A Alltech Crop Science, líder em inovação agrícola, lança no mercado Soil Set, um novo “bioestimulante vegetal não microbiano CFP 6 (B)” registrado na União Europeia, que é um “avanço significativo na gestão sustentável das culturas”. Compatível com o Modo de Produção Biológico. Trata-se de um bioestimulante desenvolvido com base …
Ler mais »UE aprova compra da Ameropa Biotech Roménia pela Fertinagro Espanha e Ameropa Holding
A Comissão Europeia aprovou, nos termos do Regulamento de Fusões da União Europeia (UE), a aquisição do controle conjunto da Ameropa Biotech Roménia pela Fertinagro Biotech International Espanha e pela Ameropa Holding (Suíça). “A transacção refere-se principalmente à venda de fertilizantes para o sector agrícola”, refere uma nota de imprensa …
Ler mais »Sindicatos conseguem acordo salarial na ADP Fertilizantes. Actualização do subsídio de turno negociado em Setembro
A comissão negociadora da Fiequimetal – Federação Intersindical, afecta à CGTP-IN, e a administração da ADP Fertilizantes, ao chegarem a um entendimento sobre a actualização salarial, acordaram também manter aberta a negociação para discutir, após o período de férias, a actualização do subsídio de turno. O acordo para revisão do …
Ler mais »Insecticidas com deltametrina proibidos em alcachofra, kiwi, batata armazenada, espinafre, feijoeiro e aromáticas
A DGAV — Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária informa que os insecticidas com a substância activa deltametrina estão proibidos para as culturas de alcachofra, actinídea/kiwi, batata armazenada, espinafre, feijoeiro para consumo em seco, sementes de oleaginosas (excepto colza) e aromáticas, excepto cerefólio (em estufa), a partir de 11 de Dezembro …
Ler mais »DGAV publica lista de pesticidas a pesquisar nas águas para consumo humano. Glifosato incluído
A DGAV — Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária já publicou a lista de pesticidas a pesquisar nas águas destinadas a consumo humano estabelecida para o triénio de 2025 a 2027. Esta lista, preparada em articulação com a Agência Portuguesa do Ambiente e com a Entidade Reguladora dos Serviços de Água …
Ler mais »Fungicidas representam 66% do total das vendas de fitofarmacêuticos em 2022
Os fungicidas representaram cerca de 66% do total das vendas, das quais o enxofre perfez cerca de 40%, correspondendo a 60% do valor total de fungicidas comercializados e cerca de 83% dos fungicidas inorgânicos comercializados, divulga o Relatório de Vendas de Produtos Fitofarmacêuticos, no território nacional, respeitantes ao ano de …
Ler mais »Vendas de produtos fitofarmacêuticos caem 6% em 2022
O quantitativo de vendas de produtos fitofarmacêuticos ocorrido durante o ano de 2022 foi de 9.057.414 kg, expressos em substância activa, o que se traduz num decréscimo de cerca de 5,7 % relativamente ao ano de 2021, avança o Relatório de Vendas de Produtos Fitofarmacêuticos, no território nacional, respeitantes ao …
Ler mais »Nova unidade de biorresíduos da Tratolixo permite produção de 15 mil toneladas de composto orgânico agrícola
A Tratolixo — Tratamento de Resíduos Sólidos, empresa intermunicipal responsável pelo tratamento de resíduos urbanos, inaugurou hoje, 26 de Julho, a Unidade de Tratamento Mecânico com Separação Óptica Automática de Sacos com Biorresíduos, situada no Ecoparque de Trajouce, em Cascais. Trata-se de um investimento de 10 milhões de euros que …
Ler mais »O que é Bokashi e como utilizá-lo na horta: um guia completo
Artigo de opinião de Rosa Moreira, Eng.ª Agrónoma, promotora do site A Cientista Agrícola Se você é um entusiasta da jardinagem, provavelmente já ouviu falar do bokashi. Mas o que exactamente é o bokashi e como você pode usá-lo em sua horta? Neste guia completo, você aprenderá tudo sobre o …
Ler mais »DGAV dá Autorização Excepcional de Emergência contra a praga Scirtothrips aurantii em várias culturas
A DGAV — Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária emitiu uma Autorização Excepcional de Emergência, para utilização de produtos fitofarmacêuticos no controlo da praga de quarentena Scirtothrips aurantii, em plantas hospedeiras, por um prazo máximo de 120 dias. A Autorização Excepcional de Emergência n.º 2024/20 é para as seguintes culturas: framboesa; …
Ler mais »