Início / Empresas / Cientistas explicam como inteligência artificial ajuda a melhorar rendimento agrícola

Cientistas explicam como inteligência artificial ajuda a melhorar rendimento agrícola

O Mundo enfrenta uma crise agrícola: o crescimento populacional, a degradação da terra e as mudanças climáticas pressionam as cadeias de abastecimento de alimentos. A inteligência artificial (IA) está a tornar-se necessária para sistemas e máquinas autónomas, que também são usadas na agricultura. Os cientistas explicam como a IA está a ajudar a melhorar o rendimento das colheitas no dia-a-dia.

O motor da tecnologia

A inteligência artificial possui múltiplas aplicações nos dias de hoje. Algoritmos modernos são usados para fazer apostas (por exemplo, em 1Win), tratar pessoas, automatizar processos empresariais, entre outros. A IA tem como objectivo aumentar a eficiência de vários processos de produção e outras actividades que envolvem automação, robótica e digitalização.

Os novos algoritmos permitirão:

  • combinar dados sobre a produtividade das colheitas num campo específico com informações climáticas, estado do solo, etc., para depois sugerir colheitas (variedades) que devem ser usadas nessa área;
  • monitorar muitos processos na exploração agrícola, tanto no campo (clima, estado do solo, estado das colheitas) quanto nas áreas de criação de animais (por exemplo, comportamento animal);
  • prever fenómenos indesejados, como doenças de plantas ou animais, assim como prever a produção de colheitas agrícolas;
  • identificar áreas no campo onde o estado das plantas é deficiente. Essas anomalias podem ser difíceis de detectar para o agricultor, que possui muitas outras responsabilidades.

Os algoritmos de inteligência artificial podem ser usados para monitorar o processo de produção e a qualidade do produto ao analisar dados obtidos de diferentes tipos de dispositivos de medição. Eles permitem detectar defeitos na produção e várias anomalias durante o processo de produção. A inteligência artificial também é usada para controlar o estado técnico das máquinas, sendo uma ferramenta para prever falhas e planejar revisões e manutenção técnica.

Sistemas e máquinas autónomas

Uma das áreas de aplicação da IA na agricultura é a análise de imagens em sistemas instalados em máquinas de protecção química e remoção mecânica de ervas daninhas. Nestes sistemas, os algoritmos de inteligência artificial identificam as ervas daninhas que serão tratadas com herbicida (solução destinada aos pulverizadores) ou removidas por elementos das máquinas de eliminação de ervas.

A inteligência artificial acaba por ser uma ferramenta muito útil para as máquinas autónomas de eliminação de ervas. Nesse caso, também é necessário identificar as ervas daninhas que o robô removerá. Alguns dos robôs estarão equipados com sistemas de visão técnica apoiados pela inteligência artificial, necessários para o deslocamento autónomo do robô pelo campo. Um robô autónomo equipado com tais sistemas poderá reagir de maneira mais eficaz a possíveis obstáculos.

Os algoritmos de IA são usados não apenas em máquinas autónomas. Actualmente, alguns modelos de tractores e máquinas de colheita estão equipados com terminais com assistentes virtuais que ajustam automaticamente os parâmetros de trabalho do tractor ou da máquina de colheita de acordo com as condições de trabalho.

Drones com inteligência artificial

Os algoritmos de inteligência artificial são usados em sistemas de análise de imagens obtidas por drones, que estão a tornar-se cada vez mais populares na agricultura. Os drones que tiram fotografias aéreas das colheitas fornecem grandes volumes de dados, a partir dos quais os algoritmos de IA podem extrair informações úteis para o agricultor.

Ao analisar as imagens obtidas, os algoritmos de inteligência artificial podem determinar áreas onde as colheitas estão infectadas por doenças ou pragas, ou têm escassez de água. A inteligência artificial usada nos sistemas de controle de drones fornece autonomia em seu trabalho.

O futuro da inteligência artificial na agricultura

Sem dúvida, o desenvolvimento tecnológico na agricultura estará associado ao amplo uso da inteligência artificial. Os algoritmos de IA certamente serão úteis na resolução de problemas e desafios na agricultura, como o uso excessivo de pesticidas, a necessidade de aumentar a produção agrícola ou a escassez de mão-de-obra.

As tecnologias estão a avançar muito. Portanto, pode-se esperar que muitas empresas e explorações agrícolas usem soluções de inteligência artificial nos próximos anos.

 
       
   
 

Verifique também

ASAE apreende 9 toneladas de carne imprópria para consumo em entreposto ilegal no distrito de Évora

Partilhar              A ASAE – Autoridade de Segurança Alimentar e Económica procedeu ao desmantelamento e suspensão total …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.