A autoridade de gestão do PEPAC — Plano Estratégico da Política Agrícola Comum Portugal no continente promove um sessão de “talks” dedicada ao tema “O papel do associativismo como contributo para o sucesso da instalação dos jovens agricultores no PEPAC no Continente”, na Ovibeja, a 30 de Maio. O encontro realiza-se no Espaço PEPAC — Pavilhão Sabor Alentejo, a partir das 16 horas e é de entrada livre.
Relembre-se que a 40ª Ovibeja realiza-se de 30 de Abril a 5 de Maio no Parque de Feiras e Exposições Manuel de Castro e Brito, em Beja. O associativismo agrícola – que está na génese da Ovibeja – vai ser o tema central da Feira, com organização a cargo da ACOS – Associação de Agricultores do Sul.
A PAC 2023-27 prevê várias intervenções especificamente para os jovens agricultores. Os países da União Europeia (UE) adaptam as suas medidas às condições nacionais nos respectivos planos estratégicos da PAC.
As estratégias a favor dos jovens agricultores conjugam geralmente várias intervenções ou medidas, incluindo o seguinte:
- apoio complementar ao rendimento dos jovens agricultores
- instalação de jovens agricultores, novos agricultores e empresas rurais em fase de arranque
Por outro lado, os países da UE devem consagrar aos pagamentos directos de apoio aos jovens agricultores 3%, pelo menos, do seu orçamento. O apoio pode ser concedido a título de apoio ao rendimento, de apoio ao investimento ou de ajuda ao arranque para os jovens agricultores (apenas é contabilizado para este objectivo 50% do apoio ao investimento pertinente).
Conheça o programa completo da 40ª Ovibeja aqui.
Agricultura e Mar