Início / Agricultura / EDIA: cultura da nogueira tem potencial para ter sucesso no perímetro de rega de Alqueva

EDIA: cultura da nogueira tem potencial para ter sucesso no perímetro de rega de Alqueva

A EDIA — Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva considera que “embora a nogueira seja um pouco mais exigente na sua condução, comparativamente com a amendoeira, esta cultura tem potencial para ter sucesso na nossa região”.

“Já existem pomares de nogueiras em Alqueva e também intenção de plantação de novas áreas e ampliação das existentes, prova que a sua adaptação à região é possível e sustentável agronomicamente e economicamente”, refere a EDIA no seu Anuário Agrícola de Alqueva de 2023.

E adianta que nos últimos anos “a procura por frutos secos, nos mercados nacional e internacional, tem aumentado. Investir no nogal, pode ser uma boa alternativa às culturas tradicionais de regadio, e por isso uma oportunidade de investimento para os agricultores e investidores que estão na região ou que se pretendam instalar”, realçando que foi inaugurado em 2021, uma unidade industrial na região de São Manços, pertencente ao grupo Ortigão Costa, que labora nozes e amêndoas.

Em 2023 foram inscritos 1.077 ha de nogueiras nos perímetros de rega de Alqueva. Sendo uma fruteira, a sua exploração é em pomar, podendo assumir diferentes compassos. O sistema de rega mais utilizado é o gota-a-gota, numa área mínima 20 ha.

Consulte o Anuário Agrícola de Alqueva de 2023 aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Armadilhas do Município de Montalegre já capturaram 14.801 vespas asiáticas em 2024

Partilhar              A Câmara Municipal de Montalegre tem em curso, desde inícios de Março, a nova campanha …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.