Início / Pecuária / Veterinária

Veterinária

Serviço de Veterinária de Pombal identifica vírus altamente contagioso na morte de gatos

O Serviço de Veterinária do Município de Pombal identificou um vírus altamente contagioso na morte de felinos. Na sequência do surgimento de alguns felinos (gatos) mortos, no final da passada semana, numa zona da cidade de Pombal, o Serviço de Veterinária do Município de Pombal “detectou uma patologia grave, provocada …

Ler mais »

Elanco está a recolher medicamento veterinário Denagard para suínos por erro na rotulagem

A Elanco AH Portugal, em nome da Elanco GmbH, titular da AIM do medicamento veterinário Denagard 200 mg/ml solução injectável para suínos, informa que foi detectado pela DGAV — Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária um erro na rotulagem e folheto informativo dos seguintes lotes deste medicamento veterinário: L3603-05 (validade Julho/2024) …

Ler mais »

Gripe aviária chega a Alpiarça. Confirmado quinto foco de infecção em ganso selvagem

A DGAV — Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária informa que  no dia 4 de Janeiro, foi confirmado um quinto foco de infecção por vírus da Gripe Aviária de Alta Patogenicidade (GAAP) num ganso selvagem (Anser sp.), encontrado morto na Barragem dos Patudos, concelho de Alpiarça. “Este foco não implicou a …

Ler mais »

Gripe aviária: aves de capoeira e em cativeiro têm de ficar confinadas aos respectivos alojamentos

As aves de capoeira e aves em cativeiro detidas em estabelecimentos, incluindo detenções caseiras, localizadas no território de Portugal continental, deverão permanecer confinadas aos respectivos alojamentos de modo a impedir o seu contacto com aves selvagens. Assim o determina a Directora-Geral de Alimentação e Veterinária, Susana Guedes Pombo, no seu …

Ler mais »

Confirmados 4 focos de gripe aviária em Portugal: Palmela, Óbidos, Vila Nova da Barquinha e Santiago do Cacém

A DGAV — Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária informa que desde o dia 1 de Dezembro de 2021 têm sido confirmados pelo INIAV — Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (laboratório nacional de referência para as doenças dos animais), vários focos de infecção por vírus da gripe aviária de …

Ler mais »

Empresa ucraniana procura produtores de medicamentos veterinários e aditivos para ração animal

Uma empresa ucraniana, produtora e com rede de distribuição própria, de aditivos para ração veterinária e uma ampla gama de medicamentos veterinários para aves, bovinos, cavalos e animais de estimação, deseja expandir a gama de produtos oferecidos. Assim, está à procura de empresas, preferencialmente da União Europeia, que queiram a introduzir …

Ler mais »

Como prevenir a gripe das aves na sua capoeira? DGAV explica

A Gripe Aviária, ou gripe das aves, é uma infecção viral altamente contagiosa, que pode afectar tanto aves domésticas quanto selvagens, podendo manifestar-se de maneiras diferentes, dependendo principalmente da virulência do vírus e das espécies afectadas. A 1 de Dezembro de 2021, o INIAV — Instituto Nacional de Investigação Agrária …

Ler mais »

Le Vet Beheer recolhe Nerfasin. Solução injectável para bovinos, equinos, cães e gatos

A DGAV — Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária informa que a Le Vet Beheer B.V. a informou de que foram encontradas partículas em embalagens do lote n.º 19F221 do medicamento veterinário Nerfasin 20 mg/ml solução injectável para bovinos, equinos, cães e gatos (AIM n.º 461/01/12DFVPT). A origem destas partículas é …

Ler mais »

DGAV promove webinars gratuitos sobre Regulamento dos Medicamentos Veterinários e dos Alimentos Medicamentosos

A DGAV — Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária vai realizar dois webinars de esclarecimento, através da Plataforma Microsoft Teams, sobre o Regulamento dos Medicamentos Veterinários e dos Alimentos Medicamentosos, que entrará em vigor em Janeiro 2022. Depois do webinar realizado a 2 de Dezembro, dedicado à” Classificação de Alterações com o …

Ler mais »