Início / Agricultura / Rui Garrido: Governo está a estudar regresso das Direcções Regionais de Agricultura e Pescas

Rui Garrido: Governo está a estudar regresso das Direcções Regionais de Agricultura e Pescas

O presidente da ACOS – Associação de Agricultores do Sul, Rui Garrido, reuniu-se com o novo ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, durante a Ovibeja, garantindo-lhe aquele que “o Governo está a estudar o regresso de competências” das Direcções Regionais de Agricultura e Pescas (DRAP), extintas pelo anterior Executivo socialista.

Em declarações à Revista Agricultura e Mar, Rui Garrido explica que “o ministro não se quis adiantar muito nesta questão, mas a opinião dele é de que deve haver um retrocesso na extinção das DRAP, de saída das suas antigas competências das CCDR [Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional]. Mas, note-se, percebemos a sua posição sem o ter dito claramente; deu a entender que é isso que defende”.

Relembre-se que a possibilidade de reversão da extinção das DRAP e a transferência das suas competências para as CCDR — contestada por todas as organizações de agricultores — foi uma das das promessas de Luís Montenegro que levou o ex-presidente da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, a aceitar ser candidato por Santarém, nas eleições legislativas de 10 de Março.

“Na reunião o ministro escutou o que lhe dissemos, basicamente o que desenvolvi no discurso de abertura da Ovibeja. E pediu que lhe mandássemos tudo por escrito. Mostrou uma abertura para resolver os problemas com que se debatem os agricultores”, realça Rui Garrido.

Entre os temas abordados, além do regresso das DRAP, esteve a carga burocrática excessiva do PEPAC — Plano Estratégico da Política Agrícola Comum, assim como a redução das ajudas — mantendo-se as exigências ambientais —, o “desmantelamento do Ministério da Agricultura” e a sua perda de importância, além de, no âmbito do PEPAC, o olival não ser elegível para investimento na zona do EFMA — Empreendimento de Fins Múltiplos do Alqueva.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Já são conhecidos os vencedores do Prémio Nacional de Enoturismo 2024

Partilhar              A gala da terceira edição do Prémio Nacional de Enoturismo Apeno/Ageas Seguros 2024, considerado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.