Início / Agenda / Concelho do Fundão é a Região Convidada da 40ª Ovibeja

Concelho do Fundão é a Região Convidada da 40ª Ovibeja

A 40ª Ovibeja realiza-se de 30 de Abril a 5 de Maio no Parque de Feiras e Exposições Manuel de Castro e Brito, em Beja. O associativismo agrícola – que está na génese da Ovibeja – vai ser o tema central, reflectido em várias conferências, realça a organização da Feira, a cargo da ACOS – Associação de Agricultores do Sul. Esta edição da Ovibeja retoma a iniciativa da Região Convidada que este ano vai ser o Concelho do Fundão.

Entre outras acções previstas no âmbito da partilha de conhecimento, um dos destaques vai para a conferência organizada pela ACOS sobre “Integração de migrantes no Baixo Alentejo: qual o caminho?”, a realizar-se no dia 3 de Maio, no Auditório do Centro de Incubação de Base Tecnológica – CIBT NERBE. Além de outros convidados para reflectir sobre esta temática de grande relevo na actualidade, contam-se a participação da representante do Centro para as Migrações do Fundão, Filipa Batista, do Chefe de Missão da OIM Portugal – Organização Internacional para as Migrações, Vasco Malta e de um representante da ACOS.

Pavilhão Sabor Alentejo

No que diz respeito ao ramo alimentar presente na Ovibeja, um dos destaques vai para o Pavilhão Sabor Alentejo que faz apelo a todos os sentidos, com uma completa panóplia de produtos agroalimentares de qualidade superior, desde queijos e enchidos, vinho, azeite, pão, mel, doces, chocolates. O evento conta ainda com mais de uma dezena de restaurantes de carnes certificadas, vários quiosques de comes e bebes e diversos espaços de Street Food.

Para o Campo da Feira estão projectadas demonstrações de novas tecnologias associadas à Inteligência Artificial, como tripulação de drones e outros equipamentos, assim como colóquios sobre temas da actualidade. Este espaço vai contar com a presença e participação de vários centros de competências (que baseiam a sua actividade em projectos de investigação e conhecimento) de que a ACOS faz parte, alguns deles desde a sua fundação.

Também o Município do Fundão vai evidenciar o projecto Agrotech Fundão, um laboratório em contexto real de testagem e demonstração de tecnologia para estimular a competitividade e a precisão na agricultura.

Animação 

No que diz respeito ao cartaz de concertos e animação cultural, um dos vários pontos altos é a celebração do 10º aniversário da elevação do Cante Alentejano a Património Cultural e Imaterial da Humanidade pela UNESCO. O evento vai juntar, no dia 4 de Maio (sábado), depois de almoço, todos os grupos do Comboio do Cante, da zona da Grande Lisboa, e todos os outros da região e de outras zonas do país que tenham disponibilidade para participar.

A ideia é celebrar o cante em uníssono, como já aconteceu em 2015, que juntou mais de dois mil cantadores de mais de cem grupos corais. Nos vários dias da Ovibeja há ainda música e animação em diferentes espaços do evento e os grandes concertos da noite: Calema, no dia 30 de Abril, Buba Espinho, no dia 1 de Maio, The Lucky Duckies, a 2, UB40 a 3 de Maio e Ana Moura a 4 de Maio.

Conheça o programa da 40ª Ovibeja aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

CCIP promove conferência “Sustentabilidade e Competitividade” em parceria com Novo Banco

Partilhar              A Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP), em parceria com o Novo Banco e …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.