Início / Agricultura / Ambiente

Ambiente

UE lança consulta pública sobre plásticos de base biológica, biodegradáveis e compostáveis

A Comissão Europeia lançou hoje, 18 de Janeiro, uma consulta pública sobre plásticos de base biológica, biodegradáveis e compostáveis. A consulta ajudará a Comissão a preparar um quadro de acção para estes plásticos, e “constitui um elemento chave do Pacto Ecológico Europeu”. A consulta pública está aberta até 15 de …

Ler mais »

Projecto InfraVini organiza webinar Gestão do Impacto das Alterações Climáticas na Vinha

O webinar “Gestão do Impacto das Alterações Climáticas na Vinha”, organizado âmbito do projecto InfraVini, realiza-se no próximo dia 27 de Janeiro, online, entre as 14h30 e as 16h30. Tem como objectivo apresentar a Infra-estrutura de Dados Espaciais, uma plataforma de apoio à decisão inovadora e de grande aplicabilidade para …

Ler mais »

EDIA cria corredores ecológicos para favorecer conectividade ecológica em Alqueva

A EDIA — Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva tem em curso um “trabalho exaustivo” de identificação de locais com potencial ecológico que interligados formem uma rede que favoreça a conectividade ecológica dentro da área do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva (EFMA). O objectivo é criar corredores ecológicos …

Ler mais »

Ponte de Lima Recebe 3º Congresso Transfronteiriço de Meteorologia e Alterações Climáticas

O 3ºCongresso Transfronteiriço de Meteorologia e Alterações Climáticas vai decorrer no dia 12 de Fevereiro no auditório Rio Lima, em Ponte de Lima, e para os promotores “será um desafio ainda maior neste contexto pandémico”. O evento é dinamizado pelo Agrupamento de Escolas de Freixo, em parceria com o centro …

Ler mais »

Estratégia do Prado ao Prato. Sabe quais os instrumentos políticos necessários para atingir as metas?

O webinar “Estratégia Farm to Fork – Quais são os instrumentos políticos necessários para atingir as metas?” realiza-se no próximo dia 27 de Janeiro, entre as das 9h30 às 10h45 (CET). O objectivo é discutir o impacto da estratégia da União Europeia na agricultura, nos consumidores e no ambiente. Explica …

Ler mais »

Legislativas. PAN compromete-se a abolir a caça para “proteger as espécies e promover a biodiversidade”

O PAN – Pessoas-Animais-Natureza — que se assume como “o único partido animalista, não especista e ambientalista português” — propõe abolir a caça na próxima legislatura. E, enquanto não é proibida, compromete-se a “proteger as espécies e promover a biodiversidade, em particular nas áreas protegidas, assim como em zonas ardidas, …

Ler mais »

Legislativas. Prioridades do PAN: eliminar apoios financeiros à pecuária e subsidiar produção de “carne cultivada”

O PAN – Pessoas-Animais-Natureza avança para a campanha eleitoral das legislativas de 30 de Janeiro a defender as suas bandeiras de sempre. Entre as suas 25 prioridades estão “eliminar os apoios financeiros para exploração de animais de pecuária, redireccionando esses apoios para a agricultura ambientalmente responsável”. Por outro lado, quer …

Ler mais »

Iniciativa Liberal defende Fundo Ambiental a pagar recolha de pesticidas “obsoletos espalhados pelo País”

A Iniciativa liberal (IL)  avança para as eleições legislativas de 30 de Janeiro de 2022 a propor que seja o Fundo Ambiental a pagar parte da recolha das “muitas toneladas” de produtos fitofarmacêuticos “obsoletos espalhados pelo País”, que perderam a autorização no espaço europeu. “Estima-se que haverá muitas toneladas de …

Ler mais »