Início / Agricultura / Ambiente

Ambiente

INE: Potencial de Aquecimento Global diminuiu 4,7% em 2019 num contexto de crescimento económico

O Potencial de Aquecimento Global e o de Acidificação diminuíram 4,7 e 1,8%, respectivamente, em 2019, O Potencial de Formação de Ozono Troposférico aumentou 0,2%, divulga o Instituto Nacional de Estatística (INE), nas suas “Contas das Emissões Atmosféricas para 2019”. À semelhança do ano anterior, observou-se um decréscimo do Potencial …

Ler mais »

OE 2022: Governo quer conhecer “os impactos negativos sobre o património arqueológico no âmbito das operações de agricultura intensiva”

A Proposta de lei do Orçamento do Estado para 2022 revela que o Governo quer conhecer “os impactos negativos sobre o património arqueológico no âmbito das operações de agricultura intensiva”. A proposta surge no âmbito da “Reabilitação e dinamização do património cultural e modernização dos museus, monumentos e palácios”, propondo-se …

Ler mais »

Alterações climáticas, mais pragas e menos substâncias activas. Agricultores têm de responder com prevenção, inovação e melhoramento genético

As alterações climáticas estão a gerar mudanças no ciclo biológico das culturas, mas também das pragas, que são cada vez mais, pelo aumento da temperatura e até pela disseminação através do comércio global. Como vão os agricultores ultrapassar mais esta batalha? Apostando na inovação e prevenção e no melhoramento genético, …

Ler mais »

Zero defende eliminação de apoios da PAC para “a industrialização da agricultura e do espaço rural”

A direcção da Zero — Associação Sistema Terrestre Sustentável considera que a “industrialização” da agricultura nacional “tem levado à má gestão dos nutrientes e à dependência de adubos minerais”, frisando que há “perdas significativas de nutrientes nos sistemas agrícolas portugueses”, colocando “impactes ambientais e segurança alimentar em causa”. Isto, apesar …

Ler mais »

CAP, sem sinais de colaboração do Ministério da Agricultura, apresenta propostas para a Arquitectura Verde

A CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal vai apresentar, aos agentes do sector e ao público em geral, as suas propostas para a Arquitectura Verde que, no âmbito do PEPAC — Plano Estratégico da Política Agrícola Comum, já foram enviadas ao primeiro-ministro e não à ministra da Agricultura, Maria …

Ler mais »

Ambientalistas “maior artificialização da bacia hidrográfica do Tejo” só serve para “abastecer uma agricultura cada vez mais insustentável”

Os ambientalistas da Coligação C6 condenam mais uma obra que, garantem, “contraria o Pacto Ecológico Europeu, privilegiando investimentos dispensáveis em detrimento do cumprimento das metas ambientais europeias” e que apenas serve “para abastecer uma agricultura cada vez mais insustentável”. Em causa está uma nova infra-estrutura para reforçar os caudais do …

Ler mais »

Zero denuncia: plantação de abacateiros em Reserva Natural algarvia viola Plano de Ordenamento

A Zero — Associação Sistema Terrestre Sustentável exige “uma definição clara das políticas públicas no que toca à intensificação agrícola em áreas classificadas”, garantindo que a plantação de abacateiros na Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António viola o Plano de Ordenamento daquela área …

Ler mais »

Arcos de Valdevez instala 2 centros de recolha de biomassa e está disponível para dotar concelho com rede de centros de recolha

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, em articulação com as juntas de freguesia, está a identificar locais com determinadas características para se avaliar a possibilidade de ali se instalarem centros de recolha de biomassa. Até ao momento foram instalados dois centros de recolha de biomassa. Um na freguesia de …

Ler mais »

Anipla e CAP debatem alterações climáticas e novos problemas fitossanitários em webinar com participação gratuita

A Anipla — Associação Nacional da Indústria para a Protecção das Plantas e a CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal organizam, no próximo dia 7 de Outubro, a partir das 10 horas, o webinar “Alterações Climáticas e Novos Problemas Fitossanitários”. Trata-se de uma iniciativa que “pretende debater temas como …

Ler mais »

Fundo Ambiental distribui 1,2 M€ para combate às espécies invasoras exóticas aquáticas e controlo da erva-das-pampas

O Fundo Ambiental vai distribuir 1,2 milhões de euros no âmbito da “Conservação da Natureza e da Biodiversidade”, informa uma nota de imprensa do Gabinete do Ministro do Ambiente e da Acção Climática, Matos Fernandes. Um milhão de euros serão para projectos de combate às espécies invasoras exóticas aquáticas e …

Ler mais »