Início / Agricultura / Vamos falar de milho. Anpromis apresenta Cooperativa Agrícola de Beja e Brinches
© Anpromis

Vamos falar de milho. Anpromis apresenta Cooperativa Agrícola de Beja e Brinches

A Anpromis — Associação Nacional dos Produtores de Milho e Sorgo apresenta as Organizações de Produtores suas associadas, ao longo de 11 episódios, destacando a importância do milho, a principal cultura arvense semeada em Portugal, e dando a conhecer a forte dinâmica de cada uma delas.

A Cooperativa Agrícola de Beja e Brinches, presidida por Fernando Rosário, é a protagonista do quinto episódio da rúbrica “Vamos falar de Milho”.

Em 1 de Julho de 2008, num movimento cooperativo histórico da região de Beja, nasceu a Cooperativa Agrícola de Beja e Brinches, uma só entidade, fruto da fusão entre a Cooperativa Agrícola de Beja e a Cooperativa Agrícola de Brinches, considerada uma das cooperativas com maior dimensão a nível nacional no sector agrícola e na sua actividade, provendo um substancial reforço do seu posicionamento competitivo à escala europeia.

O projecto de fusão traduziu-se em ganhos muito significativos não só para a Cooperativa e associados, como para o sector agrícola do Baixo Alentejo, porque ambas as cooperativas se encaixavam perfeitamente uma na outra. Se a Cooperativa Agrícola de Beja possuía uma enorme força no sector dos cereais, a congénere de Brinches apresentava uma grande dinâmica no domínio da olivicultura e produção de azeite, um sector com larga margem de crescimento e que se está a tornar o principal pilar da lavoura regional.

Por outro lado, o centro de gravidade da olivicultura está a ser criado numa área entre Brinches, Serpa e Beja, onde agora se estendem agora centenas e centenas de hectares de novo olival, zona por excelência para a produção de azeite nos próximos anos.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

IV Congresso Ibérico Agropecuário. Veja ou reveja online

Partilhar              O IV Congresso Ibérico Agropecuário, uma organização conjunta da CAP — Confederação dos Agricultores de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.