Início / Agricultura / CNA: Programa do Governo “vazio no que respeita à Agricultura Familiar e aos baldios”

CNA: Programa do Governo “vazio no que respeita à Agricultura Familiar e aos baldios”

A direcção da CNA — Confederação Nacional da Agricultura diz que o Programa do Governo é “vazio no que respeita à Agricultura Familiar e aos baldios”.

“Lido o Programa de Governo, a CNA tem mais inquietações do que respostas, na medida em que o Governo apresenta um conjunto de intenções sem nunca se referir à Agricultura Familiar, aos baldios, ao problema dos animais selvagens ou à Casa do Douro, ou sem assumir o compromisso claro de reversão da integração das DRAP’s [Direcções Regionais de Agricultura e Pescas] nas CCDR [Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional]. São omissões inaceitáveis, que não auguram nada de bom para os pequenos e médios agricultores, produtores florestais e compartes de baldios”, refere um comunicado de imprensa da Confederação.

Por outro lado, diz a CNA que o documento “apresenta poucas medidas concretas. E precisamos de medidas concretas. O Governo tem de se comprometer a: reverter a discriminação e os cortes nas ajudas aos baldios; concretizar as eleições na Casa do Douro; criar uma lei que não permita a compra de produtos aos agricultores abaixo do custo de produção; indemnizar os agricultores pelos prejuízos causados por animais selvagens; reverter a extinção das DRAPs; aplicar uma PAC [Política Agrícola Comum] mais justa com ajudas mais bem distribuídas e concretizar o Estatuto da Agricultura Familiar”.

A CNA refere ainda no mesmo comunicado que “exige ser ouvida e respostas claras às suas reclamações. Os agricultores, os produtores florestais e os compartes de baldios sabem que podem contar com a CNA, que não desmobiliza com promessas vagas e conversa vã. Cabe ao Governo dar resposta cabal e com urgência às reclamações da CNA e filiadas”.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Já são conhecidos os vencedores do Prémio Nacional de Enoturismo 2024

Partilhar              A gala da terceira edição do Prémio Nacional de Enoturismo Apeno/Ageas Seguros 2024, considerado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.