Início / Pecuária / Veterinária

Veterinária

CDS quer que Governo mantenha a DGAV e todas as suas funções sob tutela do Ministério da Agricultura

Os deputados do CDS, num projecto de resolução entregue na Assembleia da República, recomendam ao Governo que reverta a sua decisão de desmantelamento da DGAV — Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária, mantendo este organismo e todas as suas funções atribuídas pelo Decreto-Lei n.º 7/2012, de 17 de Janeiro, sob tutela …

Ler mais »

Função Pública em greve até ao final do ano. DGAV alerta: actividade dos estabelecimentos de abate pode estar em causa

A Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas entregou um pré-aviso de greve que pode afectar o funcionamento dos estabelecimentos de abate entre 14 de Outubro e 31 de Dezembro. A DGAV – Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária alertou os estabelecimentos de abate para a greve, convocada a …

Ler mais »

CiB promove webinar sobre necessidade de novas variedades geneticamente modificadas para alimentação animal

O CiB — Centro de Informação de Biotecnologia organiza mais um webinar, no dia 8 de Outubro a partir das 17 horas, desta vez para discutir o tema “OGM – Autorização de importação de novas variedades para colmatar a escassez de proteínas” na União Europeia. As inscrições são gratuitas. “Como …

Ler mais »

ACOS defende “Uma Só Saúde” e está contra o desmantelamento da DGAV

A ACOS – Associação de Agricultores do Sul, tendo em conta os desenvolvimentos recentes relativamente a assuntos de saúde e bem-estar animal, manifesta publicamente “total desacordo com a decisão do Governo de repartir as competências nesta matéria, entre o Ministério da Agricultura e o Ministério do Ambiente”. Os Agricultores do …

Ler mais »

Animais de companhia passam para a tutela do Ministério do Ambiente. Ministra da Agricultura quer DGAV com papel reforçado

Está a ser “trabalhada uma proposta para que os animais de companhia passem a estar sob a alçada do Ministério do Ambiente e Acção Climática”, disse hoje, 30 de Julho, no Parlamento, a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes Albuquerque. No entanto, a ministra garantiu que o papel da …

Ler mais »

Biólogos, agrónomos, zootécnicos e Veterinários: retirar da tutela da DGAV a protecção e o bem-estar animal “é desajustada e incoerente”

Biólogos, engenheiros agrónomos, engenheiros Zootécnicos e médicos Veterinários consideram “desajustada e incoerente a intenção de retirar da tutela da DGAV a protecção e o bem-estar animal, uma vez que, seria gravemente danosa a perda do conhecimento e experiência dos profissionais desta entidade para a Ciência Animal, para além da separação …

Ler mais »

Ordem dos Médicos Veterinários: é “injusto que se critique” a DGAV

A Ordem dos Médicos Veterinários considera “injusto que se critique uma Direcção Geral [Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária] sem se assumir que houve responsabilidades políticas desta opção governativa que tem vindo a constatar e denunciar ao longo dos anos”. O Bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários, Jorge Cid, afirma que …

Ler mais »

PAN quer protecção e bem-estar animal retirados da tutela da DGAV e defende direcção-geral autónoma

O PAN – Pessoas-Animais-Natureza vai apresentar uma proposta para que a protecção e o bem-estar animal sejam retirados da tutela da Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária através da “criação de uma direcção-geral autónoma que possa concretizar as políticas e as leis de protecção e bem-estar animal”. Em comunicado, o partido …

Ler mais »