Pinheiro

Sonae Arauco junta 70 profissionais em debate sobre sustentabilidade da fileira do pinheiro-bravo

A Sonae Arauco organizou um evento esta quarta-feira, 7 de Fevereiro, no Hotel Vila Galé Coimbra, que reuniu cerca de 70 profissionais – entre produtores florestais, prestadores de serviços, grupos de certificação e fornecedores de madeira – para reflectir sobre a sustentabilidade da fileira do pinheiro-bravo e sobre o modelo …

Ler mais »

Plantadas mais de 250 árvores e arbustos autóctones em Azeitão

Mais de 250 árvores e arbustos de espécies características da região foram plantados na manhã de sábado em Brejos de Azeitão, numa acção em que a vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Carla Guerreiro, destacou a importância da colaboração da população. Numa iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, em …

Ler mais »

PineFlavour: incapacidade europeia em comunicar diferenças entre pinhão mediterrânico e chinês prejudica toda a fileira

O director-geral da PineFlavour, Pedro Amorim, alerta para a incapacidade europeia em comunicar diferenças entre o pinhão mediterrânico e o chinês ou siberiano, facto que “tem prejudicado significativamente toda a fileira”. “Embora o miolo de pinhão seja um produto com um elevado valor acrescentado, existia um reconhecimento tácito relativamente à …

Ler mais »

UNAC: “urge investigar para potenciar a quantidade de pinha nas plantações” de pinhal manso

A secretária-geral da UNAC – União da Floresta Mediterrânica, Conceição Santos Silva, apela à urgente investigação “para potenciar a quantidade de pinha nas plantações, fazendo uso dos factores de produção disponíveis e comummente utilizados nos pomares agrícolas”. “A não valorização do pinhal manso, e principalmente do seu produto premium – …

Ler mais »

AgroGes: área rearborizada com pinheiro-manso em 2023 é de apenas 176 hectares

“Aplicando o pressuposto de que a densidade média de instalação de povoamentos de pinheiro-manso é de 400 plantas/ha (compasso de instalação de 5×5 metros), obtém-se uma estimativa da área de (re)arborizações de 1.388 hectares em 2021, e de 1.107 hectares em 2022. Em 2023, a área (re)arborizada estimada até 15 …

Ler mais »

Período de apanha de pinha de pinheiro-manso já arrancou. Comunicação obrigatória ao ICNF

Arrancou a 1 de Dezembro de 2023 um novo período legal de apanha de pinhas de pinheiro-manso, sendo permitida a colheita até ao dia 31 de Março de 2024. O ICNF — Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas relembra que o regime jurídico aplicável à colheita, transporte, armazenamento, transformação, …

Ler mais »

Congresso Internacional Pinea Spot. Submissão de resumos pode ser feita até 30 de Setembro

A organização do Congresso Internacional Pinea Spot, que vai debater a investigação em pinheiro-manso, informa que a submissão de resumos está aberta até 30 de Setembro de 2023. Os autores serão informados se o seu resumo foi aceite até 9 de Outubro de 2023. O registo do autor que fará …

Ler mais »