Frutos Secos

EDIA: cultura da nogueira tem potencial para ter sucesso no perímetro de rega de Alqueva

A EDIA — Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva considera que “embora a nogueira seja um pouco mais exigente na sua condução, comparativamente com a amendoeira, esta cultura tem potencial para ter sucesso na nossa região”. “Já existem pomares de nogueiras em Alqueva e também intenção de plantação de …

Ler mais »

Cotações – Fruticultura – Informação Semanal – 1 a 7 Abril 2024

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Frutos Frescos Mercados de produção Em Trás-os-Montes, área de mercado Douro Sul, alguns operadores deixaram de ter stock de algumas variedades de maçã, o que fez subir as cotações para a maçã “Bravo de Esmolfe” categoria I calibre >70 em 30%, …

Ler mais »

Portugueses detêm apenas 40,6% do investimento na cultura da amêndoa no perímetro de rega de Alqueva

O investimento português é o principal responsável pela área de amendoal — muito associado a investidores em olival — em Alqueva. Mas os portugueses detêm apenas 40,56% do investimento no EFMA — Empreendimento de Fins Múltiplos do Alqueva. Seguem-se os espanhóis com 33,7%, os Estados Unidos da América com 12,18% …

Ler mais »

Cotações – Fruticultura – Informação Semanal – 25 a 31 Março 2024

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Frutos Frescos Mercados de produção Na Beira Litoral, área de mercado Litoral Centro, verificou-se uma descida nas cotações do morango grado em cuvete 500g em 17% e médio caixa 10%, devido a uma maior oferta. Na região Ribatejo Oeste, área de …

Ler mais »

A saudável desculpa para comer uma amêndoa doce

Artigo de opinião de António Saraiva, Director Executivo da Portugal Nuts – Associação de Promoção de Frutos Secos Indissociável da Páscoa, a imagem das amêndoas cobertas, faz parte do imaginário de muitos. E na mesa, a reboque destas, sempre aparecem umas ao natural, porque há familiares ou amigos à volta …

Ler mais »

Cotações – Fruticultura – Informação Semanal – 4 a 10 Março 2024

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Frutos Frescos Mercados de produção Na região Norte, área de mercado Douro Sul, um aumento na procura valorizou as cotações da maça “Bravo de Esmolfe” categoria I calibre >70 em 13%. Na região da Beira Litoral, área de mercado Leiria, terminaram …

Ler mais »

Produtores Agrícolas da Sobrena debatem futuro da produção de pêra Rocha

A APAS – Associação dos Produtores Agrícolas da Sobrena realiza o 10º Encontro Rocha em Flor, este dedicado ao tema “O futuro da produção de pêra Rocha”. O evento terá lugar no Pavilhão Municipal João Francisco Ribeiro Corrêa, Cadaval, a partir das 9 horas. Este encontro tem como objectivo principal …

Ler mais »

Cotações – Fruticultura – Informação Semanal – 5 a 11 Fevereiro 2024

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Frutos Frescos Mercados de produção Na região da Beira Litoral, área de mercado Leiria, os calibres 75-80 e >80 da maçã “Jonagored” começaram a ser cotados assim como os vários calibres da “Red Delicious”. Verificou-se uma subida nas cotações da maçã …

Ler mais »

Gonçalo Rodrigues mostra gestão da água no azeite e frutos secos na COP28

O secretário de Estado da Agricultura, Gonçalo Rodrigues, participa no evento “Gestão da água e produção alimentar sustentável – os casos da produção de azeite e frutos secos em Portugal”, promovido pelo Ministério da Agricultura e da Alimentação na 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP28), que se …

Ler mais »