Início / Agenda / Projecto InovFarmer.MED promove workshop gratuito “Figo da Índia: Aplicações no agronegócio e competitividade”

Projecto InovFarmer.MED promove workshop gratuito “Figo da Índia: Aplicações no agronegócio e competitividade”

O projecto InovFarmer.MED, coordenado pelo Instituto Politécnico de Viseu numa parceria do Food4Sustainability — laboratório colaborativo na área da sustentabilidade agrícola — apresenta o seu segundo workshop, focado na cadeia de valor do figo-da-índia, desde a produção e transformação até ao seu consumo e venda.

A entrada no workshop “Figo da Índia: Aplicações no agronegócio e competitividade”, a realizar-se no próximo dia 3 de Maio, em Vale do Pereiro, na Herdade da Azinheira (da Pepe Aromas), é gratuita mas de inscrição obrigatória, aqui.

Com o apoio da Pepe Aromas, da Cooperativa Opuntias Alentejo e da Confraria Gastronómica do Figo e da Figueira da Índia, este evento irá contar com a participação de vários conhecedores da cultura do figo-da-índia com o objectivo de discutir novas oportunidades do agronegócio através do desenvolvimento de novos modelos de negócio de modo a aumentar a competitividade dos pequenos agricultores. Contando com uma manhã de palestras, o workshop irá terminar da parte da tarde com visitas de campo, refere uma nota de agenda do Food4Sustainability.

Projecto InovFarmer.MED

Sabendo que as mudanças ambientais e sociais estão a afectar profundamente os sistemas agro-alimentares euro-mediterrânicos, e que o surto de Covid-19 que impõe restrições à circulação, demonstrou a fragilidade dos sistemas alimentares mediterrânicos, já angustiados pelas alterações climáticas, crescimento populacional e escassez de recursos, o consórcio InovFarmer.MED desenvolveu uma estratégia de capacitação que aborda as vulnerabilidades dos produtores, em particular dos pequenos agricultores, para estabelecer linhas de resiliência para enfrentar estes desafios.

O InovFarmer.MED aborda, como estudo de caso, as cadeias de valor de dois produtos agroalimentares tradicionais com elevado potencial económico e significado social para os pequenos agricultores da bacia do Mediterrâneo: o figo (Ficus carica) e a figueira-da-índia (Opuntia ficus indica). Saiba mais aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Montenegro promete resolver problema do assoreamento do Porto de Pesca da Póvoa de Varzim

Partilhar              O primeiro-ministro, Luís Montenegro, esteve presente cerimónia de encerramento das comemorações do 50º aniversário de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.