Início / Política

Política

CAP apela ao Mundo Rural à rejeição do voto no Partido Socialista por se mostrar disponível a coligação com o PAN

A direcção da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, perante a possibilidade de o PAN – Pessoas-Animais-Natureza “vir a integrar um Governo de Portugal caso o Partido Socialista vença as eleições sem maioria, não pode (…) ter outra posição que não seja a do apelo à rejeição do voto …

Ler mais »

PSD queixa-se do Governo da República por deixar empresas dos Açores sem apoio excepcional ao aumento do salário mínimo

O presidente do grupo parlamentar do PSD/Açores, João Bruto da Costa, considerou esta sexta-feira, 14 de Janeiro, que o Governo da República “discriminou as empresas açorianas, não estendendo às regiões autónomas o apoio excepcional ao aumento do salário mínimo”. Realça João Bruto da Costa, em comunicado do PSD açoriano, que …

Ler mais »

Ministra da Agricultura participa na 1ª reunião do Agrifish da Presidência Francesa

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, participa, no próximo dia 17 de Janeiro, segunda-feira, na reunião do Agrifish – Conselho Europeu de Agricultura e Pescas, que decorre em Bruxelas, o primeiro da Presidência Francesa do Conselho da União Europeia. No encontro do Agrifish, Julien Denormandie, ministro da Agricultura …

Ler mais »

Fencaça diz que “perigo é eminente” e aconselha leitura dos programas eleitorais, contra o Mundo Rural, do PAN, BE e Livre

O presidente da Fencaça – Federação Portuguesa de Caça, Jacinto Amaro, considera que “chegou o momento das associações representativas dos sectores agrícola, florestal e pecuário” (CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, Confagri — Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas, CNA – Confederação Nacional da Agricultura e AJAP – Associação do …

Ler mais »

Açores e Madeira enviam carta à ministra da Agricultura. Pedem respostas da União Europeia para crise no sector

O Governo Regional dos Açores enviou, em conjunto com o Governo da Região Autónoma da Madeira, uma carta à ministra da Agricultura requerendo respostas urgentes e adequadas para o aumento dos custos de produção do sector agrícola e pecuário. A missiva, assinada pelos respectivos presidentes, José Manuel Bolieiro e Miguel …

Ler mais »

Legislativas 2022. CNA reclama 10 medidas prioritárias para a Agricultura Familiar e o Mundo Rural

A CNA – Confederação Nacional da Agricultura considera que das eleições legislativas de 30 de Janeiro “resultará uma nova configuração da Assembleia da República e daí a constituição de um novo Governo. Abre-se um novo ciclo de oportunidade para outras e melhores políticas agro-rurais”. Por isso, “em defesa da produção …

Ler mais »

Legislativas. Candidato da AD Açores defende mais capacidade de carga aérea para exportar produtos açorianos

O candidato da AD/Aliança Democrática (PSD, CDS-PP e PPM) à Assembleia da República Francisco Pimentel defende “o aumento da capacidade de carga aérea disponível para a exportação dos produtos açorianos”, considerando essa condição “determinante para o nosso desenvolvimento económico”. Francisco Pimentel prestou declarações após uma reunião com a direcção da …

Ler mais »

Legislativas. CAP: PS diverge da maioria dos partidos ao “insistir nas mesmas políticas e na mesma arquitectura governamental para o sector agrícola”

A direcção da CAP — A Confederação dos Agricultores de Portugal considera que a “maioria dos partidos defende renovação de políticas e de organização para valorizar e apoiar o sector agrícola. No entanto diz que o “Partido Socialista diverge desta posição, ao insistir nas mesmas políticas e na mesma arquitectura …

Ler mais »

Legislativas. PAN compromete-se a abolir a caça para “proteger as espécies e promover a biodiversidade”

O PAN – Pessoas-Animais-Natureza — que se assume como “o único partido animalista, não especista e ambientalista português” — propõe abolir a caça na próxima legislatura. E, enquanto não é proibida, compromete-se a “proteger as espécies e promover a biodiversidade, em particular nas áreas protegidas, assim como em zonas ardidas, …

Ler mais »