Início / Empresas / Associativismo

Associativismo

OE 2121: Associação Empresarial de Portugal defende corte de dois pontos percentuais no IVA

A AEP – Associação Empresarial de Portugal apresentou ao Governo um conjunto de propostas em relação ao Orçamento de Estado para 2021 (OE 2121) visando o apoio à actividade empresarial. A AEP quer ver no Orçamento um corte temporário de dois pontos na taxa normal de IVA, uma extensão das …

Ler mais »

Cooperativas agrícolas e suinicultores opõem-se à retirada de competências do Ministério da Agricultura

A Confagri — Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e a Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores (FPAS) opõem-se a que ao Ministério da Agricultura “seja subtraída mais alguma das suas actuais competências”. No dia em que a Comissão de Agricultura e Mar da Assembleia da República promove uma Audição Parlamentar sobre …

Ler mais »

Portugal produz 50% da cortiça de todo o planeta. Sector tem tendência a crescer

Portugal apresenta-se como o principal produtor do Mundo de cortiça, representando 50% da produção mundial e mais de 60% das exportações. França, Estados Unidos e Espanha são os principais mercados de destino das exportações portuguesas. O sector da cortiça apresenta uma dinâmica de crescimento alicerçada no crescimento da procura do …

Ler mais »

AHRESP e Moneris lançam Programa de Revitalização de Empresas

Os sectores da restauração e bebidas e do alojamento turístico estão a passar por um cenário de insolvências em massa, como demonstram os três últimos inquéritos mensais. Assim, a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), em parceria com a consultora Moneris, lançou o PRE – Programa de …

Ler mais »

Federação Agrícola dos Açores lamenta que antecipação de 50% das medidas do desenvolvimento rural ocorridas no continente não se estendam à região

O Governo da República procedeu ontem, 31 de Agosto, à antecipação extraordinária de 50% dos pagamentos de medidas no âmbito do Desenvolvimento Rural, que permitiu aos agricultores do continente, receberem apoios referentes à manutenção da actividade agrícola em zonas desfavorecidas, produção integrada e agricultura biológica, de modo a minimizar as …

Ler mais »

Agricultores de Castelo Branco valorizam a reposição da medida electricidade verde mas pedem implementação rápida

A ADACB — Associação Distrital dos Agricultores de Castelo Branco, assinala “com satisfação” que na alteração do Orçamento de Estado para 2020 foi contemplada uma proposta de reposição da Electricidade Verde. “Esta medida, há muito reivindicada por esta Associação, vai contribuir para a redução dos custos de produção, beneficiando os …

Ler mais »

CAP confirma: Instrumento de Recuperação da União Europeia não é exclusiva do PDR 2020

A CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, de acordo com as últimas informações recolhidas junto do Ministério da Agricultura, confirma que a utilização do Instrumento de Recuperação da União Europeia não é exclusiva do PDR 2014-2020. Explica uma nota de imprensa da Confederação que a interpretação das primeiras conclusões …

Ler mais »

CNA: Visão do Plano de Recuperação Económica de Portugal 2020-2030 “é cega à importância da agricultura familiar”

A CNA – Confederação Nacional da Agricultura também participou na consulta pública à “Visão Estratégica para o Plano de Recuperação Económica de Portugal 2020-2030” que termina hoje, 21 de Agosto. E arrasa o documento elaborado pelo Prof. António Costa Silva. “A visão é cega ao trabalho dos agricultores, dos produtores …

Ler mais »