,5%) e plantas e flores (+6,8%), segundo o Boletim Mensal da …

Ler mais »

Gasóleo agrícola desce 2 cêntimos para 1,77 €/l. Mais caro 17,3% que em Espanha

O preço médio do gasóleo agrícola desceu ontem, 27 de Junho, 2 cêntimos por litro para 1,77 €/l. Mas continua 17,3% mais caro do que o preço pago pelos agricultores espanhóis, uma desvantagem competitiva acentuada, que pode ter resultados negativos para os agricultores portugueses. Seja nas exportações, seja na quantidade …

Ler mais »

Cotações – Cereais – Informação Semanal – 13 a 19 Junho 2022

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Cereais Outono-Inverno Esta semana foi dada por iniciada a campanha de comercialização de cereais de Outono-Inverno na área de mercado Alentejo. O INE prevê um decréscimo generalizado nas produtividades dos cereais de Outono-Inverno devido ao impacto da situação de seca que …

Ler mais »

Produtividade da cereja da Cova da Beira cai 25% devido às condições meteorológicas

As condições de desenvolvimento da cereja foram distintas nas principais regiões produtoras. No Ribadouro os pomares apresentam um bom aspecto vegetativo e os frutos grande qualidade, devendo a produtividade ser idêntica à da campanha passada. Em contrapartida, referem as previsões agrícolas do Instituto Nacional de Estatística (INE), em 31 de …

Ler mais »

Área contratada de tomate para indústria aumenta 4% para 16,5 mil hectares

A plantação de tomate para indústria decorreu sem interrupções e em boas condições, sendo a área contratada entre os produtores e a indústria transformadora de 16,5 mil hectares, o que corresponde a um aumento de 4%, face à campanha passada, referem as previsões agrícolas do Instituto Nacional de Estatística (INE), em …

Ler mais »