Caça

Fencaça: proibição da caça à rola-comum “pode levar a maior diminuição da espécie em Portugal”

O Governo decidiu proibir a caça à rola-comum (Streptopelia turtur) até 2024, como medida de protecção temporária da espécie, seguindo as recomendações da Comissão Europeia. O objectivo é aumentar a população de rola-comum, mas o presidente da Fencaça – Federação Portuguesa de Caça, Jacinto Amaro, considera que tal medida “pode …

Ler mais »

Caça à rola-comum proibida até 2024

O Governo decidiu proibir a caça à rola-comum (Streptopelia turtur) até 2024, como medida de protecção temporária da espécie. A caça à rola-comum estava já proibida na época venatória 2021-2022. Segundo a Portaria n.º 161/2022, de 20 de Junho, assinada pelo secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, João …

Ler mais »

Espanha. Cantábria autoriza caça de 10 lobos em áreas que sofreram 214 ataques desde setembro

O governo autonómico da Cantábria vai autorizar a caça de, no máximo, 10 lobos em três áreas espanholas que sofreram 214 ataques desde Setembro de 2021 em explorações agrícolas e pecuárias. O anúncio foi feito hoje, 14 de Junho, pelo responsável pela pasta do Desenvolvimento Rural, Pecuária, Pescas, Alimentação e …

Ler mais »

PSD pergunta se Governo vai apoiar pequenos agricultores pelos prejuízos provocados por animais selvagens

O Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata (PSD) quer saber que medidas estão a ser equacionadas pelo Governo para compensar as perdas financeiras dos pequenos agricultores afectados pelos prejuízos registados por animais selvagens, nomeadamente javalis e veados. Em três perguntas aos Ministérios da Agricultura e do Ambiente, entregues na Assembleia …

Ler mais »