Início / Agricultura / Ambiente

Ambiente

ICNF alerta: apanha mecânica nocturna em olival super-intensivo será alvo de acção sancionatória

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF)  vai intensificar as acções de fiscalização durante os meses de Outubro de 2020 a Março de 2021 no sentido de assegurar que não ocorre qualquer prática que possa promover a mortalidade de aves, designadamente a apanha nocturna de azeitona. E …

Ler mais »

Produtores de azeite avançam com suspensão voluntária de colheita nocturna

A Olivum — Associação de Olivicultores do Sul, CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, Confagri — Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e a Casa do Azeite selaram um acordo para a suspensão voluntária e temporária da colheita nocturna mecanizada de azeitona com efeitos imediatos. “O reconhecimento por parte das …

Ler mais »

UE quer proibir munições de chumbo nas áreas húmidas. Caçadores dizem que Regulamento tem “abordagem claramente contrária ao Direito da UE”

A polémica já começou e promete continuar. A Comissão Europeia pretende proibir munições de chumbo nas áreas húmidas, através do Regulamento REACH — Regulamento de Registo, Avaliação, Autorização e Restrição de Substâncias Químicas. Um Regulamento, originalmente destinado ao sector industrial, que terá votação por escrito e com que a Fencaça …

Ler mais »

Centro Nacional de Reprodução de Lince Ibérico tem 2 vagas para voluntariado em Silves. Alojamento gratuito

O ICNF — Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas informa que o programa de voluntariado do Centro Nacional de Reprodução de Lince Ibérico (CNRLI), em Silves, encontra-se novamente aberto e contempla 2 vagas para uma posição de voluntariado integrada na equipa de etologia e videovigilância do CNRLI, com …

Ler mais »

Planos de gestão para cinco Zonas Especiais de Conservação em consulta pública até 3 de Julho. Já participou?

A consulta pública aos planos de gestão de cinco Zonas Especiais de Conservação (ZEC) — Azabuxo-Leiria; Arrábida-Espichel, Dunas de Mira, Gândara e Gafanhas; Sintra-Cascais e Comporta-Galé submetida pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), no Portal Participa, está a chegar ao fim. Mas ainda pode dar a …

Ler mais »

Açores disponibilizam Manual de Eficiência Energética dedicado ao sector agroindustrial

A Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo dos Açores, através da Direcção Regional da Energia, disponibiliza o primeiro Manual de Eficiência Energética, dedicado ao sector agroindustrial, um dos principais impulsionadores da economia açoriana, que surge com o objectivo de impulsionar a sua competitividade por via de uma correcta gestão …

Ler mais »

Estratégia do Prado ao Prato quer reduzir utilização de pesticidas em 50% e reforçar a área de agricultura biológica em 25% até 2030. Já leu o documento?

A nova estratégia “Do Prado ao Prato” apresentada pela Comissão Europeia ao Parlamento Europeu procura promover um sistema alimentar mais saudável e sustentável, enquadrando-se no Pacto Ecológico Europeu. E garante  que “a transição para um sistema alimentar sustentável terá benefícios para o ambiente, para a saúde e para a sociedade …

Ler mais »

Economia circular. Lamas das ETAR fertilizam gratuitamente explorações agrícolas

Sabia que o material resultante das Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) pode ser valorizado directamente na agricultura, para fertilizar os solos? E que essas lamas são distribuídas gratuitamente aos agricultores? Pois é isso mesmo que a recém criada (em Dezembro) AEVO — Associação de Empresas de Valorização de …

Ler mais »

Portugal foi o Estado-membro com a maior redução de vendas de fitofármacos. Queda de 43% entre entre 2011 e 2018

O grupo ‘Fungicidas e bactericidas’ foi o grupo de pesticidas mais vendido na UE em 2018 O Eurostat, serviço de estatística da União Europeia, publicou mais um “Indicador agroambiental — Consumo de Pesticidas”, relativo ao período de 2011 a 2018. E revela que Portugal foi o Estado-membro com a maior …

Ler mais »