Início / Apoios e Oportunidades / Apoios Comunitários

Apoios Comunitários

Ministério responde a deputado socialista: ovelha da Serra da Estrela tem 34 euros de apoio por animal

O deputado socialista Santinho Pacheco questionou o Governo sobre eventuais apoios a um programa de defesa e salvaguarda da ovelha bordaleira da Serra da Estrela, que estimulem o aumento da produção de leite. O deputado perguntou ainda ao ministro Capoulas Santos se o Governo poderá apoiar a instalação de centros …

Ler mais »

Capoulas vai à Áustria debater a PAC pós-2020 e ajudar a projectar o futuro do espaço rural

O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, participa amanhã, 25 de Setembro, a partir das 9h45, na reunião informal do Conselho de Ministros da Agricultura da União Europeia, na Áustria. O secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira, também participa nesta reunião. Em agenda, esta …

Ler mais »

José Núncio, Fenareg: “Em Portugal não existe um Plano Nacional de Regadios”

Entrevista a José Núncio, presidente da Fenareg O presidente da Fenareg – Federação Nacional de Regantes de Portugal, José Núncio, diz que “a estabilidade do sector agrícola, no qual se inclui o regadio, é fundamental” e que “em Portugal não existe um Plano Nacional de Regadios. Existe um Programa Nacional …

Ler mais »

Programa Nacional de Regadios tem 560 milhões de euros para reabilitação de infra-estruturas

O Conselho de Ministros aprovou hoje, 20 de Setembro, o Programa Nacional de Regadios (PNRegadios), que visa a expansão, a reabilitação e a modernização dos regadios existentes e a criação de novas áreas regadas. Este programa permitirá aumentar a resiliência e robustez dos sistemas agrícolas, contribuindo igualmente para a adaptação …

Ler mais »

Conselho de Ministros aprova Programa Nacional de Regadios

O Conselho de Ministros aprovou hoje, 20 de Setembro, o Programa Nacional de Regadios (PNRegadios) que visa a expansão, reabilitação e modernização dos regadios existentes e a criação de novas áreas regadas, com o objectivo de promover o regadio e outras infraestruturas colectivas. Segundo o comunicado do Conselho de Ministros, …

Ler mais »

Portugal gere programa da UE para agricultura em Angola e promove Câmara Luso-Angolana de Agricultura

Portugal vai gerir um programa da União Europeia (UE) dirigido à agricultura em Angola, no valor de 48 milhões de euros, que incidirá sobre as três províncias do Sul mais expostas às alterações climáticas: Huíla, Namibe e Cunene. Paralelamente, Capoulas Santos estimula os agricultores e as empresas angolanas e portuguesas …

Ler mais »

Açores investem 430 mil euros em central de gelo no Porto de Pescas de Rabo de Peixe

O Governo dos Açores, através da Lotaçor, lançou hoje, 19 de Setembro, um concurso público internacional para a aquisição de uma nova central de produção e armazenamento de gelo para o Porto de Pescas de Rabo de Peixe, em São Miguel. Este investimento, que corresponde a um valor superior a …

Ler mais »

CCDRN quer um Norte mais reivindicativo e mais exigente

O Conselho Regional da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN) reuniu-se ontem, 17 de Setembro, no Cine-Teatro Garrett, em Póvoa de Varzim. E quer um Norte mais reivindicativo e mais exigente. Presidido por Miguel Alves, Presidente da Câmara Municipal de Caminha, o Conselho Regional integra na sua composição …

Ler mais »

Capoulas espera que CNA possa disponibilizar “alguns dos seus técnicos” para apoiar agricultores afectados pelo incêndio de Monchique

O Ministério da Agricultura, liderado por Luís Capoulas Santos, acaba de reagir ao comunicado de ontem, 12 de Setembro, da CNA – Confederação Nacional de Agricultores, que contesta a exigência de apresentação, pelos agricultores, de um CAE (Código de Actividade Económica) na área da Agricultura, comprovativo do exercício da actividade. …

Ler mais »

Açores tem a mais alta taxa de execução de fundos comunitários do País

O vice-presidente do Governo Regional manifestou satisfação com a taxa de execução dos fundos comunitários nos Açores que, segundo o Boletim Informativo dos Fundos da União Europeia, foi a mais alta do País no primeiro semestre deste ano. Este estudo evidencia os Açores “como a parcela do território nacional com …

Ler mais »