Início / Agricultura / Hortifruticultura

Hortifruticultura

Cotações – Fruticultura – Informação Semanal – 5 a 11 Fevereiro 2024

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Frutos Frescos Mercados de produção Na região da Beira Litoral, área de mercado Leiria, os calibres 75-80 e >80 da maçã “Jonagored” começaram a ser cotados assim como os vários calibres da “Red Delicious”. Verificou-se uma subida nas cotações da maçã …

Ler mais »

Cotações – Horticultura – Informação Semanal – 5 a 11 Fevereiro 2024

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Mercados de produção Na região Entre Douro e Minho, verificou-se uma descida nas cotações do espinafre em 34%, grelo de nabo 20%, alface frisada 17%, nabiça 14% e couve “Repolho Tipo Coração” 10%, devido a um aumento da oferta. Na Beira …

Ler mais »

Cotações – Flores e Folhagens – Informação Semanal – 5 a 11 Fevereiro 2024

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Mercados de produção Em Entre Douro e Minho, foram feitas rectificações nas cotações com subida em 43% para a rosa tamanho pequeno (<40). Um aumento da oferta desvalorizou as cotações da gerbera grande em 30%. Na região Oeste, área de mercado …

Ler mais »

DGAV publica 18ª actualização das zonas demarcadas para Epitrix

A DGAV — Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária publicou online 18ª actualização das zonas demarcadas para Epitrix da batateira. Objectivo: travar a introdução e a propagação na União Europeia de Epitrix cucumeris, E. papa. E. subcrinita e E. tuberis, detectada em Portugal Segundo o Despacho n.º 14/G/2024, de 5 de Fevereiro, …

Ler mais »

Empresa francesa procura fornecedores de frutas e legumes

Uma empresa francesa de comércio e distribuição internacional procura fornecedores de frutas e legumes: maçãs, citrinos, frutos de caroço, batatas, cebolas, cenouras, couves, beterrabas, pimentos vermelhos, verdes e amarelos, etc.). Segundo a secção de Oportunidades de Negócio da Enterprise Europe Network, a empresa oferece os seus serviços de mediação comercial. Como contactar …

Ler mais »

Lusoflora volta ao CNEMA a 22 e 23 de Setembro. Inscrições abertas para expositores

A Lusoflora 2024, a maior exposição do sector da horticultura ornamental, decorre em Santarém a 22 e 23 de Setembro, no CNEMA — Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas. E ainda tem inscrições abertas para expositores. Uma organização da APPP-FN —  Associação Portuguesa de Produtores de Plantas e Flores Naturais. …

Ler mais »

DGAV publica Manual de Boas práticas no controlo da infestante tóxica Datura stramonium L

A DGAV — Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária publicou online o “Manual de Boas práticas – Controlo de plantas infestantes tóxicas: Caso particular da Datura stramonium L.”, visando apoiar a identificação e as boas práticas de controlo de infestantes tóxicas que possam afectar as culturas para alimentação humana ou animal. …

Ler mais »

Comercialização de mel, sumos e doces de frutos e leite vai ter regras mais apertadas na UE

O Parlamento Europeu e o Conselho chegaram a um acordo político no que respeita à revisão e ao aperfeiçoamento das actuais normas de comercialização aplicáveis ao mel, aos sumos e doces de frutos e ao leite. As denominadas Directivas “Pequeno-Almoço” estabelecem “regras comuns respeitantes à composição, à denominação de venda, …

Ler mais »