Início / Agricultura / Prémios Novo Bauhaus Europeu têm dois projectos portugueses vencedores

Prémios Novo Bauhaus Europeu têm dois projectos portugueses vencedores

A Comissão Europeia anunciou os 20 laureados dos Prémios Novo Bauhaus Europeu de 2024, organizados, pelo quarto ano consecutivo, com financiamento da política de coesão. Entre os premiados, dois projectos portugueses foram distinguidos, ambos na vertente “Estrelas Ascendentes do Novo Bauhaus Europeu”: Urban_MYCOskin e Hydroscape Lisbon.

O projecto Urban_MYCOskin é centrado na valorização de resíduos, transformando-os em materiais úteis e respeitadores do ambiente. Venceu a categoria “Desenvolver um ecossistema industrial circular e apoiar uma reflexão centrada no ciclo de vida”.

Já o Hydroscape Lisbon, que explora o papel da água na resiliência climática e no espaço da comunidade na cidade, foi segundo classificado na categoria “Restabelecer a ligação com a natureza”.

Estes prémios recompensam projectos e iniciativas notáveis que combinem sustentabilidade, inclusão e estética, demonstrando de que forma a transição do Pacto Ecológico Europeu pode, na prática, enriquecer a vida das pessoas e das comunidades, refere uma nota de imprensa da representação da Comissão Europeia em Portugal.

Os prémios são atribuídos em quatro categorias e duas vertentes: uma para projectos estabelecidos (os “Campeões do Novo Bauhaus Europeu”) e outra para iniciativas promissoras de candidatos mais jovens (as “Estrelas Ascendentes do Novo Bauhaus Europeu”).

A edição de 2024 inclui um prémio especial para projectos de reconstrução da Ucrânia, bem como uma forte ênfase nas regiões da UE que enfrentam condicionalismos socioeconómicos ou desafios da transição ecológica.

Os prémios foram entregues na passada sexta-feira 12 de Abril durante uma cerimónia no Festival Novo Bauhaus Europeu por Elisa Ferreira, comissária da Coesão e Reformas, e Iliana Ivanova, comissária da Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, na presença de Vsevolod Chentsov, embaixador da Ucrânia junto da União Europeia.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Já são conhecidos os vencedores do Prémio Nacional de Enoturismo 2024

Partilhar              A gala da terceira edição do Prémio Nacional de Enoturismo Apeno/Ageas Seguros 2024, considerado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.