Caça

Proprietários Rurais e de Gestão Cinegética recebem Prémio Ibérico Feciex 2022

A ANPC — Associação Nacional de Proprietários Rurais, Gestão Cinegética e Biodiversidade, presidida por António Paula Soares, recebeu hoje, 15 de Setembro, o Prémio Ibérico Feciex 2022 das mãos do Alcaide de Badajoz, Ignacio Gragera e da vice-presidente do IFEBA (Feria Badajoz), Blanca Subiran. O prémio entregue a António Paula …

Ler mais »

Emprego. Fencaça está a recrutar Engenheiro Florestal ou Agrónomo para Coruche

A Fencaça – Federação Portuguesa de Caça pretende contratar um engenheiro Florestal, Agrónomo ou em áreas similares, para exercer funções na sua sede em Coruche. Requisitos: Experiência Profissional; Conhecimento em sistema de informação geográfica (SIG); Inglês falado e escrito; Disponibilidade imediata. Principais Funções: Elaboração e acompanhamento de Projectos de Caça; …

Ler mais »

Apoio ao Ordenamento e à Gestão de Zonas de Caça. Candidaturas fecham a 30 de Novembro

O Fundo Ambiental tem disponível um milhão de euros para apoio ao Ordenamento e à Gestão de Zonas de Caça 2022, em todo o território continental. As candidaturas estão abertas até às 18 horas de 30 de Novembro. Segundo o Anúncio de Abertura de Procedimento Concursal n.º 2022-4030-01, pretende-se com este …

Ler mais »

PAN defende renaturalização e interdição da caça no Parque Natural da Serra da Estrela

A deputada única do PAN – Pessoas-Animais-Natureza, Inês de Sousa Real, entregou na Assembleia da República um Projecto de Resolução que recomenda ao Governo a “renaturalização e interdição da caça no Parque Natural da Serra da Estrela”. E a contratação de 25 novos vigilantes da natureza. Propõe Inês de Sousa …

Ler mais »

António Ventura: Açores “estão a afirmar-se internacionalmente pela sua cinegética local”

O secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural dos Açores, António Ventura, destacou hoje, 2 de Agosto, nas Furnas que o Viveiro Florestal “é um espaço multifuncional de apoio às políticas públicas, no âmbito da cinegética e da reflorestação de parques públicos”. Este espaço, que presta também apoio na …

Ler mais »

Peste Suína Africana avança na Europa. DGAV apela ao reforço das medidas preventivas

A situação epidemiológica da Peste Suína Africana (PSA) continua a agravar-se na Alemanha, com a notificação de dois focos da doença em suínos no dia 2 de Julho, através do Sistema de notificação de doenças animais da União Europeia (ADIS), numa exploração localizada em Emsland da Baixa Saxónia (Niedersachsen) perto …

Ler mais »

Fencaça: proibição da caça à rola-comum “pode levar a maior diminuição da espécie em Portugal”

O Governo decidiu proibir a caça à rola-comum (Streptopelia turtur) até 2024, como medida de protecção temporária da espécie, seguindo as recomendações da Comissão Europeia. O objectivo é aumentar a população de rola-comum, mas o presidente da Fencaça – Federação Portuguesa de Caça, Jacinto Amaro, considera que tal medida “pode …

Ler mais »

Caça à rola-comum proibida até 2024

O Governo decidiu proibir a caça à rola-comum (Streptopelia turtur) até 2024, como medida de protecção temporária da espécie. A caça à rola-comum estava já proibida na época venatória 2021-2022. Segundo a Portaria n.º 161/2022, de 20 de Junho, assinada pelo secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, João …

Ler mais »