Início / Agricultura / Toolkit QuantiFarm está online. Plataforma de soluções de tecnologia digital agrícola

Toolkit QuantiFarm está online. Plataforma de soluções de tecnologia digital agrícola

O projecto QuantiFarm, do qual a Consulai – Consultadoria Agro-Industrial é parceira, alcançou uma meta importante: o Toolkit QuantiFarm. Uma plataforma online inclusiva focada em Soluções de Tecnologia Digital Agrícola, Digital Agriculture Technology Solutions (DATS), que está agora disponível para os utilizadores explorarem.

O projecto QuantiFarm desenvolveu e implementou uma framework de avaliação de custos e benefícios, bem como os impactos positivos e negativos dos DATS ao longo das três dimensões de sustentabilidade: económica, ambiental e social. E avaliou o desempenho de várias DATS utilizados por explorações agrícolas comerciais no contexto de 30 casos de estudo, localizados em 20 países, em diferentes regiões biogeográficas da União Europeia (UE), cobrindo 7 sectores agrícolas (culturas aráveis, frutícolas, hortícolas, lacticínios, carne, apicultura e aquicultura).

O Toolkit QuantiFarm “é um painel de controlo online e de fácil utilização que apresenta os resultados da avaliação para os DATS avaliados. Estes resultados fornecem evidências do mundo real, dos benefícios e desafios, quando os DATS específicos são utilizados em contextos específicos e, assim, apoiam o processo de tomada de decisão dos intervenientes relevantes (agricultores, consultores e decisores políticos)” diz uma nota de imprensa da Consulai.

“O Toolkit QuantiFarm não se limita aos dados fornecidos pelos 30 casos de estudo. O toolkit inclui descrições (especificações, áreas de aplicação e o fornecedor da tecnologia) de um grande conjunto de DATS, a partir de inventários já existentes e revisão de artigos científicos. Tudo isto permite que o Toolkit QuantiFarm forneça um repositório consolidado e uma base de conhecimento de aproximadamente 400 DATS”, garante a mesma nota.

A base de conhecimento do Toolkit QuantiFarm é utilizada por 5 ferramentas diferentes que apoiam a tomada de decisão baseada em dados, tanto para agricultores, consultores e ainda, decisores políticos. As ferramentas utilizam evidências reais sobre a eficácia dos DATSs em condições específicas, incluídas na base de dados, bem como estimativas sobre o seu impacto potencial em diferentes contextos.

Pode utilizar já o Toolkit QuantiFarm aqui.

QuantiFarm

O QuantiFarm é um projecto financiado pelo programa Horizon Europe da Comissão Europeia. Lançado com o objectivo de avaliar o impacto da digitalização na agricultura, o QuantiFarm está a desenvolver uma framework para avaliar a eficácia e o desempenho das ferramentas digitais que prometem modernizar a agricultura.

O mote que deu origem à concepção do QuantiFarm, foi a questão “Como sabemos qual é a melhor tecnologia para uma determinada exploração agrícola?”, este projecto tem como meta explorar de que forma as ferramentas digitais funcionam na agricultura comercial.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Já são conhecidos os vencedores do Prémio Nacional de Enoturismo 2024

Partilhar              A gala da terceira edição do Prémio Nacional de Enoturismo Apeno/Ageas Seguros 2024, considerado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.