Início / Agricultura / Açores reconhece fábrica de processamento de carnes e pescado como Projecto de Interesse Regional

Açores reconhece fábrica de processamento de carnes e pescado como Projecto de Interesse Regional

O Governo Regional dos Açores decidiu aprovar a Resolução que reconhece o projecto “Instalação de uma fábrica de processamento de carnes, padaria, pastelaria e pescado na Ilha de São Miguel”, promovido pela empresa CFA – Centros de Fabrico dos Açores, como Projecto de Interesse Regional (PIR).

O projecto envolve um investimento global de aproximadamente 14,8 milhões de euros e permitirá a criação de 15 postos de trabalho.

Explica o Comunicado do Conselho do Governo que o projecto promovido pela Centros de Fabrico dos Açores “coaduna-se com a estratégia de desenvolvimento regional, encontrando-se em conformidade com as medidas e objectivos gerais consagrados no Programa do XIV Governo Regional dos Açores, mais concretamente no que respeita ao investimento para a produção de bens transaccionáveis para a exportação ou para a substituição de importações”.

Centros de Fabrico dos Açores

Criada em 2021, a CFA – Centros de Fabrico dos Açores assume-se como uma referência de excelência nos domínios da sustentabilidade, qualidade e inovação.

No total, a fábrica na Ilha de São Miguel conta com mais de 100 colaboradores, mais de 22 técnicos especializados. O capital social da empresa CFA é detido pelo Grupo Bensaude em 80%, pela Sonae em 10% e também 10% pela Moagem Terceirense.

Dois anos depois, em Novembro de 2023, foi inaugurado um complexo industrial com mais de 5. 000 m2 de área de construção bruta, que agrega as três unidades de produção, em Nordela, Ponta Delgada, ficando assim com uma estrutura industrial única em São Miguel e mantendo a unidade fabril já existente desde 2021, na ilha Terceira.

Com esta nova construção, os CFA ganham uma escala determinante e relevante para o negócio de exportação. Valoriza a matéria-prima regional e produz segundo “os mais rigorosos padrões de qualidade com base no conhecimento da equipa e parceiros de negócio da Bensaude Distribuição”.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Carmona Rodrigues lidera Grupo de Trabalho para estratégia de gestão, armazenamento e distribuição eficiente da água

Partilhar              O Governo decidiu criar um Grupo de Trabalho para delinear a estratégia multissectorial, “Água que Une”, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.