Início / Agricultura / Florestal

Florestal

Montalegre recebe 14ª edição do BUPi Envolve

O auditório municipal de Montalegre recebe esta quarta-feira, 17 de Abril, a partir das 15 horas, a 14ª edição do “BUPi Envolve”, iniciativa a cargo da Estrutura de Missão para a Expansão do Sistema de Informação Cadastral Simplificado (eBUPi). “Pretende-se com este encontro destacar e assinalar o excelente trabalho desenvolvido …

Ler mais »

Presidente da AIMM: “não há protecção para a floresta nem têm sido criadas condições de rentabilidade e sustentabilidade”

O presidente da AIMMP — Associação das Indústrias da Madeira e do Mobiliário de Portugal, Vítor Poças, aponta “o cuidado com a floresta” como um “desafio a destacar”, realçando que a Associação “está muito preocupada com o que tem acontecido nas florestas portuguesas. Tem havido uma destruição maciça, provocada pelos …

Ler mais »

Sonae Arauco: “Portugal não atingirá as suas metas climáticas sem floresta de pinho produtiva e rentável”

“Portugal não atingirá as suas metas climáticas sem a floresta de pinho, produtiva e rentável para os produtores, e sem a descarbonização da sociedade assegurada pelos produtos de madeira”, diz Nuno João Goulão Gardete Calado, Wood Regulation & Sustainability Manager da Sonae Arauco. As declarações fazem parte do seu artigo …

Ler mais »

Projecto OakFood mapeia produtores de bolota em Portugal. Quer responder ao inquérito?

O projecto OakFood — Valorização integrada da bolota como matéria-prima portuguesa para produtos alimentares diferenciadores — pretende o desenvolvimento de uma estratégia integrada para a viabilidade da bolota como matéria-prima para o desenvolvimento de produtos de valor acrescentado, enquanto alternativa sustentável e de cadeia curta, para a indústria alimentar. No …

Ler mais »

EDIA: cultura da nogueira tem potencial para ter sucesso no perímetro de rega de Alqueva

A EDIA — Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva considera que “embora a nogueira seja um pouco mais exigente na sua condução, comparativamente com a amendoeira, esta cultura tem potencial para ter sucesso na nossa região”. “Já existem pomares de nogueiras em Alqueva e também intenção de plantação de …

Ler mais »

Portugueses detêm apenas 40,6% do investimento na cultura da amêndoa no perímetro de rega de Alqueva

O investimento português é o principal responsável pela área de amendoal — muito associado a investidores em olival — em Alqueva. Mas os portugueses detêm apenas 40,56% do investimento no EFMA — Empreendimento de Fins Múltiplos do Alqueva. Seguem-se os espanhóis com 33,7%, os Estados Unidos da América com 12,18% …

Ler mais »

EDIA recomenda área mínima de 30 ha em Alqueva para alcançar sucesso na cultura do amendoal

A EDIA — Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva considera que, “apesar do interesse limitado por parte dos agricultores, devido ao baixo preço do miolo de amêndoa nos últimos anos, e com a perspectiva de que esta condição possa ser temporária, o amendoal ainda pode representar uma oportunidade viável …

Ler mais »