Caça

Montalegre defende batidas ao javali em concertação com Espanha para diminuir prejuízos na agricultura

A directora regional do Norte do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), Sandra Sarmento, na sequência da reunião corrida em Junho último, regressou a Montalegre para debater assuntos relevantes para a população. Alguns agricultores do concelho estiveram presentes e relataram evidências dos prejuízos causados pelos javalis na …

Ler mais »

UE quer proibir munições de chumbo nas áreas húmidas. Caçadores dizem que Regulamento tem “abordagem claramente contrária ao Direito da UE”

A polémica já começou e promete continuar. A Comissão Europeia pretende proibir munições de chumbo nas áreas húmidas, através do Regulamento REACH — Regulamento de Registo, Avaliação, Autorização e Restrição de Substâncias Químicas. Um Regulamento, originalmente destinado ao sector industrial, que terá votação por escrito e com que a Fencaça …

Ler mais »

Caça ao javali: ICNF diz que correcção da densidade de espécies cinegéticas não pode ser enquadrada como actividade de lazer ou desporto

O ICNF — Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas autorizou a caça aos javalis para proteger culturas agrícolas. Mas os caçadores estão a deparar-se com problemas de mobilidade, isto apesar de o Instituto ter remetido às autoridades policiais – PSP e GNR – o seu entendimento de que …

Ler mais »