Início / Agricultura / 8 de Maio. É Dia Internacional do Burro. DGAV associa-se à celebração

8 de Maio. É Dia Internacional do Burro. DGAV associa-se à celebração

8 de Maio. Hoje é o Dia Internacional do Burro. Nesta data, a AEPGA — Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino “alerta para a importância destes animais dóceis, resilientes e sociáveis, características que os tornam particularmente especiais na convivência com os seres humanos”.

E a DGAV – Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária associa-se a esta celebração. “Seja como parceiro no trabalho agrícola, animal de companhia, terapeuta ou professor, a versatilidade das valências do burro, e a inteligência e docilidade com que as desempenha são dignas da nossa admiração”, refere a DGAV.

Neste dia, a AEPGA convida toda a comunidade a associar-se à causa, fazendo uma fotografia, vídeo, ilustração ou texto, tendo como tema o burro, e inspirando-se no bem-estar animal e na “Liberdade do Medo e da Angústia”, uma das 5 Liberdades do Bem-estar Animal, este ano em destaque nesta comemoração.

Poderá enviar a sua criação para aepga@aepga.pt, e esta será publicada no site do Dia do Burro (aqui), ou poderá também publicá-la nas redes sociais, usando #diadoburro.

Nesta iniciativa que pretende promover a dignificação de todos os burros, e dos papéis que estes assumem em diversas comunidades por todo o Mundo, a DGAV destaca o Burro de Miranda, uma raça autóctone portuguesa ameaçada de extinção, que contribuiu de forma determinante para a ruralidade, cultura e história de Portugal.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Vamos deixar de consumir tubarão?

Partilhar              Artigo de opinião de Ana Henriques, Técnica de Oceanos e Pescas da ANP|WWF Enquanto lê …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.