Início / Agricultura / Plataforma de Gestão do Uso Sustentável dos Solos dos Açores recebe 2.280 pedidos de análise. 1.760 boletins emitidos

Plataforma de Gestão do Uso Sustentável dos Solos dos Açores recebe 2.280 pedidos de análise. 1.760 boletins emitidos

O secretário Regional da Agricultura e Alimentação, António Ventura, informa que a plataforma de Gestão do Uso Sustentável dos Solos dos Açores (GUSSA), criada em Fevereiro de 2023, regista actualmente 2.280 pedidos de análise e conta já com 1.760 boletins de análise emitidos.

Segundo António Ventura, “a maior incidência de pedidos encontra-se na Ilha de São Miguel, representando 44% do total de pedidos de análise de amostras de terra da Região”.

A plataforma online GUSSA foi criada pela Divisão de Tecnologias de Informação e Comunicação do Gabinete de Planeamento da Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação, em colaboração com a Direcção Regional da Agricultura e com a Universidade dos Açores, refere um nota de imprensa do Executivo açoriano.

Esta ferramenta permite acompanhar em tempo real e sistematizar processos relativos a aquisição de serviços de análises de avaliação e diagnóstico da fertilidade de solos agrícolas dos Açores efectuada à Fundação Gaspar Frutuoso, no âmbito da prossecução dos objetivos do “Programa de Inovação e Digitalização da Agricultura dos Açores”, inserido no “Investimento C05-i05-RAA – Relançamento Económico da Agricultura Açoriana” do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A GUSSA permite, assim, “salvaguardar um melhor aconselhamento aos produtores no que respeita à adequação de métodos de fertilização à realidade das explorações, evitando assim adubações incorrectas que acarretem prejuízos desnecessários do ponto de vista agroambiental e financeiro”, realça a mesma nota.

De acordo com o secretário Regional, “o solo nos Açores é um elemento de sustentabilidade, suportando a excelência dos agroalimentos”. “As práticas agrícolas nos Açores respeitam o solo enquanto activo gestacional na produção dos mesmos. O solo nos Açores assume um meio de confiança e garantia na sustentabilidade agroprodutiva, pelo que temos políticas dirigidas ao solo que permitem uma segurança na disponibilidade agroprodutiva”.

Análise de terras

A análise de terras constitui “um importante instrumento técnico indispensável para garantir a sustentabilidade agroambiental das práticas de adubação, permitindo estabelecer critérios que optimizem e equilibrem os objetivos de aumento da produtividade e de protecção ambiental”, adianta a mesma nota.

“A sustentabilidade continuará a ser um princípio norteador da acção do XIV Governo dos Açores, com uma estratégia para a agricultura açoriana assente numa agricultura mais sustentável, que vá ao encontro da prossecução dos objetivos de promoção da auto-suficiência alimentar animal, da redução do uso de pesticidas, fertilizantes e agentes antimicrobianos, da promoção da diversidade biológica dos recursos genéticos vegetais e animais, da conservação do solo e da água, da redução das emissões de gases com efeito de estufa e do aumento da fixação de carbono”, concluiu o governante.

Esta é uma actuação articulada com a Federação Agrícola dos Açores e envolve as suas associadas em todas as ilhas.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Projecto ATLIC. Candidaturas aos Laboratórios de Economia Azul terminam a 15 de Maio

Partilhar              O Projecto ATLIC – Atlantic Innoblue Communities, liderado pela Câmara Municipal de Santo Tirso, que …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.