Início / Agricultura / Olival e Amendoal

Olival e Amendoal

I Conferência Técnica do Olival marcada para 15 de Maio na Universidade de Évora

O Grupo Interempresas Media organiza a sua a I Conferência Técnica do Olival, a realizar-se no próximo dia 15 de Maio, no Auditório do Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora. A participação é gratuita. O evento contará com a presença de profissionais de referência do sector olivícola, uma …

Ler mais »

Cotações – Azeite – Informação Semanal – 29 Abril a 5 Maio 2024

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Azeite Prosseguiu a campanha de comercialização de azeite 2023/24 nas áreas de comercialização do Alentejo, Ribatejo, Beira Litoral, Beira Interior e Trás-os-Montes com subida da cotação média de azeite virgem engarrafado. Nesta campanha, o azeite caracteriza-se como bom a excelente em …

Ler mais »

Cotações – Azeite – Informação Semanal – 8 a 14 Abril 2024

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Azeite Prosseguiu a campanha de comercialização de azeite 2023/24 nas áreas de comercialização do Alentejo, Ribatejo, Beira Litoral, Beira Interior e Trás-os-Montes com subida da cotação média de azeite virgem extra a granel em 7,2%, devido ao aumento da procura. Nesta …

Ler mais »

Webinar “Impacto sócio-económico do olival no mediterrâneo” apresenta projecto europeu Artolio

A APPITAD — Associação de Produtores em Protecção Integrada de Trás-os-Montes e Alto Douro promove a realização do webinar “Impacto sócio-económico do olival no mediterrâneo”, no próximo dia 16 de Abril, a partir das 18 horas, na plataforma Zoom. A participação nesta sessão de apresentação do projecto Artolio é gratuita. …

Ler mais »

Cotações – Azeite – Informação Semanal – 1 a 7 Abril 2024

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Azeite Prosseguiu a campanha de comercialização de azeite 2023/24 nas áreas de comercialização do Alentejo, Ribatejo, Beira Litoral, Beira Interior e Trás-os-Montes com manutenção das cotações. Nesta campanha o azeite caracteriza-se como bom a excelente em relação à sua qualidade. A …

Ler mais »

Portugueses detêm apenas 40,6% do investimento na cultura da amêndoa no perímetro de rega de Alqueva

O investimento português é o principal responsável pela área de amendoal — muito associado a investidores em olival — em Alqueva. Mas os portugueses detêm apenas 40,56% do investimento no EFMA — Empreendimento de Fins Múltiplos do Alqueva. Seguem-se os espanhóis com 33,7%, os Estados Unidos da América com 12,18% …

Ler mais »

EDIA recomenda área mínima de 30 ha em Alqueva para alcançar sucesso na cultura do amendoal

A EDIA — Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva considera que, “apesar do interesse limitado por parte dos agricultores, devido ao baixo preço do miolo de amêndoa nos últimos anos, e com a perspectiva de que esta condição possa ser temporária, o amendoal ainda pode representar uma oportunidade viável …

Ler mais »

Culturas permanentes já ocupam 82% da área do perímetro de rega de Alqueva

As áreas ocupadas por culturas permanentes no perímetro de rega de Alqueva “tiveram um crescimento exponencial e destacaram-se claramente, em área ocupada. Esta diferença é fruto do aumento de área ocupada por olivais e nos últimos anos, também pelo aumento da área ocupada pelos frutos secos”. A informação é divulgada …

Ler mais »

Cotações – Azeite – Informação Semanal – 25 a 31 Março 2024

Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Azeite Iniciou a campanha de comercialização de azeite 2023/24 na área de comercialização da Beira Interior e prosseguiu nas áreas de mercado do Alentejo, Ribatejo, Beira Litoral e Trás-os-Montes. Em comparação a semana anterior, a cotação média de azeite virgem engarrafado …

Ler mais »