Início / Opinião

Opinião

Vacina para Plantas? Sim, é possível

Artigo de opinião de Carla Varanda, Patrick Materatski, Doroteia Campos, Mariana Patanita e Maria do Rosário Félix, do MED — Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento, Universidade de Évora A FAO estima que 20 a 40% da produção das culturas é perdida todos os anos devido ao ataque …

Ler mais »

Avelã – Uma Oportunidade de Investimento. A Conta de Cultura Produções, Custos e Rentabilidades

Artigo de opinião de Alexandre de Castilho, director-geral da Hidro Ibérica – Estudo e Montagem de Regas O interesse crescente pelos frutos secos é uma realidade incontornável nos dias de hoje, em todo o Mundo e principalmente em países mediterrâneos como Portugal. Em conjunto com a já instalada cultura da …

Ler mais »

Como prevenir flavescência dourada na vinha: saiba aqui

Artigo de opinião de Rosa Moreira, Eng.ª Agrónoma, promotora do site A Cientista Agrícola Artigo adaptado da Circular nº 21 de 2020, da Estação de Avisos de Entre Douro e Minho. Esta circular, bem como edições anteriores, pode também ser consultada e descarregada em 1 – http://portal.drapnorte.gov.pt/servico/fitossanidade/avisos-agricolas 2 –  http://snaa.dgav.pt/ Grapvine flavescence dorée phytoplasma (FD) …

Ler mais »

Como tratar o síndrome da esca da videira: saiba aqui

Artigo de opinião de Rosa Moreira, Eng.ª Agrónoma, promotora do site A Cientista Agrícola Artigo adaptado da Circular nº 21 de 2020, da Estação de Avisos de Entre Douro e Minho. Esta circular, bem como edições anteriores, pode também ser consultada e descarregada em 1 – http://portal.drapnorte.gov.pt/servico/fitossanidade/avisos-agricolas 2 –  http://snaa.dgav.pt/ SÍNDROME DA ESCA (Phaemoniella …

Ler mais »

Como cultivar beterraba: tudo o que deve saber

Artigo de opinião de Rosa Moreira, Eng.ª Agrónoma, promotora do site A Cientista Agrícola Olá! Espero que se encontrem bem! Hoje venho falar-vos sobre o cultivo de uma cultura que confesso que até há bem pouco tempo não apreciava: a beterraba. Talvez pelo seu sabor tão característico e forte, ou …

Ler mais »