Início / Agricultura / IFAP dá conselhos para diminuição de acidentes com tractores e máquinas agrícolas

IFAP dá conselhos para diminuição de acidentes com tractores e máquinas agrícolas

O IFAP — Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas relembra que em Portugal, segundo recente comunicado da Guarda Nacional Republicana (GNR), os acidentes que envolvem tractores e máquinas agrícolas aumentaram para 480 em 2023, mais 9,3% desde o ano anterior, e que dessas ocorrências resultaram 13 vítimas mortais, 23 feridos graves e 172 feridos ligeiros.

“Para que não faça parte da estatística”, o IFAP aconselha: “não dispense a formação obrigatória; conduza com cuidado e atenção; evite conduzir em grande esforço físico ou cansaço; e modere excessos de confiança na condução”.

Para a GNR, atendendo ao número de acidentes que envolvem tractores e máquinas agrícolas, registados na área de responsabilidade da Guarda, nos anos de 2021 a 2024, “torna-se imperativo aconselhar para o cumprimento das regras de segurança deste tipo de veículos, pelo que a GNR irá continuar a realizar acções de sensibilização dirigidas aos utilizadores de tractores e máquinas agrícolas, com o objectivo de fazer cumprir as medidas de segurança e prevenir a ocorrência de acidentes na manobra de veículos/máquinas agrícolas e florestais”.

Arco de Santo António obrigatório

Sendo o capotamento a principal causa a provocar vítimas, a GNR alerta para o facto de que é obrigatório circular com arco de segurança, conhecido por “Arco de Santo António”, erguido e em posição de serviço (esta obrigatoriedade aplica-se aos tractores homologados com esta estrutura), bem como a utilização do cinto e demais dispositivos de segurança com que os veículos estejam equipados.

Além disso, relembra que os tractores e máquinas agrícolas ou florestais e as máquinas industriais estão agora obrigados a possuir avisadores luminosos especiais (rotativo de cor amarela).

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Já são conhecidos os vencedores do Prémio Nacional de Enoturismo 2024

Partilhar              A gala da terceira edição do Prémio Nacional de Enoturismo Apeno/Ageas Seguros 2024, considerado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.