Início / Agricultura / Magos IS apresenta DeepDrop. Dispositivo converte rega de superfície em rega enterrada

Magos IS apresenta DeepDrop. Dispositivo converte rega de superfície em rega enterrada

A Magos Irrigation Systems (Magos IS) anuncia que é a representante no mercado nacional do DeepDrop, um “sistema de rega gota-a-gota amigo do ambiente, com um dispositivo patenteado que fornece água directamente à raiz da planta de uma forma totalmente automatizada, transformando qualquer sistema de rega de superfície num sistema de rega enterrada”.

O DeepDrop “é fácil de instalar e com baixo custo, sem necessidade de intervenção de máquinas, adapta-se a qualquer instalação de rega gota-a-gota convencional à superfície. Economiza 40% a 70% de água e reduz o stress hídrico das culturas”, garante a Magos IS em nota de imprensa.

A rega enterrada direcciona o crescimento das raízes para o subsolo, proporcionando um desenvolvimento mais adequado do sistema radicular e raízes mais fortes, levando as plantas a suportar melhor períodos de stress hídrico. Outra vantagem é que a rega subterrânea minimiza o crescimento de infestantes à superfície, acrescenta a mesma nota.

Por outro lado, ao contrário dos sistemas rega enterrada convencionais, susceptíveis a entupimento dos gotejadores e de difícil visualização para intervenção, o DeepDrop permite uma fácil inspecção visual do funcionamento da rega.

O DeepDrop é recomendado para pomares, árvores em geral, horticultura, vinha, arbustos, jardins e viveiros. Não é recomendado para grandes culturas como cevada, trigo, milho ou arroz.

Modo de funcionamento

Segundo explica a Magos IS, o sistema de rega DeepDrop é composto por: tubo guia de 16mm/18mm; tubo de drenagem de 10mm; base circular flexível, cápsula DeepDrop transparente, base cápsula, microtubo para rega, conector do microtubo e conta-gotas (opcional). Dependendo do tipo de cultura, solo e qualidade da água, recomenda-se o uso de gotejadores de 2L/H, 4L/H ou 8L/H.

A instalação do DeepDrop “é simples e rápida. Na zona junto às raízes da cultura, comece por abrir um buraco na terra de 20 a 30 centímetros de profundidade, enterre a base circular flexível do DeepDrop, deixando de fora o tubo receptor, onde encaixará o tubo de drenagem do DeepDrop. Por fim, encaixe o microtubo do DeepDrop no gotejador do seu sistema de rega, que passará a direccionar a água para o subsolo, onde será directamente absorvida pelo sistema radicular da cultura, minimizando as perdas por evaporação”, adianta a mesma nota.

O DeepDrop é uma patente de inventores espanhóis, sediados em Málaga, e é utilizado com sucesso em culturas como o olival, abacateiros, pessegueiros, tomate em estufa e jardins, entre outras.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Já são conhecidos os vencedores do Prémio Nacional de Enoturismo 2024

Partilhar              A gala da terceira edição do Prémio Nacional de Enoturismo Apeno/Ageas Seguros 2024, considerado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.