Início / Agricultura / Cotações – Fruticultura – Informação Semanal – 1 a 7 Abril 2024

Cotações – Fruticultura – Informação Semanal – 1 a 7 Abril 2024

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas

Frutos Frescos

Mercados de produção

Em Trás-os-Montes, área de mercado Douro Sul, alguns operadores deixaram de ter stock de algumas variedades de maçã, o que fez subir as cotações para a maçã “Bravo de Esmolfe” categoria I calibre >70 em 30%, 60-65 em 18%, 65-70 em 13%, categoria II calibre 65-70 em 14% e “Red Delicious” categoria I calibre 65-70 em 11%.

Na Beira Litoral, área de mercado Litoral Centro, verificou-se uma subida nas cotações do morango grado cuvete 500g em 20% e médio caixa 11%, devido a uma menor oferta. Verificou-se uma diminuição na produção devido às oscilações de temperatura e elevada humidade das últimas semanas.

Na região Ribatejo Oeste, área de mercado Península de Setúbal, verificou-se uma subida na cotação do morango grado caixa em 75% e pequeno 60%, devido a uma menor oferta e a um aumento na procura.

Mercados abastecedores

Mercado Abastecedor de Lisboa (MARL) – manteve-se bem abastecido na generalidade dos produtos cotados de modo a garantir o seu normal abastecimento. A procura continuou moderada. Verificou-se um maior interesse por banana, clementina, kiwi, laranja, maçã, pêra e morango.

Verificou-se uma subida nas cotações do morango grado comercializado em caixa em 89%, devido a uma diminuição da oferta em consequência de uma quebra da produção provocada pelas condições climáticas. Um aumento da oferta desvalorizou as cotações da tangerina “Encore” em 11%.

Quanto aos produtos importados verificou-se uma subida das cotações para o morango grado de Espanha e papaia do Brasil. Descida para a meloa “Gália” de Marrocos.

Mercado Abastecedor do Porto (MAP) – manteve-se bem abastecido na generalidade dos produtos cotados de modo  garantir o seu normal funcionamento. Com uma procura que continuou pouco animada, registou-se maior interesse pela banana, clementina, kiwi, maçã, morango, pêra e tangerina.

As cotações tiveram uma subida para o morango grado comercializado em caixa em 28%, devido a uma menor oferta. As cotações da laranja tiveram uma descida para a variedade “Lane late” calibre 7 e 8 (64-76) em 14%, 1, 2 e 3 (81-100) e 4, 5 e 6 (70-88) em 13%, devido a um aumento da oferta.

Quanto aos produtos importados, terminou a campanha de comercialização da meloa “Gália” do Brasil. Subida das cotações para o morango grado de Espanha. Descida para a nêspera de Espanha.

Mercado Abastecedor de Coimbra (MAC) – manteve-se bem abastecido na generalidade dos produtos cotados de modo a garantir o seu normal abastecimento, mercado animado. Terminou a campanha de comercialização da laranja “Newhall” do Algarve.

Verificou-se uma subida nas cotações do morango grado comercializado em caixa em 40%, devido a uma menor oferta. As cotações da clementina tiveram uma descida ligeira em 10%, devido a uma procura fraca.

Quanto aos produtos importados, subida das cotações para o morango grado de Espanha, banana de Angola e da Colômbia. Descida para a meloa “Gália” de Marrocos, manga categoria I B (351-550g) do Brasil, uva “Branca” do Perú e pêra “Packam’s Triumph” de África do Sul.

Frutos Secos e Secados

Mercados de produção

No Alentejo, na área de mercado Alentejo Litoral, terminou a campanha de produção e comercialização da pinha. A oferta de pinhão nacional foi fraca. A cotação não teve alteração. Forte influência dos mercados externos na cotação do pinhão. Muito pinhão externo a ser comercializado no mercado nacional.

No Algarve, a alfarroba continua a apresentar boa qualidade. As cotações não tiveram alteração. A amêndoa tem concorrência de produto do Norte e do Alentejo, cotações estáveis.

Pode ler a análise completa do SIMA aqui.

Todas as cotações aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Câmara de Santarém atribui Medalha de Ouro ao CNEMA

Partilhar              A Câmara de Santarém condecorou hoje, 14 de Junho, o CNEMA — Centro Nacional de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.