Início / Agricultura / Florestas estão de volta à Agricultura. Ministério tem 3 secretários de Estado

Florestas estão de volta à Agricultura. Ministério tem 3 secretários de Estado

O XXIV Governo Constitucional, liderado por Luís Montenegro, volta a ter a pasta das Florestas no Ministério da Agricultura, tal como prometido em campanha eleitoral pela coligação Aliança Democrática (AD) — PSD-CDS-PPM.

O Ministério da Agricultura e Pescas, que tem como ministro José Manuel Fernandes, conta com três secretarias de Estado: Agricultura; Florestas; e Pescas.

O primeiro-Ministro Luís Montenegro propôs a nomeação de 41 secretários de Estado ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que a aceitou. Os governantes são empossados pelo Presidente da República, numa cerimónia que se realiza amanhã, 5 de Abril, no Palácio da Ajuda, em Lisboa, pelas 18 horas.

Agricultura

João Manuel Moura Rodrigues é o novo secretário de Estado da Agricultura. Tem um MBA em Gestão Financeira para as PME e Licenciatura em Engenharia Agro-Pecuária, além de Bacharelato em Produção Animal. É administrador de empresas. Foi deputado à Assembleia da República (XIV, XV e XVI Legislaturas) e professor.

João Moura é presidente da Distrital do Partido Social Democrata (PSD) de Santarém e foi número dois da lista do PSD pelo distrito de Santarém nas eleições legislativas de 10 de Marco.

Florestas

A secretaria das Florestas fica com Rui Ladeira. Tem Licenciatura em Engenharia Agronómica, sendo Engenheiro do ramo florestal. Foi, até Janeiro, presidente da Câmara Municipal de Vouzela, cargo que deixou para ser candidato da AD pelo círculo Viseu, nas últimas eleições legislativas.

Pescas

Já a Secretaria de Estado das Pescas fica a cargo da madeirense Cláudia Monteiro de Aguiar. Licenciada em Sociologia, tem uma Pós-graduação em Marketing e Comunicação e é Executive Master em Gestão e Transformação Digital.

Foi deputada pelo PSD à Assembleia da República de 2011 a 2014. Actualmente está a desempenhar o seu segundo mandato como deputada ao Parlamento Europeu (2014 a 2019 e 2019 a 2024). Foi eleita como a Melhor Eurodeputada do Ano 2016, na área do Turismo, num universo de 751 parlamentares.

Lidera a Tourism Task Force, o grupo de trabalho de Turismo do Parlamento Europeu. É vice-presidente da SME Europe, organização de defesa das pequena e médias empresas europeias e também é vice-presidente do grupo de trabalho das Regiões Ultraperiféricas no Comité das Pescas do SEArica, que é um grupo de trabalho dedicado aos Mares, Rios, Ilhas e Zonas Costeiras.

Mar

O Governo da AD conta ainda, no Ministério da Economia, com a Secretaria de Estado do Mar, ocupada por Lídia Bulcão. Natural da Ilha do Faial, é licenciada em Ciências da Comunicação. Jornalista de profissão, foi deputada do PSD, eleita pelo círculo dos Açores à Assembleia da República, entre 2011 e 2015, durante o Governo liderado por Pedro Passos Coelho.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Já são conhecidos os vencedores do Prémio Nacional de Enoturismo 2024

Partilhar              A gala da terceira edição do Prémio Nacional de Enoturismo Apeno/Ageas Seguros 2024, considerado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.