Frutos

Produtividade da cereja da Cova da Beira cai 25% devido às condições meteorológicas

As condições de desenvolvimento da cereja foram distintas nas principais regiões produtoras. No Ribadouro os pomares apresentam um bom aspecto vegetativo e os frutos grande qualidade, devendo a produtividade ser idêntica à da campanha passada. Em contrapartida, referem as previsões agrícolas do Instituto Nacional de Estatística (INE), em 31 de …

Ler mais »

Xylella fastidiosa detectada pela primeira vez em laranjeira. DGAV actualiza zona demarcada

A DGAV — Direcção Geral de Alimentação e Veterinária informa que, em resultado da confirmação da presença da bactéria Xylella fastidiosa em 4 novos locais, nos concelhos de Vila Nova de Gaia e Santa Maria da Feira, procedeu à actualização da zona demarcada da Área Metropolitana do Porto. Realça a …

Ler mais »

Estação de Avisos do Norte Transmontano: “não retire do souto as ganhas, verdes ou secas”

A Estação de Avisos Agrícolas do Norte Transmontano aconselha: “não retire do souto as ganhas, verdes ou secas”. Sendo a luta biológica o único modo de controlar a importante praga da vespa das galhas do castanheiro, revela a Estação de Avisos que “efectuaram-se várias largadas do parasitoide Torymus sinensis por …

Ler mais »

Tudo o que deve saber sobre as cerejeiras: como cultivar e cuidar

Artigo de opinião de Rosa Moreira, Eng.ª Agrónoma, promotora do site A Cientista Agrícola Estamos na época delas, um dos frutos frescos mais apreciados pelos consumidores- a cereja! Quer pelas suas características organoléticas quer pela sua riqueza nutricional ou até mesmo pelo sua precocidade relativamente a outras frutas faz com …

Ler mais »

10 fruteiras tropicais para cultivar em Portugal

Artigo de opinião de Rosa Moreira, Eng.ª Agrónoma, promotora do site A Cientista Agrícola Cultivar fruteiras tropicais em Portugal é possível? Se forem como eu e gostarem de experimentar novos desafios, certamente que já tentaram saber quais os “truques” para cultivar fruteiras tropicais em Portugal. É certo que algumas têm …

Ler mais »

Estação de Avisos de Castelo Branco: meteorologia favorável ao bichado das pomóideas

A Estação de Avisos Agrícolas de Castelo Branco alerta que as condições meteorológicas têm sido favoráveis à evolução da praga do bichado da fruta nas pomóideas, nomeadamente macieiras e pereiras. Por isso aconselha os agricultores a acompanharem a evolução da intensidade de ataque da praga no seu pomar. “Deve efectuar …

Ler mais »

Alternativas sustentáveis para substituir pesticidas na produção de pêra e maçã podem estar no mar

O consórcio internacional liderado pela empresa portuguesa Campotec IN – Conservação e Transformação de Hortofrutícolas, que inclui o Politécnico de Leiria, o Politécnico do Cávado e Ave, a Technological University of the Shannon (Irlanda) e a Vorarlberg University (Áustria), tem explorado as algas marinhas da costa portuguesa em busca de …

Ler mais »

Jornadas técnicas de fruticultura INIAV/Asfertglobal debatem resíduo zero em fruticultura

As Jornadas Técnicas de Fruticultura INIAV/Asfertglobal realizam-se no dia 26 de Maio, dedicadas ao tema “Resíduo Zero em Fruticultura”. O encontro terá lugar na Estação Nacional de Fruticultura Vieira Natividade, do INIAV — Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, em Alcobaça. O evento contará com a apresentação de resultados …

Ler mais »