Início / Agenda / Cidade do Vinho 2024. Cartaxo arranca a 13 de Abril com tertúlias O Saber e o Sabor do Vinho

Cidade do Vinho 2024. Cartaxo arranca a 13 de Abril com tertúlias O Saber e o Sabor do Vinho

A Cidade do Vinho 2024 une quatro municípios — Almeirim, Alpiarça, Cartaxo e Santarém — na concretização de cinco objetivos de desenvolvimento para o sector: desenvolver do cluster do vinho e da economia local, fortalecer o enoturismo enquanto produto âncora, consolidar a marca Ribatejo, reforçar o posicionamento estratégico da região, reforçar a cooperação e o trabalho em rede, dinamizar a cultura e o património.

A Câmara Municipal do Cartaxo organizou um vasto programa de eventos e actividades. As tertúlias O Saber e o Sabor do Vinho são uma dessas iniciativas. E arrancam já a 13 de Abril, dando o mote a quatro conversas para levar pela tarde dentro.

Sempre ao sábado, sempre às 16h00 e sempre acompanhadas por provas de vinho, as tertúlias que a Câmara Municipal do Cartaxo organizou no âmbito do programa Cidade do Vinho 2024, vão decorrer no Museu Rural e do Vinho e são de entrada livre.

“A história e as estórias do vinho, as pessoas que são guardiãs de conhecimento, as que sonham e constroem o futuro da vitivinicultura e os que sabem que os vinhos guardam segredos necessários à restauração de qualidade, vão ser a alma deste espaço de tertúlia. Os vinhos que vão estar à prova serão a companhia perfeita para uma boa conversa”, garante uma nota de agenda da autarquia do Cartaxo.

Tertúlia de 13 de Abril

No dia 13 de Abril, a tertúlia vai ser conduzida pelo Escanção Rodolfo Tristão e a Harmonização de Vinhos e Iguarias, vai ser o tema da conversa.

Rodolfo Tristão, sommelier e consultor de vinhos, com uma carreira com mais de 20 anos no mundo dos vinhos, tanto em Portugal como a nível internacional, notabilizou-se não só pelos prémios e distinções, entre os quais Sommelier do Ano 2016, pela Revista de Vinhos e Prémio Arte da Sala da Academia da Gastronomia Portuguesa, como no seu trabalho na restauração: foi director de vinhos do Grupo Avilez, onde permaneceu vários anos, com destaque para o Belcanto, um dos melhores restaurantes do Mundo.

É docente na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE), formador do curso de escanções e actualmente dá aulas de Enogastronomia. Foi durante alguns anos presidente dos Escanções de Portugal.

Chefe da Câmara de Provadores da Comissão Vitivinícola dos Açores, integra também o painel de provadores da Revista de Vinhos.

É parceiro na empresa Martins Wine Advisor, considerada no Reino Unido a melhor ao nível de Serviço de vinhos 2019, 2020. Sendo ele ribatejano, natural dos Casais da Lagoa, Azambuja, é “com gosto” que tem uma parceria com a Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVRTejo), com objectivo de potenciar os vinhos do Tejo na região e em Portugal. Autor de dois livros, “À Descoberta do Vinho”, 2010 e o último deles “Saber Beber Vinho”, lançado em 2019.

Conheça todo o programa de eventos e actividades da Câmara Municipal do Cartaxo no âmbito da Cidade do Vinho 2024 aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Empresa belga procura fabricante especializado em mobiliário feito com madeira maciça

Partilhar              Uma empresa belga de design de interiores procura um fabricante especializado em mobiliário feito com …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.