Início / Economia

Economia

Cotações – Azeite – Informação Semanal – 1 a 7 Julho 2024

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Azeite Prosseguiu a campanha de comercialização de azeite 2023/24 nas áreas de comercialização do Alentejo, Ribatejo, Beira Litoral, Beira Interior e Trás-os-Montes. Nesta campanha, o azeite caracteriza-se como bom a excelente em relação à sua qualidade, no entanto devido às condições …

Ler mais »

Cotações – Bovinos – Informação Semanal – 1 a 7 Julho 2024

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas As cotações médias, de novilhas e de novilhos, 12 a 24 meses, cruzados Charolês e Turina, não se alteraram. Região Trás-os-Montes Na área de mercado Alto Tâmega: as cotações mínimas, máximas e mais frequentes, de vitelo macho e de vitelo fêmea, …

Ler mais »

Cotações – Ovinos e Caprinos – Informação Semanal – 1 a 7 Julho 2024

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Ovinos Na semana em análise as cotações médias nacionais dos borregos de 22-28 kg (-19 cêntimos / kg) e de >28 g (-14 cêntimos / kg) sofreram uma redução em relação à semana anterior. Estabilidade da cotação média nacional dos borregos …

Ler mais »

Montenegro: “Portugal tem de inverter situação de envelhecimento no sector agrícola”

“A agricultura e as pescas, todo o nosso sector primário, são estratégicas para o futuro de Portugal. Geram-nos capacidade de autonomia alimentar, capacidade de independência do exterior e criam postos de trabalho. Sem uma agricultura forte, não temos capacidade de garantir a coesão territorial”, afirmou o primeiro-ministro Luís Montenegro que …

Ler mais »

Há menos Jovens Agricultores a instalarem-se na cultura do olival

“Tendo por base os dados do PDR 2020 8 Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020], existem menos Jovens Agricultores a instalarem-se tendo por base a cultura do olival”. “Em 2016, tinham sido atribuídos cerca de dois milhões de euros de prémios à Primeira Instalação e, em 2022, apenas tinham sido atribuídos 235.000 …

Ler mais »

Governo aprova programa Acelerar a Economia

O Conselho de Ministros aprovou o programa Acelerar a Economia – Crescimento, Competitividade, Internacionalização, Inovação e Sustentabilidade, com 60 medidas fiscais e económicas destinadas a responder a 20 desafios para acelerar o crescimento da economia, na reunião realizada em Oliveira de Azeméis. “O Programa resulta da articulação fluída e produtiva …

Ler mais »