Início / Agricultura / Ovibeja. Aquapor garante que indústria agroalimentar pode recuperar até 90% das suas águas residuais

Ovibeja. Aquapor garante que indústria agroalimentar pode recuperar até 90% das suas águas residuais

A Aquapor, líder de mercado na Gestão de Concessões Municipais e Prestações de Serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais directamente à população, às autarquias e às indústrias, organiza hoje, 30 de Abril, na Ovibeja, a partir das 11 horas, Auditório da Expobeja, o colóquio “Circularidade da Água no Sector Agrícola e Agroalimentar”.

E garante a empresa do Grupo Saur que “recorrendo a tecnologias de tratamento adequadas, as indústrias agroalimentares podem recuperar 50% a 90% das águas residuais que produzem”.

O debate tem como objectivo dar a conhecer as novas directrizes a aplicar às águas residuais, assim como as soluções que existem para o tratamento de efluentes.

A escassez de água provocada pelas alterações climáticas tem conduzido os diferentes sectores de actividade a adoptar medidas que promovam a circularidade e a eficiência hídrica.

Para a directora de Soluções Industriais da Aquapor, Fátima Pedroso, “no caso das indústrias agroalimentares, é possível reduzir significativamente o consumo de água, através da reutilização dos seus efluentes que podem ser tratados e aplicados para diversos fins”.

“No caso de os efluentes industriais serem utilizados apenas para rega, é possível uma recuperação superior a 90%. Por outro lado, se falarmos de usos industriais não alimentares, como por exemplo, a utilização em caldeiras e sistemas de arrefecimento, as indústrias poderão recuperar 50% a 60% dos seus efluentes”, explica a responsável.

Como forma de promover a utilização de fontes alternativas de água, nomeadamente de efluentes industriais, a Aquapor tem vindo a desenvolver diversas soluções que podem ser adaptadas à realidade de cada indústria.

Programa – colóquio “Circularidade da Água no Sector Agrícola e Agroalimentar”

Enquadramento Legal

  • Nova directiva águas residuais
  • DL Reutilização
  • Resoluções conselho ministros para situação de alerta por motivo de seca PENSAAR 2030

Tratamento de Efluentes

  • Parâmetros críticos
  • Etapas de tratamento
  • Tecnologias de tratamento Subprodutos produzidos

Circularidade no Ciclo da Água

  • Reutilização de efluentes tratados
  • Valorização de subprodutos
  • Produção de energia

Perguntas e respostas

A 40ª Ovibeja realiza-se de 30 de Abril a 5 de Maio no Parque de Feiras e Exposições Manuel de Castro e Brito, em Beja. O associativismo agrícola – que está na génese da Feira – vai ser o tema central da 40ª Ovibeja, reflectido em várias conferências. Uma organização a cargo da ACOS – Associação de Agricultores do Sul.

Conheça o programa completo da 40ª Ovibeja aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Câmara de Santarém atribui Medalha de Ouro ao CNEMA

Partilhar              A Câmara de Santarém condecorou hoje, 14 de Junho, o CNEMA — Centro Nacional de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.