Arroz

Infestantes e javalis condicionam produtividade no arroz. Rendimento 4% abaixo da média do último quinquénio

O Instituto Nacional de Estatística (INE) diz que a produtividade da cultura do arroz foi condicionada pelas pragas e pela presença de javalis e aves de grande porte que “danificam a cultura de forma irreversível”. Segundo o Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Setembro de 2021, os técnicos do …

Ler mais »

Produtividade do arroz nas 5,4 toneladas por hectare, inferior à média do último quinquénio

As sementeiras mais tardias de arroz realizaram-se no início de Julho, tendo decorrido sem problemas, refere os técnicos do Instituto Nacional de Estatística (INE), nas suas previsões a 31 de Julho. Os técnicos do INE prevêem um rendimento unitário de 5,4 toneladas por hectare, 4% abaixo da média do último quinquénio …

Ler mais »

Pedido Único. IFAP faz controlo das ajudas ao arroz e tomate por satélite

O IFAP — Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas informa os produtores candidatos aos Prémios Específicos ao arroz e/ou ao tomate que na presente campanha irá proceder ao controlo por monitorização das referidas ajudas. A monitorização é um processo automático de controlo da declaração do agricultor com recurso a …

Ler mais »

Preço do milho com tendência de subida mas área semeada mantém-se

As sementeiras do milho terminaram, na generalidade, durante a primeira quinzena, e decorreram sem incidentes. Apesar da tendência de subida de preços muito significativa desta commodity agrícola nos mercados internacionais (praticamente duplicou o preço entre Agosto de 2020 e Maio de 2021), as previsões do Instituto Nacional de Estatística (INE), …

Ler mais »

Retomada a exploração de cerca de 3 mil hectares de arroz com conclusão das obras no aproveitamento hidroagrícola do Vale do Sado

As obras no aproveitamento hidroagrícola do Vale do Sado chegaram ao fim pelo que foi possível retomar a exploração de cerca de 3 mil hectares de canteiros de arroz que, em 2020, não puderam ser cultivados. Assim, o Instituto Nacional de Estatística (INE) prevê que a área de arroz retome …

Ler mais »

Aproveitamento hidroagrícola do Vale do Sado: obras impedem utilização de 3.000 hectares de canteiros de arroz em Alcácer e Grândola

O Instituto Nacional de Estatística (INE) estima a manutenção da área semeada de arroz na campanha anterior, de 26 mil hectares, 8% abaixo da média do último quinquénio, sobretudo devido às obras de reabilitação do aproveitamento hidroagrícola do Vale do Sado, que “continuam a impedir a utilização de cerca de …

Ler mais »

Previsões agrícolas do INE: produtividade do trigo, triticale, cevada e aveia aumenta 10%

As previsões agrícolas do Instituto Nacional de Estatística (INE), em 30 de Abril, apontam para aumentos de 10%, face à campanha anterior, na produtividade do trigo, triticale, cevada e aveia. No centeio o rendimento unitário deverá manter-se próximo dos níveis alcançados no ano passado. Quanto às culturas de Primavera/Verão, refere …

Ler mais »

Benavente. Festival do Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas realiza-se em edição online

A Câmara Municipal de Benavente organiza mais um Festival do Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas. Este ano a edição será transmitida em directo na página oficial do evento, aqui, no próximo dia 22 de Maio a partir das 16 horas — e também nas suas redes sociais Facebook e Youtube. Quem …

Ler mais »

Corteva Agriscience obtém registo definitivo para o Loyant. Herbicida para a cultura do arroz

A Corteva Agriscience, empresa de referência do sector agrícola em tecnologia de sementes, protecção das culturas e agricultura digital, obteve o registo definitivo do novo herbicida Loyant, no âmbito do Art. 33 do Regulamento (UE) 1107/2009. Com este registo, a empresa põe à disposição dos orizicultores uma nova solução para …

Ler mais »

Investigador da Universidade do Minho alerta: má planificação e gestão de barragens e arrozais é fatal para muitas espécies

Os habitats artificiais de água doce “requerem boa gestão da sua biodiversidade”, pois a má planificação e gestão de estruturas como barragens, canais, lagos artificiais e arrozais “é fatal para muitas espécies”, alerta um estudo mundial coordenado por Ronaldo Sousa, da Universidade do Minho. Os habitats artificiais de água doce …

Ler mais »