Caça

Proibição de armadilhas para aves rejeitada no Parlamento. ANPC diz ser a “oportunidade para melhorar a legislação” centrando-a nas aves de rapina

O Parlamento chumbou ontem, 20 de Julho, a proposta de Lei que proibia o fabrico, posse e venda de armadilhas para aves silvestres, resultante de projectos de lei do  PAN – Pessoas-Animais-Natureza e do PEV — Os Verdes. Para a ANPC – Associação Nacional de Proprietários Rurais, Gestão Cinegética e …

Ler mais »

Plataforma Sociedade e Animais pede aos deputados para travarem “ataques” contra a caça e contra o Mundo Rural

A Plataforma Sociedade e Animais contactou vários deputados e Grupos Parlamentares a propósito das “mais recentes investidas contra a caça e contra o Mundo Rural”, alertando-os e sensibilizando-os para “a necessidade de, mais uma vez, travar estes ataques”. Além dos vários contactos estabelecidos, foi enviado aos deputados com assento na …

Ler mais »

ANPC acusa PAN de “radicalismo animalista” e de propor uma “lei para acabar com a caça em Portugal”

A direcção da ANPC — Associação Nacional de Proprietários Rurais, Gestão Cinegética e Biodiversidade, presidida por António Paula Soares, considera que projecto de Lei de Bases Gerais da Caça entregue na Assembleia pelo Grupo Parlamentar do PAN – Pessoas-Animais-Natureza “não é mais que uma lei para acabar com a caça …

Ler mais »

O Futuro da Rola-comum na Europa: Perspectivas de Caça e Conservação. Quer participar no webinar da FACE?

A Federação Europeia de Caça e Conservação (FACE) organiza o webinar O Futuro da Rola-comum na Europa: Perspectivas de Caça e Conservação, a realizar-se no próximo dia 14 de Julho. A participação é gratuita. Um evento online para caçadores e decisores organizado pela Federação Europeia de Caça e Conservação para …

Ler mais »

Proposta de Lei da Caça do PAN. Cães só com trela e num máximo de 5. Carta de caçador só depois de 1 ano de formação

O Grupo Parlamentar do PAN – Pessoas-Animais-Natureza quer revogar a actual Lei da Caça. Entre as espécies a ficarem fora da actividade cinegética estão a rola-comum, o tordo-zornal, o tordo-ruivo, o coelho-bravo, as raposas e os saca-rabos. E quer que os cães utilizados na caça estejam presos à trela ou …

Ler mais »

PAN quer proibir caça à rola-comum, zarro, piadeira, arrabio, tordo-zornal, tordo-ruivo, coelho-bravo e raposa

O Grupo Parlamentar do PAN – Pessoas-Animais-Natureza propõe o fim da caça à rola-comum, zarro, piadeira, arrabio, tordo-zornal, tordo-ruivo, coelho-bravo ou quaisquer outras que constem da Lista Vermelha publicada pela International Union for Conservation of Nature and Natural Resources. E exclui igualmente como espécies com interesse cinegético as raposas e …

Ler mais »

ICNF abre caça ao javali até 30 de Setembro para combater peste suína africana e minimizar prejuízos na agricultura

O Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) diz que “importa promover mais acções de âmbito nacional que conduzam a um maior controlo” das populações de javalis. Assim definiu um novo período para a realização destas acções de correcção de densidades de javalis que decorrerá até 30 de Setembro …

Ler mais »

Comissão insiste em proibir caça à rola-comum. Federação Europeia de Caçadores: “não é nos Estados-membros onde a rola-comum é caçada que se observam as maiores diminuições da espécie”

A Comissão Europeia mantém a sua posição intransigente de introduzir uma moratória sobre a caça da rola comum, apesar de ter sido rejeitada pelos 10 países europeus que permitem sua captura. Os deputados do Intergrupo do Parlamento Europeu “Biodiversidade, Caça, Campo “enviaram uma carta aberta à presidente da Comissão Europeia …

Ler mais »