Início / Agricultura / Intelligent Bit Chooser vence do Horse Business Ideas em Alter do Chão

Intelligent Bit Chooser vence do Horse Business Ideas em Alter do Chão

Os grandes vencedores do primeiro Horse Business Ideas foram conhecidos hoje, 20 de Maio. Um concurso de ideias de negócio lançado pelo Horse Economic Forum, conferência internacional promovida pelo Município de Alter do Chão, que está a decorrer desde ontem na vila alentejana.

O projecto Intelligent Bit Chooser — que usa Inteligência Artificial para seleccionar a embocadura mais apropriada ao cavalo — conquistou o primeiro lugar do concurso. O segundo lugar foi atribuído à ideia Horse Groom Recruitment & Academy e o terceiro ao projecto Equitourism – Activ Aging (EAA).

Com a Intelligent Bit Chooser, Rui Pedro Moura pretende desenvolver sensores, analisadores de movimento e dos andamentos, e software para recolher e analisar indicadores que ajudam a avaliar a eficácia da comunicação do cavalo com o cavaleiro proporcionada pela embocadura, o grau de desconcentração e concentração durante o trabalho ou em competição, assim como a performance e os resultados alcançados.

Já o Horse Groom Recruitment & Academy, criado por Tânia Rodrigues da Silva e David Amaral, oferece um serviço de mediação e procura colmatar a falta de mão-de-obra qualificada no desporto equestre.

O projecto Equitourism – Activ Aging (EAA), liderado pela Academia Equestre João Cardiga – Associação, destina-se a pessoas com mais de 60 anos que pretendam aprender a montar a cavalo, aperfeiçoar a sua técnica ou ter apenas momentos de lazer, em contacto com os cavalos, numa vertente lúdica e turística e bem-estar.

Além dos prémios aos 3 melhores projectos, foram ainda atribuídas 14 menções honrosas, entre as 35 candidaturas ao primeiro Horse Business Ideias. O júri do concurso foi composto por membros do Fórum de Administradores e Gestores de Empresa (FAE), que avaliaram os projectos submetidos de acordo com critérios de inovação e criatividade, potencial de diferenciação, viabilidade e sustentabilidade, e potencial de impacto económico.

Horse Economic Forum

O Horse Economic Forum junta dezenas de especialistas nacionais e internacionais, no Cineteatro de Alter do Chão, para debater as potencialidades do sector equestre. Este é o primeiro evento do género organizado em Portugal e o seu objectivo principal é contribuir para a promoção e inovação da economia do cavalo.

Um dos momentos mais importantes desta conferência foi a apresentação do Annual Report, no dia 19 de Maio, onde foi revelado que o valor económico do cavalo na União Europeia é de 100 mil milhões de euros. Já em Portugal, o seu valor económico é de cerca de 25 milhões de euros, se olharmos apenas à componente do desporto equestre.

No nosso País, Alter do Chão é um dos municípios mais emblemáticos da tradição coudélica, onde está inserida a Coudelaria de Alter. Em média, nascem neste espaço 60 cavalos por ano. Em 2019 obteve receitas de 180 mil euros.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Confagri lança série de 5 vídeos sobre “As Cooperativas e a Inovação na Agricultura”

Partilhar              A Confagri – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal quer …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.