Início / Agenda / Projecto Call4Earth realiza acção de capacitação sobre identificação de insectos polinizadores

Projecto Call4Earth realiza acção de capacitação sobre identificação de insectos polinizadores

O COTHN  — Centro Operativo Tecnológico Hortofrutícola Nacional, no âmbito do projecto Call4Earth, realiza uma acção de capacitação sobre identificação de insectos polinizadores em sala e em campo, na Quinta Nova, em Alcobaça, no dia 18 de Abril de 2024, a partir das 9 horas. A participação é gratuita.

O objectivo desta acção do projecto Call4Earth, coordenado pelo COTHN-CC, é consciencializar os participantes sobre a importância dos insectos polinizadores na hortofruticultura, capacitar os participantes a identificar os principais insectos polinizadores presentes nos sistemas produtivos hortofrutícolas e promover a adopção de práticas agrícolas sustentáveis visando a preservação e atracção de insectos polinizadores.

Conheça o programa integral da acção aqui e inscreva-se aqui.

Call4Earth

O objectivo do projecto Call4Earth é a disseminação do conhecimento, junto das diferentes estruturas da produção para promoção e desenvolvimento do território, tendo por base a organização de acções de informação de cariz técnicos orientada para a visão estratégica do PEPAC — Plano Estratégico da Política Agrícola Comum.

Assim as temáticas escolhidas serão baseadas na promoção de conhecimentos que promovam os 3 pilares da sustentabilidade (económica, ambiental e social) de forma a garantir a resiliência e vitalidade das zonais ruais, dando destaque ao solo e à biodiversidade pelo seu papel em todo o ecossistema agrícola e florestal, avança o COTHN .

As acções propostas focarão as seguintes temáticas:

  • Agro-ecologia: polinização e polinizadores; infra-estruturas ecológicas, agricultura de conservação, meso e macrofauna do solo;
  • Inovação nas práticas agrícolas: fertilização sustentável; gestão de infestantes, sistemas de rega, manutenção de equipamentos agrícola; modelação de pragas e doenças e novas fontes de água alternativas;
  • Valorização da produção: certificação da qualidade (GLOBALG.A.P.), cultura de segurança alimentar.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

CCIP promove conferência “Sustentabilidade e Competitividade” em parceria com Novo Banco

Partilhar              A Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP), em parceria com o Novo Banco e …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.