O ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, defendeu, no Conselho informal dos Ministros da Agricultura da União Europeia, uma valorização do sector da Agricultura, da Política Agrícola Comum (PAC) e das sinergias entre fundos e programas para melhorar a qualidade, segurança e a autonomia estratégica agroalimentar.
“Para reforçar a autonomia estratégica no sector agroalimentar é fundamental valorizar a agricultura. Só conseguiremos ter produtos de qualidade a preços acessíveis com um reforço da Política Agrícola Comum a par de uma articulação e eficiente utilização de programas e fundos europeus”, afirmou José Manuel Fernandes no final do encontro.
O ministro da Agricultura e Pescas defendeu ainda uma maior abertura do programa europeu de investigação Horizonte Europa e de um reforço do investimento em tecnologia através de outros fundos europeus e de programas como o InvestEU, avança um comunicado de imprensa do da Agricultura e Pescas.
O Conselho informal de Ministros da Agricultura realizou-se em Genk para discutir a autonomia estratégica agroalimentar na União Europeia, a melhoria da saúde dos cidadãos e rendimentos alternativos para os agricultores europeus e para toda a cadeia alimentar, acrescenta o mesmo comunicado.
Agricultura e Mar