Início / Política

Política

Agrária de Coimbra promove encontro “A agricultura portuguesa nos 50 anos do 25 de Abril: mudanças e perspectivas de futuro”

A Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC) promove, no próximo dia 10 de Maio, com início pelas 9h30, no seu Auditório E, o encontro “A agricultura portuguesa nos 50 anos do 25 de Abril: mudanças e perspectivas de futuro”. A entrada é gratuita mas de inscrição obrigatória, aqui. Programa 09.30h …

Ler mais »

CNA: Programa do Governo “vazio no que respeita à Agricultura Familiar e aos baldios”

A direcção da CNA — Confederação Nacional da Agricultura diz que o Programa do Governo é “vazio no que respeita à Agricultura Familiar e aos baldios”. “Lido o Programa de Governo, a CNA tem mais inquietações do que respostas, na medida em que o Governo apresenta um conjunto de intenções …

Ler mais »

Chega. Pedro Frazão: “em quantos dias vai o Governo restituir as competências das DRAP?”

“Em quantos dias vai o Governo restituir as competências das DRAP [Direcções-Gerais de Agricultura e Pescas]”, em quantos dias “vai reprogramar o PEPAC [Plano Estratégico da Política Agrícola Comum Portugal], em quantos dias “vai devolver todas as competências que foram roubadas ao Ministério da Agricultura, nomeadamente o bem-estar animal e …

Ler mais »

Governo vai reprogramar PEPAC e aposta num plano estratégico para a água e o regadio

O Governo liderado por Luís Montenegro compromete-se a “reprogramar o Plano Estratégico da PAC (PEPAC), simplificando os procedimentos para os beneficiários” e a apostar “na execução de um plano estratégico para a água e o regadio, não só como fonte de rendimento económico, mas também como combate às alterações climáticas”. …

Ler mais »

Governo quer simplificar candidaturas ao Mar 2030 tornando a execução mais rápida

O Governo liderado por Luís Montenegro pretende “desenvolver a Economia do Mar de modo sustentado, sustentável e com visão integrada de cluster e de fileira” compromete-se a “simplificar os programas de investimento europeu no âmbito das candidaturas do Mar 2030, tornando a sua execução mais rápida, dando competitividade ao sector”. …

Ler mais »

Costa deixa “herança” pesada à AD: rotulagem alimentar Nutri-Score que considera refrigerante zero açúcar mais saudável que azeite

O Nutri-Score, rótulo que classifica os produtos alimentares mais e menos saudáveis, conferindo-lhes uma letra com um código, do verde escuro (A) ao vermelho escuro (E), gera polémica entre os agricultores europeus desde o seu anúncio. Um sistema que sempre foi recusado pela anterior ministra da Agricultura e da Alimentação, …

Ler mais »

Florestas estão de volta à Agricultura. Ministério tem 3 secretários de Estado

O XXIV Governo Constitucional, liderado por Luís Montenegro, volta a ter a pasta das Florestas no Ministério da Agricultura, tal como prometido em campanha eleitoral pela coligação Aliança Democrática (AD) — PSD-CDS-PPM. O Ministério da Agricultura e Pescas, que tem como ministro José Manuel Fernandes, conta com três secretarias de …

Ler mais »

Montenegro: “questão da água é absolutamente fundamental”. PRR “tem de ser uma oportunidade de investimento reprodutivo”

O primeiro-ministro Luís Montenegro disse no seu discurso de posse do XXIV Governo Constitucional que “a questão da água é absolutamente fundamental, já que parte importante do território depara-se com gravíssimos problemas de escassez de água, o que afecta as pessoas, a agricultura e o turismo. Temos que fazer investimentos em …

Ler mais »