Início / Opinião

Opinião

Como resolver as principais pragas e doenças dos citrinos

Artigo de opinião de Rosa Moreira, Eng.ª Agrónoma, promotora do site A Cientista Agrícola Artigo adaptado da Circular nº 18 de 2021, da Estação de Avisos de Entre Douro e Minho. Esta circular, bem como edições anteriores, pode também ser consultada e descarregada em 1 – https://portal.drapnorte.gov.pt/divulgacao/centro-de-documentacao/2-estacao-de-avisos-agricolas-do-entre-douro-e-minho 2 –  http://snaa.dgav.pt/ 3 – https://drapnsiapd.utad.pt/sia/Circulares (LARANJEIRA, TANGERINEIRA,LIMOEIRO, LIMEIRA, …

Ler mais »

AgroGlobal. Maior feira agrícola ibérica devia ser visita obrigatória para todos os estudantes do secundário. E também políticos de cidade

Editorial A AgroGlobal, a maior feira agrícola ibérica dedicada aos profissionais, que se realiza nos dias 7, 8 e 9 de Setembro, em Valada do Ribatejo, deveria ser de visita obrigatória para todos os estudantes e professores, pelo menos do ensino secundário. E também para deputados ambientalistas “de cidade” que nunca pegaram …

Ler mais »

Avaliação da qualidade e maturação dos frutos

Artigo de opinião de Hugo Pires, Licenciado em Engenharia Agronómica, ramo de Protecção das Plantas, pelo ISA (Agriw/agrozapp.pt) A avaliação da qualidade do fruto para consumo em fresco inclui diferentes aspectos, capazes também de auxiliar na determinação da data de colheita. Para começar deve avaliar-se o aspecto geral do fruto, tendo …

Ler mais »

5 soluções práticas para afastar os ratos da sua horta

Artigo de opinião de Rosa Moreira, Eng.ª Agrónoma, promotora do site A Cientista Agrícola Provavelmente este post vai acabar por gerar alguma polémica pois tal como aconteceu com o artigo das toupeiras, há sempre quem considere que não devemos interferir na natureza e nos seus habitantes. Sou apologista de uma agricultura sustentável mas …

Ler mais »

Censos 2021 a virar horizontes para a Juventude

Artigo de opinião de Séfora Costa, Presidente da Juventude Popular Açores Os resultados estatísticos dos Censos deste ano não são surpresa para ninguém. O despovoamento é há já alguns anos a tendência. Nos Açores, a população registou um declínio considerável, de 4,1% desde 2011. O arquipélago tinha 246.772 habitantes em …

Ler mais »