Início / Agricultura / Laboratório da Paisagem vence prémio Floresta é Sustentabilidade

Laboratório da Paisagem vence prémio Floresta é Sustentabilidade

O Laboratório da Paisagem foi o vencedor da quarta edição do prémio Floresta é Sustentabilidade, na categoria Inovação. O prémio é uma iniciativa desenvolvida pela Biond – Associação das Bioindústrias de Base Florestal, em parceria com o Correio da Manhã e o Jornal de Negócios, com o apoio da PwC.

A candidatura do Laboratório da Paisagem apresentou uma estratégia de controlo da Fallopia japonica, considerada uma espécie invasora, integrando uma abordagem inovadora para o seu controlo e eliminação, através da utilização de mantas orgânicas biodegradáveis e malhas anti-ervas biodegradáveis, refere uma nota de imprensa da organização do prémio.

E adianta que “a estratégia inclui ainda uma forte campanha de educação e sensibilização ambiental para a importância da identificação e combate às espécies invasoras, nomeadamente através do envolvimento dos cidadãos. Esta iniciativa vem em linha com o trabalho que o Laboratório da Paisagem tem realizado, em Guimarães, na área da biodiversidade e que dará origem ao novo Plano de Acção Local para a Biodiversidade 2030”.

A cerimónia de entrega de prémios decorreu na passada quinta-feira, em Lisboa, onde esteve representada a Coordenação Geral e de Inovação do Laboratório, através de Francisco Carvalho, bem como Ana Pinheira, investigadora responsável pelo projecto.

O prémio, no valor de cinco mil euros, teve como objectivo distinguir e premiar as melhores práticas florestais e reconhecer a importância da fileira florestal para Portugal e tem periodicidade bienal.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Já são conhecidos os vencedores do Prémio Nacional de Enoturismo 2024

Partilhar              A gala da terceira edição do Prémio Nacional de Enoturismo Apeno/Ageas Seguros 2024, considerado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.