Início / Agricultura / Hortifruticultura

Hortifruticultura

INE espera quebra de produção de 40% na pêra e 25% no pêssego

As previsões agrícolas do Instituto Nacional de Estatística (INE), em 31 de Agosto, apontam para quebras na produção das fruteiras. A produtividade das pomóideas deverá decrescer 15% na maçã e 40% na pêra. Nas prunóideas, a produção de pêssego decresceu para as 32 mil toneladas, o que corresponde a menos …

Ler mais »

Estação de Avisos de Castelo Branco indica medidas para diminuir populações da mosca do Mediterrâneo nos citrinos

A Estação de Avisos Agrícolas de Castelo Branco indica uma série de medidas que contribuem para diminuir as populações da mosca do Mediterrâneo (Ceratitis capitata) nos citrinos. Refere a Circular 13/22, de 19 de Setembro daquela Estação de Avisos que as variedades de citrinos, que já apresentam frutos a iniciar …

Ler mais »

Estação de Avisos de Entre Minho e Douro alerta para controlo do gorgulho da castanha e traça da batateira e tomateiro

A Estação de Avisos Agrícolas de Entre Minho e Douro alerta para o controlo do gorgulho da castanha, bichado da noz e traça da batateira e do tomateiro. Mas aborda também doenças e pragas da vinha, citrinos, oliveira e hortícolas. Aconselha a Circular nº 13/ 2022 daquela Estação de Avisos …

Ler mais »

Portugal Fresh alerta para perda de competitividade face aos agricultores espanhóis

As exportações de frutas, legumes e flores atingiram os 939 milhões de euros no primeiro semestre de 2022, um aumento homólogo de 16%. Mas, analisando o preço por quilo dos produtos exportados, os resultados mostram que o crescimento não é suficiente para compensar o aumento dos custos e a inflação. Assim, …

Ler mais »

Insecticidas com metoxifenozida e spinosade proibidos a partir de 1 de Março de 2023 nas maçãs, pêras, pêssego e alface e espinafre em estufa

Os agricultores estão prestes a perder mais dois fitofármacos. A União Europeia decidiu a proibição do uso de insecticidas com as substâncias activas metoxifenozida e spinosade em várias culturas, a partir de 1 de Março de 2023. A proibição da substância activa metoxifenozida recai sobre a macieira, pereira e pessegueiro. A …

Ler mais »

Exportações de frutas, legumes e flores aumentam 16% no primeiro semestre de 2022

As exportações de frutas, legumes e flores atingiram os 939 milhões de euros no primeiro semestre, um aumento de 16% face ao mesmo período do ano anterior. Os dados compilados pela Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal revelam que, em volume, as …

Ler mais »

FNOP retoma série de vídeos reportagem “A Palavra aos Frescos” a promover OP

A FNOP — Federação Nacional das Organizações de Produtores de Frutas e Hortícolas relança este mês a rubrica “A Palavra aos Frescos”, uma série de vídeos reportagem onde se destacam as Organizações de Produtores (OP) e os seus produtos. A Palavra aos Frescos é financiada pelo PDR 2020, no âmbito …

Ler mais »

Mondego Agrícola. Feira das Culturas debate PEPAC e mostra inovação no milho e arroz

A Mondego Agrícola – Feira das Culturas está de regresso para promover potencialidades da região. No próximo dia 6 de Setembro, o Campo do Sabico, em Montemor-o-Velho, entre as 9 e as 18 horas, recebe a 3ª edição do Mondego Agrícola – Feira das Culturas. O certame é organizado pela …

Ler mais »