Caça

Agricultores pedem indeminização pelos prejuízos. PAN quer limitar “criação de javalis em cativeiro para a actividade cinegética”

A CNA — Confederação Nacional da Agricultura quer que o Estado português indemnize os produtores pelos “prejuízos na agricultura provocados por javalis e outros animais selvagens”. Mas, no mesmo dia em que aquela Confederação entrega uma petição na Assembleia da República, o PAN – Pessoas-Animais-Natureza avança com um Projecto de …

Ler mais »

Candidaturas ao Programa de Apoio ao Ordenamento e à Gestão Zonas de Caça 2021 podem ser feitas até 29 de Outubro

O ICNF — Instituto da Conservação da Natureza e Florestas informa que o prazo de candidaturas ao Programa de Apoio ao Ordenamento e à Gestão Zonas de Caça 2021 foi prorrogado para dia 29 de Outubro de 2021 até ás 18 horas. O apoio financeiro ao Programa de Apoio ao Ordenamento …

Ler mais »

Tapada Nacional de Mafra: inscrições abertas até 27 de Agosto para caça ao gamo, veado e javali

O ICNF — Instituto da Conservação da Natureza e Florestas acaba de informar das das “Disposições especiais de exploração para a Época Venatória 2020-2021” na Tapada Nacional de Mafra. Estão abertas as inscrições, até 27 de Agosto para caça ao gamo, veado e javali. A Tapada Nacional de Mafra organiza, …

Ler mais »

Caça à rola proibida. PAN: sector da caça deveria pagar “compensação pelos danos irreversíveis que causa à biodiversidade”

O Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) decidiu proibir transitoriamente a caça à rola-comum na época venatória de 2021-2022. As três Organizações do Sector da Caça de 1.º Nível dizem que “é algo pelo qual o Estado português tem que se responsabilizar”. Pois a porta-voz do PAN – Pessoas – …

Ler mais »

Ministério do Ambiente: caça à rola-comum proibida “como medida de protecção temporária à espécie”

A proibição da caça à rola-comum na época venatória 2021-2022 já saiu em Diário da República. Diz a Portaria n.º 168-A/2021, assinada pelo secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Paulo Catarino, que é uma “medida de protecção temporária à espécie”. Diz o …

Ler mais »

OSC de 1.º Nível: Estado português “tem que se responsabilizar” pelos prejuízos da proibição da caça à rola-comum

O Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) decidiu proibir transitoriamente a caça à rola-comum na época venatória de 2021-2022, a 15 dias da abertura, quando, por Portaria publicada a 10 de Maio de 2021, tinha indicado ao sector que em Portugal “no que respeita à rola-comum, a sua …

Ler mais »

Proibição de armadilhas para aves rejeitada no Parlamento. ANPC diz ser a “oportunidade para melhorar a legislação” centrando-a nas aves de rapina

O Parlamento chumbou ontem, 20 de Julho, a proposta de Lei que proibia o fabrico, posse e venda de armadilhas para aves silvestres, resultante de projectos de lei do  PAN – Pessoas-Animais-Natureza e do PEV — Os Verdes. Para a ANPC – Associação Nacional de Proprietários Rurais, Gestão Cinegética e …

Ler mais »