Frutos Secos

Cotações – Fruticultura – Informação Semanal – 1 a 7 Julho 2024

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Frutos Frescos Mercados de produção Em Trás-os-Montes, área de mercado Douro Sul, a oferta de cereja de Espanha fez diminuir a procura de cereja nacional e a cotação teve uma descida para a cereja “De Saco do Douro” em 17%. Uma …

Ler mais »

Cotações – Fruticultura – Informação Semanal – 27 Maio a 2 Junho 2024

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Frutos Frescos Mercados de produção Em Trás-os-Montes, área de mercado Alfândega da Fé, teve início a campanha de produção e comercialização da cereja variedades “Saco do Douro” e “Summit”. Verificou-se uma descida na cotação da cereja “Napoleão Pé Comprido” em 18%, …

Ler mais »

Cotações – Fruticultura – Informação Semanal – 20 a 26 Maio 2024

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Frutos Frescos Mercados de produção Em Trás-os-Montes, área de mercado Douro Sul, verificou-se um aumento da procura com uma subida da cotação da maçã “Royal Gala” categoria I calibre >80 em 13%. As transações de maçã “Bravo de Esmolfe” categoria II …

Ler mais »

Cotações – Fruticultura – Informação Semanal – 8 a 14 Abril 2024

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Frutos Frescos Mercados de produção Em Trás-os-Montes, área de mercado Douro Sul, há operadores com muita quantidade de maça em câmara, dificuldades no escoamento principalmente os calibres mais pequenos. Para evitar a maçã ir para refugo os operadores baixam a cotação. …

Ler mais »

EDIA: cultura da nogueira tem potencial para ter sucesso no perímetro de rega de Alqueva

A EDIA — Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva considera que “embora a nogueira seja um pouco mais exigente na sua condução, comparativamente com a amendoeira, esta cultura tem potencial para ter sucesso na nossa região”. “Já existem pomares de nogueiras em Alqueva e também intenção de plantação de …

Ler mais »

Cotações – Fruticultura – Informação Semanal – 1 a 7 Abril 2024

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Frutos Frescos Mercados de produção Em Trás-os-Montes, área de mercado Douro Sul, alguns operadores deixaram de ter stock de algumas variedades de maçã, o que fez subir as cotações para a maçã “Bravo de Esmolfe” categoria I calibre >70 em 30%, …

Ler mais »

Portugueses detêm apenas 40,6% do investimento na cultura da amêndoa no perímetro de rega de Alqueva

O investimento português é o principal responsável pela área de amendoal — muito associado a investidores em olival — em Alqueva. Mas os portugueses detêm apenas 40,56% do investimento no EFMA — Empreendimento de Fins Múltiplos do Alqueva. Seguem-se os espanhóis com 33,7%, os Estados Unidos da América com 12,18% …

Ler mais »

Cotações – Fruticultura – Informação Semanal – 25 a 31 Março 2024

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Frutos Frescos Mercados de produção Na Beira Litoral, área de mercado Litoral Centro, verificou-se uma descida nas cotações do morango grado em cuvete 500g em 17% e médio caixa 10%, devido a uma maior oferta. Na região Ribatejo Oeste, área de …

Ler mais »

A saudável desculpa para comer uma amêndoa doce

Artigo de opinião de António Saraiva, Director Executivo da Portugal Nuts – Associação de Promoção de Frutos Secos Indissociável da Páscoa, a imagem das amêndoas cobertas, faz parte do imaginário de muitos. E na mesa, a reboque destas, sempre aparecem umas ao natural, porque há familiares ou amigos à volta …

Ler mais »

Cotações – Fruticultura – Informação Semanal – 4 a 10 Março 2024

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Frutos Frescos Mercados de produção Na região Norte, área de mercado Douro Sul, um aumento na procura valorizou as cotações da maça “Bravo de Esmolfe” categoria I calibre >70 em 13%. Na região da Beira Litoral, área de mercado Leiria, terminaram …

Ler mais »