Início / Pecuária / Equídeos

Equídeos

Volume de gado abatido cresce 2% em Julho de 2021

O peso limpo total de gado abatido e aprovado para consumo em Julho de 2021 foi 39.708 toneladas, o que correspondeu a um acréscimo de 2,1% (-7,0% em Junho), devido ao maior volume de abate registado nos bovinos (+4,5%), suínos (+0,9%), ovinos (+19,9%) e caprinos (+16,3%). O volume para os …

Ler mais »

Cristina Rodrigues avança com projecto de Lei para proibição das touradas. Praças deverão ser transformadas em equipamentos culturais

A deputada, não inscrita, Cristina Rodrigues entregou na Assembleia da República uma proposta de Lei, que a ser aprovada, “determina o fim das touradas e prevê apoios para a reconversão das praças de touros existentes em equipamentos culturais”. Cristina Rodrigues pretende ainda que o Estado apoie “a reconversão das praças …

Ler mais »

Portugal já pode exportar sémen de equídeo para a Costa Rica

A DGAV — Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária informa que, demonstrado que foi em Abril de 2021 o interesse de Portugal na exportação sémen de equídeo para a Costa Rica, foi efectuado contacto junto dos Serviços Veterinários Oficiais da Costa Rica, no sentido de obter a indicação dos requisitos sanitários …

Ler mais »

Gado abatido em Abril de 2021 atingiu as 37.863 toneladas a crescer 8,3%

O peso limpo total de gado abatido e aprovado para consumo em Abril de 2021 foi 37.863 toneladas, o que correspondeu a um acréscimo de 8,3% (mais 9,1% em Março), devido ao maior volume de abate registado nos bovinos (+15,3%), suínos (+9,3%) e equídeos (+534,1%), revela o Boletim Mensal da …

Ler mais »

Cavalo Lusitano. Próximas aprovações de machos ao Livro de Adultos na Companhia das Lezírias e na Agrária de Coimbra

Se é produtor de cavalo lusitano, saiba que em 2021 só restam duas concentrações para a aprovação de machos ao Livro de Adultos. A primeira a 17 de Julho, na Companhia das Lezírias, e a última a 23 de Outubro, na Escola Superior Agrária de Coimbra ESAC). As inscrições, têm …

Ler mais »

Associação Portuguesa de Criadores de Cavalo Puro Sangue Lusitano renova página de Internet

A Associação Portuguesa de Criadores de Cavalo Puro Sangue Lusitano (APSL) renovou a sua página na Internet, onde é possível conhecer o trabalho de melhoria do efectivo, eventos onde a raça está presente, informação sobre a genealogia dos animais, consulta sobre a sua pontuação, consanguinidade e descendência. Agora disponibilizado em …

Ler mais »

Pedido Único. Manutenção de raças autóctones. Sabia que o PDR 2020 tem apoio à criação do burro mirandês?

Muito se tem falado nos últimos dias dos apoios do PDR 2020 e do Pedido Único, cujo prazo para as candidaturas foi agora prorrogado para 31 de Maio. E também da criação e possíveis apoios à criação de burros, em especial do burro mirandês. Pois saiba que esses apoios existem …

Ler mais »

Montaria acolheu Seminário que valoriza Garrano enquanto produto de turismo equestre

A Câmara Municipal de Viana do Castelo promoveu, ontem, 21 de Abril, na freguesia da Montaria, o seminário “O Garrano é inteligente Seminário de Equinologia e Turismo Equestre?”, que contou com a colaboração de especialistas nacionais e internacionais. Este encontro realizou-se no âmbito dos projectos de investigação científica internacional sobre …

Ler mais »