Início / Agricultura / Estudo da FNAP: produção de mel cai 76% desde 2018

Estudo da FNAP: produção de mel cai 76% desde 2018

O secretário de Estado da Agricultura, Nuno Russo, pediu à FNAP – Federação Nacional dos Apicultores de Portugal que efectuasse o levantamento das perdas apícolas em 2020. A federação acabou por fazer um trabalho mais ambicioso, levando a cabo um inquérito sobre os anos 2018-2020 junto das organizações e produtores individuais seus associados. Resultado: o estudo concluiu que a produção de mel caiu 76% entre 2018 e 2020.

O estudo “Análise de Variações de Produção Apícola no Triénio 2018-2020” é uma resposta à necessidade de quantificação dos constrangimentos e dificuldades sentidas pelos apicultores nacionais, diz a Federação.

Nestlé vai ajudar apicultores nacionais a fazer face às perdas de efectivo decorrentes de calamidades naturais

As conclusões do trabalho confirmam quebras de produção da ordem dos 76% — comparativamente com o ano de 2018 — o que suporta e “valida as estimativas anunciadas pela produção no início deste Verão, perdas que terão graves consequências para o rendimento dos apicultores, que dependem das vendas de mel para rentabilizar as suas explorações”.

Apoios agro-ambientais

Uma vez mais a Federação recorda que “caso existissem os apoios que a FNAP tem reivindicado há mais de 15 anos, nomeadamente apoios agro-ambientais que remunerariam o serviço que a apicultura proporciona ao ecossistema (através da polinização da flora silvestre) a situação da maioria das explorações seria menos gravosa”.

O estudo foi apresentado ao secretário de Estado da Agricultura e, paralelamente, com a sua mediação, estão a decorrer negociações entre a FNAP e a Nestlé, tendo em vista a celebração de um protocolo, que contribuirá para ajudar os apicultores nacionais a fazer face às perdas de efectivo decorrentes de calamidades naturais, especificamente de incêndios rurais.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

COTHN realiza acção de capacitação gratuita sobre Agricultura de Conservação

Partilhar              O COTHN  — Centro Operativo Tecnológico Hortofrutícola Nacional, no âmbito do projecto Call4Earth, realiza mais …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.