Início / Economia

Economia

Empresarialização da agricultura intensificou-se desde 2009. Sociedades gerem 1/3 da superfície agrícola

A maioria das explorações agrícolas continua a ser gerida por produtores singulares (94,5%), embora se registe um aumento muito significativo no número de sociedades: entre 1999 e 2019, a representatividade desta natureza jurídica passou de 1,3% para 5,0%, sendo particularmente notório o aumento na última década (+115,5%). Esta é uma …

Ler mais »

Há menos 15 mil empresas agrícolas desde 2009. Queda de 13,5% no Ribatejo e Oeste

O abandono da actividade agrícola por um número significativo de agricultores, verificado entre 1989 e 2009, registou um acentuado abrandamento no último decénio, tendendo mesmo para alguma estabilização, comprovada pelo reduzido decréscimo do número de explorações agrícolas mas, principalmente, pelo inédito aumento da Superfície Agrícola Utilizada (SAU), revela o “Recenseamento …

Ler mais »

Recenseamento Agrícola do INE: superfície agrícola utilizada cresce 8,1% desde 2009

A Superfície Agrícola Utilizada registou um crescimento de 8,1%, entre 2009 e 2019, alterando significativamente a sua composição. Verificou-se um decréscimo de 11,6% nas terras aráveis, mais que compensado pelos expressivos aumentos das áreas das culturas permanentes (+24,6%) e das pastagens permanentes (+14,9%). Esta é uma das conclusões do “Recenseamento …

Ler mais »

Restauração com queda na facturação superior a 40% em 2020. Valores de 2022 deverão ficar ainda aquém de 2019

A facturação do sector da restauração em Portugal deverá registar uma quebra de 43,5% em 2020 face ao ano anterior, de acordo com a estimativa do Estudo Sectorial da Informa D&B. O valor da facturação deverá ficar pelos 2.625 milhões de euros, depois de vários anos de crescimento contínuo. Em …

Ler mais »

Comissão Europeia: perspectivas a curto prazo favoráveis ao sector agrícola da UE

A Comissão Europeia publicou hoje, 30 de Março, o último relatório de perspectivas a curto prazo para os mercados agrícolas da UE, que considera serem favoráveis, com uma procura global dinâmica e a reabertura dos serviços de restauração (restaurantes, bares, cafés). Esta publicação periódica apresenta uma panorâmica geral e sectorial …

Ler mais »

Euler Hermes: pacote de Biden para apoio à economia cria oportunidades de 483 M€ para exportadores portugueses

O novo pacote de estímulos à economia dos Estados Unidos da América, recentemente aprovado pelo Congresso, criará oportunidades adicionais de 483 milhões de euros para os exportadores portugueses até 2022, beneficiando sobretudo os sectores da energia, serviços, têxtil e a indústria química, estima a Euler Hermes, accionista da COSEC – …

Ler mais »

Cotações – Flores e Folhagens – Informação Semanal – 8 a 14 Março 2021

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Mercados de produção Alstroeméria – Na Região Norte, na área de mercado Entre Douro e Minho, a oferta foi média e a procura média/baixa. Boa qualidade e alguma dificuldade de escoamento, devido ao encerramento de canais habituais. Cotações estáveis. Na Região …

Ler mais »