Início / Agricultura / FAO revê estimativa da produção mundial de cereais em alta para 2.841 milhões de tn

FAO revê estimativa da produção mundial de cereais em alta para 2.841 milhões de tn

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) reviu a sua estimativa para a produção mundial de cereais em 2023-2024, ligeiramente em alta, situando-se agora em 2.841 milhões de toneladas, um aumento de 1,1 % (32 milhões de toneladas) em relação ao ano anterior.

Esta nova revisão é explicada por “um ajustamento em alta na produção mundial de milho, tendo em conta as últimas estimativas oficiais da União Europeia, e na produção mundial de trigo, após a recente publicação de dados oficiais que indicam colheitas ligeiramente inferiores às esperadas na Argentina e Austrália”, explica uma nota informativa da FAO.

Da mesma forma, após pequenas revisões em alta das perspectivas de produção em alguns países, a previsão da FAO para a produção mundial de arroz em 2023-2024 é agora de 526,4 milhões de toneladas (em arroz branqueado equivalente). A este nível, a FAO espera que a produção anual cresça 0,5% e atinja o nível recorde em 2021-2022, uma vez que se prevê uma grande colheita global na Ásia, bem como um crescimento da produção em África e nos Estados Unidos da América.

Apesar de uma revisão em baixa de 2,7 milhões de toneladas em relação ao mês passado, a previsão da FAO para as reservas globais de cereais no final de 2024 é agora de 894 milhões de toneladas, ou ainda 2,3% acima dos seus níveis iniciais. Espera a organização que o rácio global de existências/utilização de cereais em 2023-2024 se situe num nível confortável de 31%, quase idêntico aos 30,9% de 2022-2023.

Perspectivas de colheita em 2024

Olhando para a colheita de 2024, a previsão da FAO para a produção mundial de trigo diminuiu ligeiramente desde o mês passado e situa-se agora em 796 milhões de toneladas, mas ainda indica um crescimento de 1% em comparação com a produção de 2023.

Este ajustamento deve-se a um ligeiro declínio nas previsões para produção de trigo na União Europeia e no Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, onde um excesso de humidade atrasou a sementeira de trigo, enquanto secas localizadas afectam actualmente áreas cultivadas no Sul e Leste da União Europeia, adianta a mesma nota da FAO.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

40ª Ovibeja inaugurada pelo PM e ministros da Agricultura e do Ambiente

Partilhar              A 40ª Ovibeja abre as suas portas ao público já amanhã, 30 de Abril. A …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.